O SAPATÃO DO BAIRRO INDUSTRIAL

10 mar

É! Até daria título para episódio do seriado “As Brasileiras”. E todo mundo, inevitavelmente, acaba fazendo essa brincadeira clichê e meio “dã” com o nome desse restaurante. Mas, como já deixei escapar, trata-se apenas de um restaurante, um dos mais antigos e o mais indicado na Orlinha do Bairro Industrial, Zona Norte de Aracaju.

Coladinho no Rio Sergipe, o Sapatão oferece ventinho suave e vista generosa. O rio, a ponte, o mangue, Aracaju e Barra dos Coqueiros, tudo a sua volta, na varanda do Sapatão.

 O restaurante já foi, na outrora da história,  um barraco de madeira à margem do rio. Mas isso antes, antes da prefeitura da “qualidade de vida” decidir aproveitar o potencial turístico do antigo Bairro Industrial, transformando a humilde vizinhança de pescadores em uma Orla organizada.

De quebra, pra nossa sorte, os barracos da área reformada foram substituídos por instalações apresentáveis, em alvenaria (olha só, não sei como foi, só sei que foi assim). E foi assim que o Sapatão acabou se tornando uma opção apresentável de restaurante no Bairro Industrial.

No final das contas, no embalo turístico da Orlinha, o Sapatão ganhou de virada. A clientela antiga se manteve e muitos que talvez entortassem o nariz para o antigo barraco, hoje comem lindos e pomposos nas mesinhas de sua varanda.

Até porque, a comida, independente de qualquer coisa, faz a diferença.  O tempero é daqueles caprichados, com um sabor encorpado em pratos duralex.  A galeria de itens do cardápio é variada, porém simples e eficiente.

No nosso caso, apesar de crescermos os olhos na aparência e no cheiro dos peixes alheios, que chegavam nas mesas vizinhas, preferimos uma coisa mais leve. O FRANGO A VIVALDI me pareceu estranhamente refinado. Entre peixes e camarões e dendê, o frango foge do script  com seu molho de mostarda e, no nome e na proposta, me pareceu muito “bistrô”. Decidi arriscar.

Frango a Vivaldi – R$ 25,90.

A apresentação é simples, mas o sabor diria  sofisticado e bem calculado. Muito bom  MESMO. O ARROZ CANARINHO, que acompanha o prato, também é uma pérola bem temperada. Segundo o Hélio, perfeito:

Arroz Canarinho (guarnição)

E, embora não tenha nada a ver com nada, o Hélio estava sedento pelo pirão de peixe alheio, servido na mesa ao lado. Daí a misturada. Pedimos para substituir as batatas fritas (que acompanham o frango) pelo pirão:

Pirão de Peixe (guarnição)

Não sei se a mistura daria certo para outros paladares mais exigentes, mas para o Hélio foi “O” almoço. E o pirão de peixe, segundo ele, roubou a cena no prato e levou o Oscar de melhor prato coadjuvante .

Mas, depois de encher as barriguinhas, o que roubou a cena mesmo foi a conta. O almoço, que serve bem duas pessoas “moderadas”, incluindo os refrigerantes e os 10% do serviço, nos custou surpreendentes R$ 35,53. Gostei, viu? Nunca mais tinha deixado menos de 50 reais na mesa de um restaurante.

No mais, vale mencionar o bom atendimento. Pelo menos no caso do Joseph, garçom que nos atendeu com muita simpatia. Oscar pra ele também! 🙂

– INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Ah-ah! Está tudo aí (na foto acima)! 😉  Lembrando que o Sapatão é o primeiro restaurante da Orlinha, não tem erro.

– Para saber como chegar na Orlinha do Bairro Industrial, pode pescar no nosso post do Teleférico, certo?

– Fora isso, é bom salientar que nos horários de maré baixa, talvez a vista seja um pouco agoniante. O lixo jogado no rio pelos “sem noção” fica à mostra e você almoça vendo garrafas, pneus e amaldiçoados sacos plásticos disputando espaço com algumas poucas aves que tentam enfeitar a desmerecida paisagem de falta de consciência. Com a maré cheia, tudo são águas tranquilas! Mas fica o alerta e o desabafo.

Anúncios

12 Respostas to “O SAPATÃO DO BAIRRO INDUSTRIAL”

  1. Juãum Hungria 10/03/2012 às 12:56 #

    Eu imaginando você falando todos esses diálogos deixa muito mais divertido o texto kkkkkkkkkkkk *-*
    Tem séculos que não vou no Sapatão, agora fui incentivado a reaparecer por lá ^^

    • Anna Guimarães 10/03/2012 às 18:54 #

      Ah, pestinha! Vamos então! Adoro o conjunto do Sapatão: vista perfeita e comida boa e barata.
      Conheci o Du Lalá. Só entrei rapidinho. É lindo, perfeito, mas não é bem turístico. Estava de chinelinho e vestido e acabei me sentindo intimidada pelo requinte do lugar. Vou ter que ir no salão antes de ir lá para fazer o post. kkkkkkkkkkkkkkk

  2. ginapsiGina 11/03/2012 às 12:12 #

    Oi Ana, que sensacional opção para qdo for a Aracaju! Tem muito tempo que não apareço por lá. Qualquer dia desse pego a Linha Verde dou um rolé na cidade e uma passadinha no Sapatão. Valeu a dica. bj

    • Anna Guimarães 12/03/2012 às 18:13 #

      Oi, Gina!
      Acabei de dizer isto em outro comentário seu (sobre o Delta).
      Está nos devendo uma visita.
      E depois da ponte, não tem desculpa… A linha verde vai ficar curtinha! kkkkk
      Bjos

  3. Eneida 11/03/2012 às 16:46 #

    kkk GOSTEI DO FINAL NO CARDAPIO ” Ñ MUDE, RECLAME!” SACADA INTELIGENTE DO PROPRIETÁRIO !! PENA Q Ñ DEU TEMPO D IR NA ORLINHA…

  4. BRUNO ABOIM 18/03/2012 às 04:19 #

    Sou paulista, mas em razão do trabalho sempre estou em Aracaju. O sapatão é um dos restaurantes que mais frequento quando estou na cidade. Merecido o relato.

  5. jaíra 25/03/2012 às 20:51 #

    Ah! fiquei curiosa para ir lá, rsss. Vou ter visita em Agosto, com certeza o levarei lá para conhecer junto comigo, não vai nem acreditar que ainda não conheço o restaurante kkkkk….

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de Aracaju – post a post « Miss Check-in - 13/11/2012

    […] Sapatão (Comida Regional e frutos do mar – às margens do Rio Sergipe, na Orlinha do Bairro […]

  2. Teleférico do Parque da Cidade – ARACAJU « Miss Check-in - 25/11/2012

    […] do Bairro Industrial – a melhor vista da Ponte Aracaju-Barra e onde você poderá almoçar no Sapatão ou no Gordo […]

  3. Orlinha do Bairro Industrial – ARACAJU | Miss Check-in - 25/03/2013

    […] Sapatão, que já tratamos exaustivamente aqui, logo no início da Orlinha. O Canoas, mais adiante. E o […]

  4. Pontos Turísticos – Suites Atalaia - 13/01/2016

    […] Sapatão (Comida Regional e frutos do mar – às margens do Rio Sergipe, na Orlinha do Bairro […]

  5. GUIA DE ARACAJU – SERGIPE | Miss Check-in - 30/01/2016

    […] Sapatão (Comida Regional e frutos do mar – às margens do Rio Sergipe, na Orlinha do Bairro […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: