Depois de tanto falar e citar e comentar sobre meu personal designer, chegou o grande – e esperado – momento, qual seja, de ter um post dele aqui, cheio de dicas e fotos lindas para nós. Mais que um amigo, Juãum é uma estrela cheia de energia que sempre me contagia com sua luz multicolorida… Multicolorida sim e Multicolorido passou a ser seu sobrenome, depois que, sabiamente e felizmente, ele lançou seu próprio blog, nada menos que o MULTICOLORIDO.COM, um “balaio” colorido de ideias criativas (se eu fosse você, não perderia de dar um clique aí e ir até lá conhecer). Então, aí vai mais um post para o rol do “MISS AMIGOS” direto do mundo “multicolorido” de Juãum Hungria. 😉
Após minhas citações no Google aumentarem kkkk, o “personal designer” citado várias vezes aqui no blog resolveu dar o ar da graça *-*. Decidi compartilhar um destino lindo e que conheço desde de pequeno, pertinho da casa da minha vó. Um lugar incrível, uma caverna de águas cristalinas que resplandece um azul límpido e apaixonante, esse pedaço mágico é conhecido como Poço Azul!
Muitos pensam que as belezas da Chapada Diamantina resumem-se somente a cidade de Lençóis, por ser destino mais conhecido. Mas existem cidades próximas que possuem uma natureza exuberante que vale muito a pena conhecer. Uma delas é Nova Redenção, cidade onde se localiza o Poço Azul. Além de um destino turístico lindo, o lugar se tornou ainda mais importante após a descoberta de fósseis no interior da sua caverna que ajudaram arqueólogos a desvendar espécies importantes, como a preguiça gigante, remontando assim um trecho importante da pré-história das Américas.
Após uma ducha, nos preparamos para a descida que leva ao interior da gruta. Um corrimão de cordas, degraus feitos de terra e escadas de madeira auxiliam a descida que leva em direção a plataforma onde colocamos os coletes e as máscaras de mergulho para adentrarmos nas águas do Poço Azul.
Foto com flash! faz com que a luz reflita sobre a água e não deixa muito visível a profundidade. Prefira fotografar sem o flash 🙂
A água é um pouco gelada, mas esquecemos a medida que vamos percorrendo com olhos atentos às rochas submersas, observando formas e tentando dá uma de mergulhador de documentário kkk. Vislumbrando os detalhes que se escondem na profundidade (que chega até 16 metros) da caverna, com um nado lento, vamos vivendo cada minutinho que passamos lá como um período de recarregar as energias.
E QUEM DESCOBRIU?
Meu pai morou nessa região durante a infância e me contou que as crianças brincavam próximo a área onde fica o Poço Azul , jogavam pedra e sabiam que havia água dentro da caverna pelo barulho que fazia ao cair das pedras. Mas o corajoso que decidiu ver que águas eram essas foi Seu Milú, um senhor simpático que tive o privilégio de conhecer pouco antes dele falecer. Hoje a família dele é que administra o Poço Azul.
Lembra que eu falei sobre os fósseis encontrados na caverna? O negócio foi uma exploração tão importante que ganhou até um documentário no Discovery Channel (a terrinha dos meus avós está chic *-*) chamado ‘Os Mistérios do Poço Azul’. Segue abaixo um trecho do documentário:
Para downloado do documentário na íntegra, clique aqui.
DICA 1: O Restaurante de Dona Alice é uma boa opção para quem quer almoçar após o passeio. 15 reais por pessoa para se servir no seu buffet self-service. Além da praticidade de não ter que se deslocar , você ainda conta com uma vista belíssima.
DICA 2: Prefira visitar o Poço em horários entre 11:00 e 13:00, pois os raios de sol estão mais fortes e deixam as águas mais cristalinas.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Valor de entrada do Poço Azul: R$ 15,00 por pessoa.
Tempo de permanência na gruta: 15 a 20 minutos por grupo.
Aqui acaba meu post gente, espero que tenham gostado do destino que é meu “caminho de roça” kkkk
Obrigado Anna pela honra de ter um post aqui #fãdecarteirinha
Quero aproveitar a oportunidade pra mandar um beijo pra minha mãe, meu pai e fazer um merchan do meu site www.multicolorido.com! 😀
Valeu, Juãum Hungria. O texto, as fotos, ficou tudo muito bacana!
A sua estreia no MIss Check-in, não poderia ser diferente, simplesmente arrasou! 😀
Pois é, Santana! Já não era sem tempo termos um post by Juãum Hungria por aqui, não é não?
Espero que o primeiro de muito.
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiin q liiiiiiiiindo, muito emocionante ter um post aqui *-*
Só vi agora (passei o dia todo na rua)
aiin Anna ficou perfeito, em breve é vc no Multicolorido õ/
xerooo
Ô amigo! Sua participação deixou o “Miss” mais colorido.
Já havia te falado que o post era lindo, mas depois de publicado é que a gente realmente percebe a dimensão da coisa.
Quero ir lá o quanto antes. 😉
tenho orgulho de morar em Nova Redençao, sou feliz aqui,as belezas natuais me encantam, q vida boa kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ola, estamos indo para nova rendençao 20/09/16, gostaria de saber se tem pousada na cidade. Gostaria de me hospedar em nova rendenção, estamos em um grupo de motociclistas, no qual vão ficar em uma casa de amigo por lá, para o grupo não desfazer, gostariamos de ficar por la, mas não acho nada de pousada ou hotel por la. Se poder me fornecer agradeço. happygpt@hotmail.com
Oi Grazielle
Tudo bem?
Este post foi escrito por João Hungria.
Vou entrar em contato com ele para tentar tirar sua dúvida, ok?
olha e bonito mais se deve termais mais respeito com a natureza porque pode acaba.
Muito Bom o Post! o Poço Azul é Extraordinário !