Fotoguia BR-235 – SERGIPE

20 mar

Na aula de hoje, a Tia vai ensinar como chegar à BR-235 e à Rota do Sertão, partindo de Aracaju.

Se você estiver de carro em Aracaju e quiser ir para alguns dos pontos turísticos mais disputados no Estado, como o Xingó (Cânion do Rio São Francisco), Parque dos Falcões e a Serra de Itabaiana,  seu caminho, certamente, será a BR-235 que, por sua vez, é o melhor acesso para a Rota do Sertão, que leva ao Xingó, em Canindé do São Francisco/SE.

Então… Lá fui eu… Tirando foto de tuuuuudo na estrada, em mais uma super missão de “Miss Asfalto“. Todas as fotos foram tiradas em 19/03/2011 (ontem). Segue abaixo o resultado:

Ao sair da Aracaju, sentido Estância, você irá se deparar com o primeiro viaduto (que liga a BR-101 Sul a BR-101 Norte). Neste viaduto, vire à direita, sentido Maceió:

Virando à direita, em pouco tempo você chegará em outro viaduto. Este agora já é o viaduto da BR-235. No viaduto, vire à direita,  subindo sua “alça” de acesso e siga em frente, sentido Itabaiana:

8 Km após subir o viaduto, logo após o Povoado Oiteiro, a sua direita surgirá o acesso  para o HOTEL FAZENDA BOA LUZ:

E, alguns quilômetros depois, surgirá o município de AREIA BRANCA:

Pouco mais de 2 Km após Areia Branca, à direita, está a Entrada para o Parque Nacional da Serra de Itabaiana:

E, um pouco mais à frente, à esquerda, está a CASA DO DOCE CASEIRO. Vale muito a pena fazer uma parada, na ida ou na volta. A casa oferece uma grande variedade de doces caseiros (mamão, abóbora, goiaba, figo, queijo, doce de leite e mais e mais…), além de biscoistos caseiros d-e-l-i-c-i-o-s-o-s:

Seguindo na “235”, na sequência, antes de Itabaiana, está o Povoado Rio das Pedras, onde, à direita, uma grande placa sinaliza o início da estreita estrada de terra que leva ao PARQUE DOS FALCÕES:

(Atualização em fevereiro de 2012: a lona da placa do Parque dos Falcões foi arrancada pelo tempo. Agora, no lugar há apenas a estrutura metálica da placa, sem a lona)

Poucos quilômetros depois, antes da entrada de Itabaiana, você verá uma placa da ROTA DO SERTÃO, cujo trevo de acesso está a alguns quilômetros depois de Itabaiana:

Em seguida, a entrada de Itabaiana, segunda maior cidade de Sergipe, conhecida como “terra dos caminhoneiros”, localizada a 53 Km de Aracaju:

12 Km depois de Itabaiana está o trevo para RIBEIRÓPOLIS, início da ROTA DO SERTÃO.  Nesse ponto, a BR-235 segue em Sergipe até Carira, na divisa com a Bahia, no município de Coronel João Sá/BA. O trevo para Ribeirópolis fica no Povoado Terra Dura e, note na foto, que não há placas indicando as direções Ribeirópolis ou Frei Paulo (próxima cidade na BR-235), o que dificulta bastante para quem não conhece a região:

Este fotoguia, em razão dos atrativos turísticos da região, se encerrará em RIBEIRÓPOLIS, ponto de acesso para a Rota do Sertão, XINGÓ, como também para o Povoado SERRA DO MACHADO.

Então, saindo da BR-235, virando à direita no trevo acima, 9 km depois está  RIBEIRÓPOLIS:

Entrada da Cidade:

Seguindo direto, logo à frente, você verá esta placa:

Siga direto, sem medo de errar e, para Glória e Canindé, só vire na próxima rua à esquerda, onde atualmente há um semáforo. Para a Serra do Machado basta seguir direto. O povoado está a 6 Km de Ribeirópolis:

A partir daí, não tem errada. Para Glória e Canindé, virando à esquerda, você já cai ROTA DO SERTÃO, onde, depois de Ribeirópolis,  irá passar por Nª Srª Aparecida, e, na sequência, alguns kilômetros depois, Nossa Senhora da Glória, Monte Algre… e, por fim, Canindé, onde fica o famoso Cânion do Rio São Francisco e a Usina Hidrelétrica de Xingó.

