BACALHOEIRO – PORTO.PORTUGAL

6 abr

Há um ano, lá estávamos nós, em plena sexta-feira da Paixão, comendo bacalhau do Porto… Ah-ah… No Porto. Na verdade, em Vila Nova de Gaia, vizinha a Porto, do outro lado do Rio Douro.

Gaia e Porto - Vista da Ponte Luiz I

Naquele dia, chegamos em Porto após as 19:00h. Chovia torrencialmente e sequer foi possível avistar o Douro quando o trem atravessou de Gaia (margem sul) para Porto (margem norte), cortando uma das inúmeras pontes que ligam as duas cidades.

Para aqueles que viam Porto pela primeira vez (meus pais e minha irmã), talvez a primeira impressão tenha sido a pior possível. Tudo a nossa volta era cinza, nublado e encharcado.  Mas eu, insistente como sempre,  queria oferecer a eles o melhor de Porto, com ou sem chuva.

 Antes de descer do táxi, pedi ao taxista que nos indicasse o melhor bacalhau da cidade e ele, sem hesitar, nos apresentou  “O Bacalhoeiro”, um restaurante à beira do Douro, em Gaia. Tão logo nos acomodamos no hotel, seguimos para Gaia, de táxi, em busca do melhor bacalhau portuense. 6,85 Euros depois, na bandeira 3 (bandeira para ir de uma cidade a outra), o táxi nos deixou na porta do restaurante.

Um prédio centenário  de traços simplórios, “mirando” o Douro e Porto. Passaria despercebidos por nós, não fosse a indicação convicta do taxista. Ao cruzar a estreita porta de entrada, nada de estilo clássico. Tudo muito moderno, em cores fortes e joviais.

A simpática garçonete nos acomodou em uma mesa no primeiro andar, em um salão agradável, decorado com imagens da pesca do bacalhau:

De cara, a básica entrada portuguesa no já conhecido esquema “pegue-pague”. Ela chega sem você pedir e você só paga o que come:

No rodapé do cardápio há a indicação dos valores (clique na imagem para ampliar):

Nos permitimos também uma porção de PATANISCAS, algo tipo bolinhos de bacalhau à moda portuguesa. Simples e saborosos:

Pataniscas - unidade - 1 Euro.

E aí, o grande esperado da noite, o bom e velho e precioso… Bacalhau do Porto:

Bacalhau Cremoso - 9 Euros (porção pequena).

Já havia lido sobre o Bacalhau com Natas (cremoso, no caso), mas, para não correr o risco de perder algo imperdível,  fomos  também no “bacalhau com crosta de pão de milho”, por nossa conta e risco:

Bacalhau com crosta de pão de milho - 12 Euros (porção pequena).

Resumo do Fado… 🙂 … De fato, estávamos diante de um bacalhau divino, macio, fresco, de sabor, olha só, suave e essa crosta de pão de milho, crocante e encorpada, para nós, perfeita!

Mas, no embalo do bacalhau, do cansaço da viagem e do “pause” que dá na mente após cinco dias incansáveis de bate-perna, acabamos nos passando totalmente e cometemos o pecado de não pedir uma tacinha sequer de vinho do Porto.

Aaaaah! Sei que a falta foi grande e “a regra é clara”, mas, para nosso consolo, ainda tínhamos “Porto” inteira pela frente no dia seguinte e litros e litros de vinho, pelo preço de uma taça, à nossa disposição. Perdoável! A conta, SEM vinho, com dois tipos de bacalhau, entradas e refrigerantes ficou em moderados 42 Euros. De quebra, no retorno, ainda podemos admirar a bela vista de Gaia toda iluminada, rivalizando com a vizinha, igualmente encantadora, na outra margem do rio:

INFORMAÇÕES BÁSICAS:

– O Bacalhoeiro fica na Av. Diogo Leite, nº 74, Vila Nova de Gaia. De cara com o Douro, logo depois da Cave da Sandeman:

– Mais informações, no site do restaurante: http://www.bacalhoeiro.com.pt

– O táxi, tanto na ida como na volta, não ultrapassou 7 Euros, levando em consideração que nosso hotel ficava próximo à Rotunda (rótula) da Boavista, numa localização mais afastada da região do Douro.

Anúncios

7 Respostas to “BACALHOEIRO – PORTO.PORTUGAL”

  1. Henrietta C. Patten 15/04/2012 às 12:26 #

    I couldnt have said it any better to be honest! keep up the awesome work. You are very talented; I only wish I could write as good as you do 🙂 …

  2. Edivaldo jonath 29/09/2013 às 13:50 #

    Eu vou lá este ano, se Deus quiser

  3. jairasmelo 23/12/2013 às 19:34 #

    Anna minha querida, que tal? Nem te conto, eu já havia visto outro post que vc falava sobre estes entrantes em Portugal, mas como eu ainda morava no Brasil e nem imaginava que vinha morar na Europa e muito menos ia passar por Portugal, então me esqueci totalmente disso. Faz um mês que fomos até uma cidadezinha “Valença del Miño” na fronteira Espanha X Portugal e ali fomos em um restaurante comer um tradicional bacalhau, e né que nos trouxeram uns entrantes e umas manteiguinhas pequeninas p passsar no pão? pois é menina, me passei totalmente, nem lembrei da sua dica….. por sinal estavam frios e não tava tão bom assim, mas como eram de “grátis” o comemos (espera a conta vir pra ver) meu marido ainda pediu mais uma manteiguinha hahaha. Quando a conta veio, estava ali tudinho bem notadinho, ahh! Anna, minha ficha caiu na hora e só lembrei de vc, juro, até falei p marido da sua dica e eu cai na armadilha hahahaha. Agora não esqueço mais, na próxima ida lá já sei……Grande abraço querida.

    • Anna Guimarães 23/12/2013 às 22:11 #

      Jaira, sua linda! Saudade, viu?
      Aaaaaaaah! Essas entradas portuguesas realmente pegam a gente de jeito.
      Envolvidos na viagem, acabamos esquecendo, né? Acontece mesmo kkkkkkkk
      Um abraço bem apertado pra vc e Feliz Natal!
      O primeiro natal europeu a gente nunca esquece, não é mesmo? kkkkkkk
      Xeeero,
      Anna

  4. jairasmelo 25/12/2013 às 20:04 #

    Obrigada Ana! Verdade, esse é o meu primeiro Natal longe dos meus e pela primeira vez tbm junto com maridão hehe, mas vou te contar, tem um a magia maravilhosa, tudo é lindo, mas não tem o mesmo calor humano que tem o nosso Natal Brasileiro com aquela ceia com muitos familiares e amigos :(…..
    Feliz Ano Novo para v querida …. Felices Fiestas! :)….. beijinhos

    • Anna Guimarães 26/12/2013 às 10:59 #

      Ô, Jairinha!
      Sei como é. Dá saudade! Mas não deixa de ser um Natal e tanto, né?
      Toda felicidade pra vocês 😉
      Abraço apertado, amiga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: