É possível chegar à Matriz de Santo Antonio – o ponto, literalmente, alto de Tiradentes – por vários caminhos. Dentre estes, acho que o mais bacana é pela Rua do Chafariz, na verdade uma custosa, mas imperdível ladeira que começa no Chafariz de São José e te leva até o topo da cidade na Rua da Câmara, de cara com a Matriz.
A subida garante fotos perfeitas:
E na descida…Ah-ah… Descobertas calóricas ainda nos aguardavam. Exatamente quando pensávamos ter esgotado as possibilidades da gula, nos deparamos com uma modesta portinha:
Fui lá farejar a descoberta como o bom e velho gato que morreu de curiosidade (e, na verdade, agora entendo que o bichinho morreu de gordo) e encontro o corredorzinho estreito dos Doces Caseiros da Dona Rute:
Pra variar, só mais um pouco das tentações mineiras :
Difícil escolher, mas pagando R$ 1,00 pela unidade dava para encher um saquinho com um de cada ou… Dois de cada… Ou… Meia dúzia de cada… rs rs. Mas a essa altura já estávamos de “barriga fofa” de tanto comer. Pedimos apenas um “quadradinho” de amendoim moído e um cajuzinho , totalizando a suave importância de R$ 2,00 :
Simples e deliciosos e, agora, revendo as fotos, bate um arrependimento de não ter enchido a bolsa com os docinhos caseiros e coloridos da Dona Rute. Todos feitos na dupla de sucesso da cozinha mineira: fogão à lenha e tacho de cobre. Imbatível!
Em meio à doçura envolvente da vitrine, o pequeno espaço ainda oferece artesanato. Pinturas e xilogravuras assinadas por Paulo Júnior, filho da Dona Rute, além do trabalho artesanal em madeira e ferro do Seu Paulo (esposo).
Quando nos despedíamos da Rua do Chafariz, após descer – já lamuriosos de saudade – a pedregosa ladeira, nos deparamos com essa grata surpresa. Dica imperdível para quem passar por Tiradentes, já que, na minha opinião, as coisas mais simples, em sua maioria, reservam as mais agradáveis experiências.
Endereço: Rua do Chafariz, nº 26, Tiradentes/MG.
Site: www.doceseartes.com.br
Twitter: @docestiradentes
Ahhh ai é covardiiia , você sabe q eu amo fotos de ruazinhas, vielas, becos das cidades *-*
Tiradentes tem cada lugarzinho lindo, que andar a pé não deve ser opcional e siim indispensável #surtandoaqui
Você como sempre retratando todos os detalhes e me deixando morto de curiosidade para conhecer tudo de perto
xero sua linda 🙂
Sabia que vc ia gostar.
Tudo sua cara! 😉
Olha eu aqui “travez”! Gente, esses docinhos são tentações deliciosas!Dá água na boca!
Tiradentes com ruelas, ladeirinhas, casario e montanhas em volta…Perfeito! Fantástico!
As fotos, maravilhosas!
Bjs
Gina
kkkkkkk
Menina! Pegamos um calor escaldante. O terreno arisco também é custoso. No resumo, calor, ladeira e pedras realmente cansam. Mas o cenário faz tudo valer a pena. E, após descer a ladeira, a recompensa. Encontrar a portinha da Dona Rute foi revigorante! 😉