Pode parecer besteira, mas é muito importante que, ao arrumar suas malas, você saiba qual a franquia de bagagem que seu vôo oferece. Franquia de bagagem é o volume de bagagem gratuito que você pode despachar no check-in como bagagem de porão. O excesso é cobrado a parte e não é barato, sobretudo nos vôos internacionais.
Pesquisei os sites das empresas aéreas e, a partir deles, podemos estabelecer alguns pontos básicos:
– A franquia de bagagem pode ser definida por dois CONCEITOS:
Weight Concept – conceito PESO (figura 1).
Piece Concept – conceito PEÇA (figura 2).
No conceito peso, a franquia indica o total do peso em bagagem que será transportado gratuitamente. Já no conceito peça, é indicado o número de peças ou volumes que poderão ser transportados. Veja nos exemplos abaixo:
REGRINHAS BÁSICAS:
– Para vôos internacionais longos originados no Brasil, a regra é CONCEITO PEÇA, sendo permitido 2 PEÇAS (malas ou volumes), cada uma de até 32 kg e 158 cm (comprimento+largura+altura) .OBS.: Vale frisar que, como é conceito peça, são dois volume e ponto, ainda que cada um tenha menos de 32 kg.
– Para vôos domésticos e Mercosul, geralmente, a franquia de bagagem é expressa em CONCEITO PESO, sendo permitido um total de 23 kg de bagagem. Contudo, embora Conceito Peso, este limite também pode observar um limite de volumes, como demonstrado na figura 1 (acima).
– Nos dois conceitos, uma vez extrapolado o limite de bagagem expresso na franquia, será cobrado excesso de bagagem. A bagagem que não se enquadrar de forma alguma nos parâmetros determinados será transportada como carga.
Essas são regrinhas básicas, tratando de forma resumida o que é visto nos sites das principais empresas aéreas que operam no Brasil. Todavia, pode haver alterações e exceções de acordo com a política de cada empresa, destino e/ou classe. Por isso, segue abaixo os links de franquia de bagagem de algumas das principais empresas aéreas e da Infraero para esclarecer suas dúvidas:
Muito bacana essas dicas, Vou dar uma sugestão, seria uma boa ideia postar dicas de como proceder quando temos as malas extraviadas! Apesar de ser um assunto ja conhecido, infelizmente sempre estamos sujeitos a passar por esse inconveniente, antes mesmo de viajar é bom ir informado dos direitos dos passageiros e dos deveres das companhias aéreas, e de como devemos agir nessa situação.
Ok!!! Aí mais um #ficaadica. Graças a Deus, ainda não vivenciei esse tipo de situação, mas vou pesquisar e, assim que estiver a par deste assunto, faço o post falando sobre o tema.
Miss Anna, algumas empresas realmente têm uma franquia reduzida. Uns primos vieram da Europa em novembro, pela Condor, e a franquia foi somente de 20 kg, mesmo num voo para cá. A restrição, salvo engano, é a mesma para a União Européia.
Diiiiiiiiigo! Vc por aqui! Adorei!
Viajei pela Condor em 2010 e a franquia seguia o padrão: 2 Peças de até 32kg (cada uma). Bacana mesmo é mesmo conferir na hora de emitir o bilhete para não passar aperto.
São consideradas peças aquelas que se despacha!? Sem incluir a bagagem de mão!?
Procuro e não encontro como funciona pela British Airways….
Exatamente, Andressa!
Tudo o que você despacha são considerados peças ou volumes.