Se seu destino for o Povoado Serra do Machado, como indicado na foto acima, basta seguir direto sempre. Depois do Povoado vem o município de Moita Bonita, que permite que você retorne para Aracaju tanto pela BR-101 Norte, via Riachuelo, como pela BR-235, via Itabaiana.

Considerações finais:   meus amigos diretores de arte acham a estética desse post o fim da picada. Mas juro que fiz o meu melhor kkkkkkkkk

– Todas nossas dicas de Aracaju e Sergipe em Aracaju post a post.

– CONHEÇA NOSSO INSTAGRAM – @misscheck     você vai encontrar fácil nossas dicas de Aracaju e Sergipe nas hashtags:

#aracajunomiss

#sergipenomiss

 

Anúncios

21 Respostas to “Fotoguia BR-235 – SERGIPE”

  1. Gilvan Santana Dantas 28/03/2012 às 21:42 #

    Para Serra do machado também pode ser Itabaiana/Moita Bonita /Serra do machado , que afinal nessa semana santa a comunidade é tradicionalmente ponto de encontro de religiosos e amantes da cultura popular. visitem Serra do machado.

  2. Diego Veras 17/02/2013 às 13:56 #

    Olá, cheguei a uma semana e tenho informações atuais do trajeto para Canindé. O trevo para Ribeirópolis agora é sinalizado e a Rota do Sertão é um verdadeiro tapete.

    • Anna Guimarães 17/02/2013 às 14:09 #

      Oi, Diego.
      Obrigada pelo registro.
      Em breve vou refazer o trajeto para atualizar as fotos.
      A pista, realmente, é muito boa.
      Nestas condições, tudo indica que seu passeio foi bem tranquilo. Que bacana!
      Abraço,
      Anna

      • Diego Veras 23/02/2013 às 12:46 #

        Ah sim, Anna,! Estava com preguiça quando postei acima, mas agora darei mais informações, pois na net pouca coisa é publicada sobre o trajeto. Como falei acima o trevo para Ribeirópolis tem sinalização. Mas tiraram a placa do canteiro central que você mostra acima, por isso o importante é marcar o canteiro central e virar à esquerda para pegar o outro sentido da via e entrar à esquerda mais uma vez em seguida para não passar direto. Acredito que não está valendo a pena fazer o bate volta com as empresas de turismo, pois já vi relatos de pessoas que são pegas em seus hotéis às 06h30 e só voltam às 20h, por causa das paradas na Usina de Xingó e outras que vão fazendo. Saí às 06h de Aracaju e cheguei tranquilamente às 09h para fazer o passeio. Assim que voltamos para o restaurante Karrancas, era por volta de 13h e preferi almoçar em Aracaju/SE, pela diversidade de opções. A volta de Canindé para Aracaju foi ainda mais rápido em razão do tráfego mais tranquilo, pois ainda parei na Casa de Doces da Dona Nena, que vale muito a pena, e fiz o trajeto em 03h tbm. Por isso, quem puder alugar um carro, acho a melhor alternativa. Mas melhor ainda é dormir em Canindé ou Piranhas.

      • Anna Guimarães 23/02/2013 às 12:52 #

        Oi Diego!
        Obrigada mesmo pelas dicas.
        Vai ajudar bastante outros leitores.
        Ainda não fiz no blog o trajeto até Canindé, mas em breve pretendo fazer, esticando até Piranhas e, como vc disse, dormindo por lá, onde já dei uma olhada em umas pousadinhas bem interessantes.
        Estou morrendo de vontade de conhecer Piranhas e refazer o passeio pelo Xingó, já que da última vez não foi muito confortável.
        Abraço,
        Anna

  3. Alessandra 28/02/2013 às 17:25 #

    Fomos ao Parque dos Falcões com o carro que alugamos, utilizando seu fotoguia. Ajudou demais!!! Adoramos o trabalho que o Percílio e o Alexandre realizam com as aves.

    • Anna Guimarães 28/02/2013 às 18:25 #

      É lindo demais, não é, Alessandra?
      Acho o Parque dos Falcões um lugar fantástico.
      Que bom que o fotoguia ajudou.
      Abraço,
      Anna

  4. Cátia 07/06/2014 às 23:49 #

    Agradeço as dicas, sou do de Caxias do Sul-RS, irei fazer um passeio por Sergipe, vou locar um carro e suas dicas foram mais que perfeitas, obrigada tu foi ótima.

  5. andré 30/01/2016 às 00:24 #

    Querida novamente obrigado, estou mais animado ainda pra fazer esse trajeto de carro. Iremos dormir em Piranhas!!! Grande abraço!!!

    • Anna Guimarães 30/01/2016 às 15:28 #

      Oi,André
      A estrada é boa e é tranquilo chegar a Canindé via Rota do Sertão.
      O caso é que as chuvas de janeiro destruíram parte da via, próximo a Monte Alegre.
      Um desvio foi improvisado enquanto as obras de recuperação estão em andamento 😉

Trackbacks/Pingbacks

  1. ARACAJU COM CRIANÇAS « Miss Check-in - 08/01/2013

    […] Sobre o Parque dos Falcões também temos um post específico aqui. E para saber como chegar à Boa Luz e ao Parque do Falcão, pode pescar no post Fotoguia da BR-235. […]

  2. Xingó – SERGIPE | Miss Check-in - 18/03/2013

    […] – Para saber como chegar à rodovia de acesso à Rota do Sertão, leia Fotoguia da BR-235. […]

  3. Parque do Falções (Aracaju) | Viagem e Viagem - 05/08/2013

    […] Como Chegar: Siga em direção de Itabaiana (BR 235). Passe pelo município de Areia Branca e percorra 9 km. Depois terá que pegar 2,5 km de estrada de terra. Veja o artigo […]

  4. Pousada em Piranhas? PORTO DE PIRANHAS é a nossa dica. | Miss Check-in - 11/11/2013

    […] – Para saber como chegar à Rota do Sertão, partindo de Aracaju, leia também Fotoguia da BR-235. […]

  5. Suite 101 – Suites Atalaia - 14/01/2016

    […] –Fotoguia da BR-235 (Caminho para a Boa Luz, Areia Branca, Itabaiana, Serra do Machado e Canindé) […]

  6. GUIA DE ARACAJU – SERGIPE | Miss Check-in - 30/01/2016

    […] –Fotoguia da BR-235 (Caminho para a Boa Luz, Areia Branca, Itabaiana, Serra do Machado e Canindé) […]

  7. GUIA DE ARACAJU – SERGIPE | Miss Check-in - 30/01/2016

    […] –Fotoguia da BR-235 (Caminho para a Boa Luz, Areia Branca, Itabaiana, Serra do Machado e Canindé) […]

  8. Passeio pelo Cânion do Rio São Francisco partindo de Olho D’Água do Casado/ALAGOAS | Miss Check-in - 11/09/2016

    […] Confira como acessar a Rota do Sertão aqui. […]

  9. RESTAURANTE CASTANHO – verde, rede e boa comida no Cânion do Velho Chico – ALAGOAS | Miss Check-in - 23/01/2017

    […] – Para saber como chegar à Rota do Sertão, partindo de Aracaju, leia também Fotoguia da BR-235. […]

  10. MIRANTE DO TALHADO – a terra encantada do Seu José Francisco – CÂNION DO VELHO CHICO.ALAGOAS | Miss Check-in - 29/01/2017

    […] – Para saber como chegar à Rota do Sertão, partindo de Aracaju, leia também Fotoguia da BR-235. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: