Dicas Culturais de São Paulo – por Isadora Calil

28 out

 Todo esse tempo falando de viagens, cantos e lugares e, até então, nenhuma citação sobre São Paulo. É! Estamos em falta e, por isso, quando a Isadora Calil, redatora do nosso parceiro Skyscanner, decidiu escrever um post sobre Sampa, recebemos a proposta como um presente.  Confiram as dicas da Isadora:

Viagens, sejam elas internacionais ou domésticas, sempre demandam planejamento. Não importa se estamos viajando a trabalho ou lazer, é preciso organizar tudo: comprar as passagens aéreas – de preferência, usando ferramentas que agilizem a busca de aeroportos, horários e preços, como a oferecida pela Skyscanner-, hospedagem e, claro, lugares para conhecer no destino.

Se os dois primeiros itens são rapidamente ticados pelo viajante, o último pode ser uma tarefa compartilhada e até mesmo divertida (a existência de blogs como o Miss Check-in é a prova disso).

Caso o seu próximo destino de viagem seja a cidade de São Paulo, que tal conhecer duas dicas culturais de um dos bairros  mais tradicionais da capital paulista?

Conhecendo a Vila Mariana

Parte integrante da lista de regiões que compõem o centro expandido de São Paulo, a Vila Mariana é normalmente associada a uma imagem de bairro residencial tranquilo.

Muito do apelo dela para se viver e conhecer vem da localização privilegiada e acesso fácil a diversos pontos importantes da capital – a Avenida Paulista, o Aeroporto de Congonhas e o centro.

Circundada por várias vias importantes da cidade, destaque à Avenida 23 de Maio, a Vila Mariana também oferece facilidades como três estações de metrô (Ana Rosa, Vila Mariana e Santa Cruz) e linhas de ônibus que a ligam ao resto da cidade.

Agora que vocês já sabem chegar, deve estar se perguntado por quê exatamente se deslocar até lá.

Abaixo, listo dois dos endereços mais importantes do mapa cultural da Vila Mariana e, também, da cidade de São Paulo.

Museu Lasar Segall

Para quem é amante de artes plásticas, nada como uma visita ao Museu Lasar Segall. Construído na antiga residência do pintor  e escultor lituano, o museu conta com um acervo fixo, em que estão expostos quadros e esculturas das diversas fases do artistas; um espaço para exposições sazonais; e uma sala dedicada a contar a vida de Jenny Klabin Segall, esposa do artista e idealizadora do museu.

Mais do que um lugar para se entrar em contato com as obras de Segall, o museu é também um espaço de convivência.  Lá você encontrará um agradável café; duas salas de cinema; uma biblioteca especializada em dramaturgia e audiovisual; além de oficinas voltadas a ações educativas.

Cinemateca Brasileira

Outro endereço icônico do bairro é a Cinemateca Brasileira. Funcionando desde 1992 no prédio que antigamente abrigava o Matadouro Municipal, a Cinemateca é destino certo para os amantes de cinema.

O compromisso da instituição é o de preservar e difundir a memória audiovisual do Brasil, mantendo no acervo imagens produzidas desde 1895 até os dias de hoje.

A Cinemateca está sempre de portas abertas ao publico trazendo discussões, sessões de filmes raros e  abrigando nas salas dela parte da programação da Mostra Internacional de São Paulo, que, neste ano, acontece dos dias 19 de Outubro a 1 de Novembro.

 

Interessado? Ao comprar sua passagem aérea, já programe um tour pela Vila Mariana!

E, para saber mais sobre as instituições,  acesse os sites:

Museu Lasar Segall- http://www.museulasarsegall.com.br

Cinemateca Brasileira- http://www.cinemateca.gov.br

Texto de Isadora Calil – redatora convidada do Skyscanner

 E se você ainda não conhece o Skyscanner, vale a pena clicar conferir esse buscador de passagens aéreas promocionais! #ficanossadica! 😉

 

Publicidade

4 Respostas para “Dicas Culturais de São Paulo – por Isadora Calil”

  1. Carolina Maia Mota 02/11/2012 às 12:13 #

    Estou fazendo residência em São Paulo e há um ano moro na Vila Mariana. Amo esse bairro, que é a cara de Sampa.

  2. Renato Médice 06/11/2012 às 15:54 #

    Cinemateca é realmente uma excelente dica.

  3. Renan 12/11/2012 às 13:47 #

    Faltou falar da Pinacoteca que é muito interessante.

    • Anna Guimarães 12/11/2012 às 19:38 #

      Pois é, Renan.
      São Paulo é uma cidade infinitamente rica culturamente. Serão preciso muitos posts para tratar de tantas possibilidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: