A primeira vez que estive em Lisboa descobri o Lautasco por acaso. Caminhávamos pelas ruas estreitinhas e deliciosas de Alfama, quando, de repente, me intriguei com um bequinho, Beco do Azinhal, todo decorado com uns “balangodangos” coloridos.
Entrei no beco, claro, e me deparei com um pequeno largo, cercado pelos pequenos e antigos prédios residenciais, típicos da Alfama. As mesas do restaurante ocupam todo o largo, à sombra dos prédios.
Já estava achando tudo perfeito, quando, lá me vem o garçom com um quadro de giz na mão. O cardápio! Ou melhor, a “ementa” no português pt. Amei!!!
Nestas circunstâncias, o Lautasco foi parada obrigatória nesta minha segunda visita a Lisboa. Embora eu, pessoalmente, tenha o conhecido por acaso, este restaurante é tradicionalíssimo na capital lusa e famoso entre os turistas.
Além da excelente comida e dos preços razoáveis, comer no Lautasco permite respirar a atmosfera da Lisboa típica, entre uma garfada e outra observando as janelas e varais dos moradores do meio que largo, meio que beco.
E, de quando em quando, um deles aparece, em típica atitude cotidiana, como uma senhora que desceu de seu apartamento para pedir algum ingrediente emprestado no restaurante… rs rs… Pelo visto, deu falta do item enquanto fazia o almoço, pois desceu de avental e com as mãos sujas de farinha (não tirei foto, pois tive receio de ser inconveniente).
Lendo a “ementa”, vi que a “sugestão da casa” era CATAPLANA… sem nenhum google por perto para matar minha curiosidade (rs rs), perguntei ao garçom o que era cataplana? Ele, prontamente, respondeu: “Ah! É CALDEIROADA!”… ÃÃÃÃ??… Pausa para minha “cara de tacho”…. rs rs… Tipo assim… Não tenho a menor noção do que é “caldeiroada”, mas não dava para debater o idioma no pedido do almoço… rs rs.
Peculiaridades à parte, vamos aos pratos:
Entradas
Prato principal
Este foi o primeiro bacalhau que minha mãe comeu em Portugal e achou, simplesmente, D-I-V-I-N-O!! O sabor é leve e a textura é de uma posta alta e fresca, macia e salgada no ponto, finalizado com o sabor das batatas. Além do bacalhau, ainda pedimos omelete e uma salada de tomates:
A omelete é muito saborosa e as entradas são “mui” preciosas, mas, como diz minha irmã: alô! Atenção! As entradas são servidas involuntariamente. Tão logo você senta, eles já vão trazendo e, embora você não tenha pedido, mas, certamente, tenha comido, achando tudo maravilhoso, os itens que consumir vêm na sua continha, ok?
Ah!! Sim! E a nossa sobremesa… Um “mimo”:
Como chegar: Metrô: Estação Terreiro do Paço. Nesta estação, saia pela Rua do Infante, saída oposta à Praça da Comércio. Atravesse a Rua do Infante e o estacionamento do Campo das Cebolas, entre esta rua e a Rua da Alfândega, bem em frente à Casa dos Bicos. Prossiga na Rua da Alfandega, à direita, até o Largo Chafariz de Dentro, em frente ao Museu do Fado:
No Largo Chafariz de Dentro, de costas para o Museu, à sua esquerda está estreita entrada da Rua São Pedro e, no início desta rua, à direita, está o Beco do Azinhal:
o que mais gostei foi o lautasco e a cuequinha azul pendura no varal kkkkk
lugar singelo e preciooooso *-*
Descobertas que só a Miss Anna consegue desvendar e despertar em nós a cada dia a vontade de voar e conhecer cada lugarzinho desse mundo ^^
Menina, sou curiosa também e entro nas ruazinhas e bequinhos! Descobrimos cada preciosidade, não é mesmo? Mas esse ta na minha lista da próxima viagem à Terra do Fado, rsrs!!! Bj
Oi, Gina!
Passei no seu blog. Adorei!!! Deixei um recadinho!
Ah!! E sobre o Lautasco… Não conheceu??? Vale muito a pena. É a nossa cara… Restaurantes pitorescos em becos pitorescos… rs rs.
Abraço.
Oi, Anna, nas minhas “andanças” pelos blogs de viagem, encontrei o seu e achei tudo de bom. Tudo explicadinho…fofo! Adorei essa dica do Lautasco, chegarei em Lisboa dia 08, próxima terça-feira. Vou lá conferir!
Oi Eliana!
Tenho certeza que vc vai gostar do “Lau” rs rs
É a cara da Lisboa típica e Alfama é imperdível para quem quer vivenciar a história da cidade!
Não deixe de ir também na loja “Vida Portuguesa”. É muito legal!
Abraço,
Anna
Lautasco falar do Lautasco e falar de boa comida.bom ambiente familiar e acolhedor com preços para todos os tipos de carteira.falar de gente ao qusl eu muito devo foi um prazer enorme para mim lá TRABALHAR . OBRIGADO SR ZÉ E RESTANTE FAMÍLIA….
Emídio,
Obrigada pelo seu comentário.
Que enorme saudade sinto do Lautasco. Para mim, um dos lugares mais aconchegantes de Lisboa.
Espero voltar em breve.
Abraço,
Anna