Clube de Fado – LISBOA.

1 maio

Nas minhas pesquisas turísticas antes da viagem, joguei no google: “bacalhau em Lisboa”. Saiu, claro, uma lista enoooorme. Fucei e fucei até achar o que estava procurando: uma comida típica em um restaurante típico, onde típico, para mim, é igual: uma ruazinha estreita, em um pequeno prédio estreito e antigo, preferencialmente, em um dos bairros mais pitorescos de Lisboa, Mouraria/Alfama.

Pronto… Ao clicar no CLUBE DE FADO, saciei minhas expectativas de destinos culinários para levar na bagagem.

O restaurante, localizado na rua da lateral direita da Sé, Rua São João da Praça, é realmente tudo o que promete em seu site, exceto no que toca ao Bacalhau com Natas que, ao chegar lá, fui informada que não integra a ementa (cardápio) da casa. Mas  isso não foi problema diante das outras opções igualmente tentadoras.

Saímos do hotel de táxi (6,80 Euros o percurso Holiday Inn Continental – Alfama), por volta das 22:30h da quarta-feira (20/04/2011). Embora fosse meio de semana, como não fizemos reserva, quase não encontramos mesa disponível. Mas, os garçons, muito simpáticos, conseguiram uma vaga para nós.

Ficamos no pequeno salão, à direita do salão principal:

Rua São João da Praça - Alfama.

Salão Principal

Entrada do segundo salão.

 A portinha estreita dá para um pequeno rol de entrada, com vista para uma das escadinhas de Alfama, e onde eles exibem, com orgulho, fotos de clientes famosos:

 

De meia em meia hora, apagavam as luzes e um curto show de fado era apresentado.  Em cada apresentação, cantavam  uns três fados, muito bem interpretados em canções cativantes. Tão logo encerravam a curta e bela apresentação, todos voltavam aos pratos, tão entusiasmantes quanto.

Claro que, em nosso tour bacalhoeiro por Portugal, pedimos, obviamente, bacalhau, obviamente divino (rs rs):

Bacalhau suado à Lisboa antiga - 24 Euros.

Eu e minha irmã  nos contentamos com uma entrada de gambas (onde, gambas = camarões) e uma salada de fartos tomates “precióóóóóósos”:

Gambas no alho - 18 Euros.

 

Salada de tomates com queijo - 8,00 Euros.

 A atmosfera é bastante agradável e o atendimento é “top de linha”. Os garçons são bastante atenciosos e prestativos.  Boa parte dos clientes eram turistas, alguns brasileiros e outros europeus, com suas línguas variadas, igual saco de balas sortidas… rs rs… Cada mesa um idioma!!

EMENTA:

Antes de pedir a conta, solicitei ao gentil garçom que nos atendeu que me levasse até o poço moiro que havia visto no site deles, um “poço dos desejos” cravado no salão principal do restaurante.  Engraçado  que o poço fica em meio às mesas e ele, o garçom, com sua prática, passava rapidamente entre elas, como uma pena… Já eu… com minhas perninhas curtas, minha bolsa pesadíssima, cheia de guias, e minha câmera enoooorme, tipo de turista “japa”, parecia um pequeno elefante tentando passar por entre as cadeiras… kkkkkkkkkk… Mas consegui! 🙂

Poço Moiro

Em relação à conta, não foi das mais agradáveis. Além da comida, eles cobram os fados, por pessoa,  couvert e as entradas, aquelas que chegam na mesa com cara de cortesia… Lêdo engano:

4 fados: 30 Euros.

Couvert: 20 Euros.

Entrada involuntária... rs rs... Alguns Euros (que não me lembro agora!)

No total, com os pratos e refrigerantes, nossa conta ficou em 115 Euros (a conta mais cara da viagem). Mas valeu a pena!

Amei o lugar, a comida e o atendimento, por isso, aí está mais um #ficaadica LISBOA.

Para mais informações, clique aqui .

               

Anúncios

4 Respostas to “Clube de Fado – LISBOA.”

  1. Wander 01/05/2011 às 17:05 #

    Entrei no seu site por acaso. Cara, adorei e vou entrar agora de propósito.

  2. Gina 01/05/2011 às 20:30 #

    Olá Anna, na minha estadia em Lisboa saboreei um delicioso bacalhau com natas, num restaurante modesto perto da Sé. Na época não pensava em blog e não registrei o nome do lugar. Com certeza um jantar desse acompanhado de fado, – não tem preço!!bj

    • misscheck 01/05/2011 às 21:03 #

      Aaahh!!! Que pena que não tomou nota… Já iríamos colocar aqui, como “Dica da Gina”… rs rs… Mas não tem problema. Tenho certeza que não será grande sacrifício pra você voltar lá e anotar tudo… kkkkkk
      Abraço.

  3. Janice Dias 09/05/2011 às 16:48 #

    Detalhe: Marisa Monte e Milton Nascimento! Que orgulho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: