No último post sobre o Rio, estávamos almoçando no Antigamente, exatamente na Rua do Ouvidor, lateral da Praça XV. Esperávamos o horário da nossa balsa para Paquetá, às 16:00h e, nesse meio tempo, além do agradável almoço, ficamos zanzando pela Praça XV.

Imagem disponível em http://www.ilhados.com
A PRAÇA XV, coração do poder colonial, por sua vez, reserva uma atmosfera decadente, incompatível com sua importância histórica. Descuidada, com cara de esquecida pelo poder público, é parada obrigatória para quem pretende se aventurar nas balsas cariocas, já que nela fica a Estação das Barcas:
Acontece que no Rio tudo sempre tem um lado bom e acaba que, como dizia minha professorinha de Ciências: “nada se perde, tudo se transforma”… kkkk…Foi assim que, após a primeira má impressão, seguimos pela Praça e fomos descobrindo seus encantos:
Como era sábado (25/06/2011), estava rolando a famosa Feirinha de Antiguidades bem embaixo do viaduto. Surpreendente com seus objetos do arco da velha. Consumo nostálgico, ideal para quem, como eu, adora viajar no “retrô”.
Atravessando a feira, do outro lado da praça, está o Paço Imperial, morada dos Governadores nos séculos XVIII e XIX, foi a primeira residência da Família Real no Rio, em 1808:
Naquela tarde, ramos e flores e bem-casados compunham a decoração, indícios de uma recepção de casamento ( de rico, claro… rs rs) que aconteceria logo mais à noite:
Ao lado do Paço, o imponente Palácio Tiradentes. O prédio original, de 1640, abrigava, além do parlamento imperial, a “Cadeia Velha”, onde Tiradentes permaneceu preso até ser cumprida sua pena de morte em 21 de abril de 1792. Hoje é o endereço da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro:
Logo atrás do Paço Imperial, na Rua 1º de Março, está Convento do Carmo e as Igrejas Nossa Senhora do Monte do Carmo e Igreja da Ordem Terceira do Carmo, tudo coladinho, na mesma calçada:

Imagem disponível em http://www.flickr.com/photos/michel_aaron
À noite, quando retornamos de Paquetá, tudo era casório… Casamento por todo lado… rs rs… Onde tinha igreja, tinha casamento (seria a Liga da Família Carioca em ação? kkk #InsensatoCoração) :
E para encerrar o passeio, ao descermos da balsa que nos trouxe de Paquetá, saímos da Praça XV e do “corredor matrimonial” e seguimos à direita pela Rua 1º de Março para chegarmos à Igreja da Candelária, toda iluminada… Linda! E sem casamento… rs rs
Na Candelária, vencido o estigma da “chacina” que trazíamos na cabeça, pegamos um táxi para a Lapa, onde terminamos nosso sábado no melhor estilo carioca.
————————————————————–
Quer continuar passeando pelo centro do Rio? Leia também:
– Antigamente… Na Rua do Ouvidor.
Saiba mais sobre o Paço Imperial em www.pacoimperial.com.br e para ver mais fotos do belo Palácio Tiradentes, clique aqui.
Valeu pelas dicas. Estava precisando saber o que fazer por essa área. Consultei o site do Paço Imperial e vi que é possivel visitá-lo. Vamos fazer a visita também.
Legal q vcs tenham curtido. Ai lembrei meus velhos tempos q estagiei no Paço, dentro é lindo d+ !!!