Orlinha do Bairro Industrial – ARACAJU

25 mar

Aracaju é uma simpática e jovial senhora de cento e tantos anos. Já falei do Bairro onde a bonita nasceu aqui, mas ficou faltando falar de outra freguesia, tão antiga e histórica quanto, onde começou a despontar o potencial manufatureiro da recém-nascida capital.

O Bairro nasceu Maçaranduba, virou Chica Chaves, tentou ser Siqueira de Menezes, foi apelidado de Tecido, mas, no final das contas – por conta das indústrias de tecido que ali se instalaram e por abrigar uma crescente comunidade proletária –  ficou, definitivamente, estabelecido como Bairro Industrial. Um olhar atento e você consegue encontrar pistas das fábricas que povoavam o bairro, detalhes que  resistiram ao tempo e à fúria autofágica do desenvolvimento.

O Bairro Industrial é pura História, mas, pelo andar da carruagem, não teria final feliz, já que estava entregue ao esquecimento, degradando seu valor, até a iniciativa providencial de instaurar ali uma nova orla para a cidade e restaurar a dignidade daquela região.

Assim nasceu, há alguns anos, a Orlinha do Bairro Industrial, revitalizando a área e trazendo um novo ponto de visitação, embalado pela vista (a melhor vista, por sinal) da então recém-inaugurada Ponte Aracaju-Barra.

Hoje, vale a pena esticar o passeio até lá. Passar o tempo curtindo o balanço do rio e o visual nostálgico, presente aqui e ali, em algumas casinhas que datam do início do século XX.

Para as crianças, parquinho animado, principalmente após as 16h nos finais de semana, quando várias famílias e turminhas de amigos se espalham pela margem do rio, curtindo as passarelas, ciclovias e quiosques da orlinha.

No final da tarde, aos finais de semana, barracas de lanches, mesinhas e mais gente reunida, praticamente uma praça de alimentação \o/

Nesse quesito –  alimentação –  vá tranquilo, pois boa comida também faz parte do cardápio do Bairro.

Restaurante Sapatão – Orlinha do Bairro Industrial

O Sapatão, que já tratamos exaustivamente aqui, logo no início da Orlinha. O Canoas, mais adiante. E o Gordo Light, depois da Orla, no trecho que segue margeando o rio, mas ainda sem reforma (sim, há esperança e boatos que a Orlinha, toda arrumadinha, se estenderá  até lá).

Gordo Light – Bairro Industrial – Aracaju

E, assim como a Colina, a Orlinha também oferece um sorvete imperdível, assinado pela grife sorveteira mais famosa de Aracaju, o pomposo Sorvete do Castelo Branco.

A Sorveteria Brilho do Sol fica bem no início da Orlinha, quase em frente ao primeiro redutor de velocidade (por aqui, o popular quebra-molas), sentido Centro-Bairro Industrial.

Vários sabores e horário de funcionamento mais elástico. Gosto dessa variedade.

E se você ainda quiser um passeio ainda mais fora do protocolo, vale até piquenique sob a sombra das árvores. Eu adotei a prática de sair de casa de cesta e cuia para tomar café da manhã por lá (coisas da Anna Rosa, como diria meu pai)

No mais, logo depois do parquinho, está o Centro de Artesanato Chica Chaves que, apesar da boa intenção, já foi objeto de várias reclamações por parte dos artesãos locais. Pouco visitado e sem muita projeção na maioria dos roteiros turísticos, nem sei ao certo se continua funcionando, mas para prestigiar, não custa ir até lá conferir.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

1. Você vai ouvir dizer que o Bairro Industrial é perigoso. Certo. Como tantos outros bairros, tem histórico de assaltos, o que, por sua vez, não o torna violento. Para curtir seu passeio, estão valendo as regras básicas de segurança aplicadas em qualquer lugar do mundo:

– Evite horários críticos, tipo, depois das 22:00h. Procure horários mais movimentados. Eu costumo ir  no início da manhã ou finalzinho da tarde.

– Não dê mole com seus aparatos eletrônicos (câmeras e celulares), bolsas e mochilas. Basta ter a atenção e cautela de sempre, como se faz em Paris, Buenos Aires ou São Paulo.

2. O píer é muito legal e, certamente, você vai querer seguir  por ele para esgotar os ângulos da ponte e de Aracaju.

Mas aqui, um AVISO: CUIDADO com as tábuas faltando pelo caminho. A falta de atenção pode terminar  num acidente bem desagradável.

???????????????????????????????

3. Para saber COMO CHEGAR à Orlinha, pode pescar  no nosso post sobre o Teleférico.

4. E por falar em teleférico, com esse post fechamos as quatros principais atrações da Zona Norte de Aracaju, que podem ser feitas casadinhas, otimizando  seu roteiro. A listinha, preferencialmente (considerando as respectivas localizações), pode ser executada nessa ordem:

Praça dos Mercados

– Orlinha do Bairro Industrial

Parque da Cidade e Teleférico

Colina do Santo Antônio.

5. Mais sobre a História do Bairro Industrial aqui (deixa de preguiça e clica. Vale a pena! rs).

6. Aracaju tin-tin por tin-tin em Aracaju- post a post.

8 Respostas to “Orlinha do Bairro Industrial – ARACAJU”

  1. Kátia Côrtes 22/03/2014 às 19:52 #

    O MEU COMENTÁRIO É QUE VCS ESQUECERAM DE TIRAR FOTO E VISUALIZAR O RESTAURANTE MARÉ MANSA QUE TEM QUALIDADE UM BOM CARDÁPIO E DEVIDAMENTE CADASTRADO E QUE FUNCIONA A QUASE 9 ANOS.

    • Anna Guimarães 23/03/2014 às 08:22 #

      Oi, Kátia!
      Obrigada pela indicação 😉
      Assim que puder vou lá conhecer.

  2. andré 29/01/2016 às 23:29 #

    Grato pelas informações , estou me organizando para ir com minha mulher neste carnaval de 2016. Esta sendo otimo seu blog. Parabens e muito obrigado.

    • Anna Guimarães 30/01/2016 às 15:26 #

      Obrigada pelo comentário, André!
      Qualquer dúvida, estamos por aqui.
      Abraço,
      Anna

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de Aracaju – post a post | Miss Check-in - 26/03/2013

    […] – Orlinha do Bairro Industrial […]

  2. Pontos Turísticos – Suites Atalaia - 13/01/2016

    […] – Orlinha do Bairro Industrial. […]

  3. Suite 101 - 14/01/2016

    […] – Orlinha do Bairro Industrial. […]

  4. GUIA DE ARACAJU – SERGIPE | Miss Check-in - 30/01/2016

    […] – Orlinha do Bairro Industrial. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: