Um passeio pelo Centro II – Praça XV . RIO

28 ago

No último post  sobre o Rio, estávamos almoçando no Antigamente, exatamente na Rua do Ouvidor, lateral da Praça XV. Esperávamos o horário da nossa balsa para Paquetá, às 16:00h e, nesse meio tempo, além do agradável almoço,  ficamos zanzando pela Praça XV.

Imagem disponível em http://www.ilhados.com

A PRAÇA XV, coração do poder colonial, por sua vez, reserva uma atmosfera decadente, incompatível com sua importância histórica. Descuidada, com cara de esquecida pelo poder público, é parada obrigatória para quem pretende se aventurar nas balsas cariocas, já que nela fica a Estação das Barcas:

Estação das Barcas - imagem disponível em olhares.aeiou.pt

Acontece que no Rio tudo sempre tem um lado bom e acaba que, como dizia minha professorinha de Ciências:  “nada se perde, tudo se transforma”… kkkk…Foi assim que, após a primeira má impressão, seguimos pela Praça e fomos descobrindo seus encantos:

Feira Praça XV - imagem disponível em rjnews.blogspot.com

Como era sábado (25/06/2011), estava rolando a famosa Feirinha de Antiguidades bem embaixo do viaduto. Surpreendente com seus objetos do arco da velha. Consumo nostálgico, ideal para quem, como eu, adora viajar no “retrô”.

Atravessando a feira, do outro lado da praça, está o Paço Imperial, morada dos Governadores nos séculos XVIII e XIX, foi a primeira residência da Família Real no Rio, em 1808:

Naquela tarde, ramos e flores e bem-casados compunham a decoração, indícios de uma recepção de casamento ( de rico, claro… rs rs) que aconteceria logo mais à noite:

Ao lado do Paço, o imponente Palácio Tiradentes. O prédio original, de 1640, abrigava, além do parlamento imperial, a “Cadeia Velha”, onde Tiradentes  permaneceu preso até ser cumprida sua pena de morte em 21 de abril de 1792. Hoje é o endereço da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro:

Logo atrás do Paço Imperial, na Rua 1º de Março, está Convento do Carmo e as Igrejas Nossa Senhora do Monte do Carmo e Igreja da Ordem Terceira do Carmo, tudo coladinho, na mesma calçada:

Convento do Carmo - imagem disponível em rememorarte.blog.br

À noite, quando retornamos de Paquetá,  tudo era casório… Casamento por todo lado… rs rs… Onde tinha igreja, tinha casamento (seria a Liga da Família Carioca em ação? kkk #InsensatoCoração) :

E para encerrar o passeio, ao descermos da balsa que nos trouxe de Paquetá, saímos  da Praça XV e do “corredor matrimonial” e seguimos à direita pela Rua 1º de Março para chegarmos à Igreja da Candelária, toda iluminada… Linda! E sem casamento…  rs rs

Na Candelária,  vencido o estigma da “chacina” que trazíamos na cabeça,  pegamos um táxi para a Lapa, onde terminamos nosso sábado no  melhor estilo carioca.

————————————————————–

Quer continuar passeando pelo centro do Rio? Leia também:

– Espaço Cultural da Marinha.

–  Antigamente… Na Rua do Ouvidor.

Um passeio pelo Centro I .

– Boa Noite Carioca – LAPA .

Saiba mais sobre o Paço Imperial em www.pacoimperial.com.br e para ver mais fotos do belo Palácio Tiradentes, clique aqui.

Anúncios

2 Respostas to “Um passeio pelo Centro II – Praça XV . RIO”

  1. Ricardo 29/08/2011 às 22:01 #

    Valeu pelas dicas. Estava precisando saber o que fazer por essa área. Consultei o site do Paço Imperial e vi que é possivel visitá-lo. Vamos fazer a visita também.

  2. Eneida 05/04/2012 às 11:48 #

    Legal q vcs tenham curtido. Ai lembrei meus velhos tempos q estagiei no Paço, dentro é lindo d+ !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: