POST ATUALIZADO EM JANEIRO DE 2017 – Não deixe de conferir as informações úteis ao final do post
Talvez você não saiba – eu, até pouco tempo, não sabia – mas o fato é que Piranhas, na margem alagoana do Xingó do São Francisco, é, turisticamente, um sucesso. Um reduto bucólico, histórico e bem-cuidado. Uma grata surpresa, sobretudo para aqueles que chegaram lá por acaso, para um pernoite estratégico, visando apenas curtir com calma o cânion do Rio São Francisco.
Mas,indo direto ao ponto, uma vez em Piranhas, para gastar pouco e dormir bem, surge a grande questão: onde ficar? Opções não faltam, embora sempre lotem fácil e depressa em feriados prolongados.
No nosso caso, em pleno feriado de Finados (2013), após subirmos todos os degraus que levam à Pousada Maria Bonita e, ainda ofegantes, recebermos a notícia que não tinham vagas, o simpático Emanuel da Maria Bonita nos deu a dica, apontado para a nova pousada, recém-instalada na beira do rio, lá embaixo, sem escadas: Pousada Porto de Piranhas.
O muro sisudo da entrada pode te induzir a erro, mas, chegando na recepção, já dá pra perceber que a pousada vale a pena.
Toda novinha, muito bem decorada com móveis rústicos e instalações aconchegantes.
Os quartos – simples, mas confortáveis – contam com TV LCD, ar-condicionado (indispensável naquele calor) e frigobar.
Banheiros limpos e com chuveiros elétricos.
E as diárias variam de acordo com o quarto escolhido. Em janeiro de 2017, pagamos R$200,00 por uma diária de balcão em quarto duplo.
Diária com café da manhã. E outra informação muito relevante: independente do quarto escolhido, saiba que todos os quartos, sem exceção, têm vista para o Rio São Francisco.
A pousada ainda conta com acesso próprio para o rio e varanda de apoio (com churrasqueira).
O estacionamento também fica à margem do Velho Chico e, para chegar, é preciso dar a volta na Praça de Alimentação da Orlinha da cidade. < Os menos dispostos acabam deixando o carro lá na rua mesmo, coladinhos no paredão de pedras em frente à pousada… Nosso caso> 😛
O café da manhã é simples, mas cuidadoso, com iguarias regionais de sabor caseiro.
Acrescente a isso, mais uma vez, a dádiva de tomar café com essa vista ❤
PONTOS POSITIVOS
– Localização. De cara com o rio e colada no centro histórico, sem precisar subir ou descer escadas para se deslocar até a cidade. Está a alguns metros da famosa Torre do Relógio e da antiga Estação de Trem, onde hoje funciona o Museu do Sertão.
– Preço. O valor da diária é intermediário entre as pousadas mais baratas e o Hotel Pedra do Sino, opção mais cara e mais sofisticada da cidade.
– Instalações. É mais confortável e melhor estruturada que outras pousadas com diárias de preço equivalente. Os 20 ou 30 reais a mais acabam valendo a pena para quem busca uma estada mais aconchegante.
– Hospitalidade. A simpatia da Cristiane e do Bolivar fazem toda diferença. O Bolivar é a atenção em pessoa e vai fazer de tudo pra você se sentir em casa. A equipe também é muito atenciosa!
BOM SABER
– Aceitam cartões de crédito.
– Internet wifi disponível.
– Na Recepção, você pode reservar diversos passeios pela região, inclusive os mais procurados, como os Cânions e o Rota do Cangaço.
ATENÇÃO
– Tomadas no novo padrão – três pinos redondos – 220v
PIRANHAS E O CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO
– O ponto de partida para o Xingó é Canindé de São Francisco, em Sergipe, que, por sua vez, fica a 213 km de Aracaju.
– Para quem está hospedado em Aracaju e pretende esticar até o Cânion do São Francisco, pernoitar em Piranhas pode ser uma excelente opção para otimizar o passeio.
– Canindé está a 15 minutos de Piranhas. Uma ponte sobre o Rio São Francisco liga os dois municípios. Para quem curte cidade histórica e, de quebra, ainda quer uma noite animada e agradável, Piranhas é uma ótima pedida.
– CONTATOS DA POUSADA –
Telefone (82) 3686-3341
Site www.pousadaportodepiranhas.com.br
Facebook www.facebook.com/pousadaportodepiranhas
– Para saber como chegar à Rota do Sertão, partindo de Aracaju, leia também Fotoguia da BR-235.
– E para saber mais sobre o passeio ao Xingó, leia nosso post sobre o cânion aqui, por Sergipe, e aqui, por Alagoas.
UMA VEZ EM SERGIPE, APROVEITE TAMBÉM PARA CONHECER A FOZ DO VELHO CHICO:
– Como chegar a Foz do São Francisco partindo de Aracaju.
– Todas nossas dicas de Aracaju e Sergipe em Aracaju post a post.
– CONHEÇA NOSSO INSTAGRAM – @misscheck – Lá você vai encontrar fácil nossas dicas de Aracaju, Sergipe e Alagoas nas hashtags:
Obrigada pela dica!
Estávamos pensando realmente em dormir em Piranhas, porque com crianças a ida de Aracaju até Canindé em apenas um dia pareceu um pouco cansativo. E não estava contando com escadas. Vou tentar entrar em contato com essa pousada que você indica.
Cheguei até aqui pesquisando dicas específicas sobre Aracaju, onde irei passar o pré-reveillón deste ano. De repente, fui devorando os demais posts do blog. Raramente deixo comentários, mas o que é bacana e bem feito merece ser reconhecido. Por favor, nunca pare de postar! 😉
Felype!
Ganhei o dia com seu comentário 😉
Obrigada pelo retorno.
E, qualquer coisa, estamos sempre por aqui.
Qualquer dúvida sobre Aracaju, se preferir, pode enviar por e-mail:
misscheck-in@hotmail.com
Espero que você curta bastante sua viagem 😉
Abraço,
Anna
Olá! A pousada já aceita cartão e já tem wi fi e café da manhã.
E a dica sobre virar numa estradinha logo após a ponte, não é correta, pois não tem acesso a pousada.
Oi Juliana!
Obrigada pelo retorno.
Quando estivemos lá, eles garantiram que em breve estaria tudo ok.
Cumpriram, né? Que bom. A pousada é um achado.
Quanto à estradinha, fizemos esse caminho e conseguimos chegar, mas como não tenho detalhes, vou tirar a informação para que outras pessoas não enfrentem a mesma dificuldade.
Abraço,
Anna
Ótima pousada. A melhor localização com uma vista espetacular. Atenção total dos funcionários e do proprietário. Superou as minhas expectativas. As descrições das instalações apresentadas neste blog são fidedignas. O estacionamento não é privativo mas a cidade é tão tranquila que isso não representa um problema. Tem wifi e aceita cartões.
Recomendo a todos.
Oi, Henrique!
Obrigada pelo retorno.
A opinião do leitor sempre enriquece o post.
Abraço,
Anna
Olá
Informo que já possuem estacionamento privativo.
Oi Paula!
Obrigada por informar 😉
Abraço,
Anna
Pousada divina. Acordar com uma vista maravilhosa dessa, não tem preço. Super indico, sem contar no café da manhã delicioso que é servido. Resumindo: Piranhas precisava de uma Pousada tipo essa, era o que faltava! Quem vai, não deixa de voltar lá. Perfeito!
Lara! Oi oi!
Obrigada pelo comentário.
Como digo, a sua opinião dá credibilidade à nossa.
Que bom que gostou 😉
Beijo,
Anna
Oi Anna adorei seu posts, estamos indo passar o carnaval nesta maravilhosa cidade, e estamos com dificuldade para fazer reservas! Se vc conseguir nos ajudar passando o número de telefone desta pousada ou outras para indicar.Obrigada!
Oi, Fernanda!
Hum… O único telefone da Pousada Porto de Piranhas que temos é o que aparece no post: (82) 3686-3341.
Outras opções:
Maria Bonita – (82) 3686-1777
Nosso Lar – (82) 3686-3406
Pousada Lampião – (82) 9986-7382 ou 3686-3335
Pousada Trilha do Velho Chico – (82) 3686-3188 http://pousadatrilhadovelhochico.ondeficar.com/
Hotel Pedra do Sino – 82 3686-1365 http://pedradosinohotel.com.br/
Lembrando que a Maria Bonita e Nosso Lar ficam bem no centro histórico 😉 As outras são mais afastadas e o ideal é estar de carro para se deslocar ao centrinho da cidade.
Maravilha de site. Parabéns.
Opa!
Obrigada, Eduardo 😉
Abraço,
Anna
Boa tarde Anna!
Eu estou procurando informações sobre a cidade de Piranhas/AL, pois em janeiro/2016 pretendo dividir minha estadia no estado de Alagoas entre Maceió e Piranhas.
Gostei bastante da sua sugestão de hotel, sobretudo pelo fato de não ter que subir escadas para se chegar a ele…rs.
Eu gostaria de uma opinião sua, se for possível. Quantos dias de estadia você acha necessário para conhecer os atrativos da cidade e fazer o passeio da Rota do Cangaço ? o do canyon não está nos meus planos, pois eu já o conheci em 2014.
Grata, desde já!
Rosa
Oi Rosa Meire!
A pousada realmente é bacana. Acho que você vai gostar.
Sobre os dias, como quer fazer o passeio da Rota do Cangaço, reservaria então três dias para fazer tudo com bastante calma, sem correria. Reservaria um dia para curtir a cidade, caminhar sem compromisso, tomar banho no rio, conhecer os mirantes e aproveitar a noite gostosa de lá. Um dia deixaria para o passeio da Rota do Canganço, para ir tranquilo e ter tempo para descansar no retorno e mais um dia para curtir um dos restaurantes à beira do São Francisco, tipo o Caboclo D’água, em Piranhas mesmo, ou o Restaurante Castanho, em Delmiro Gouveia.
Esse é o roteiro que pretendo fazer na minha próxima vez por lá 😉
Qualquer coisa, estou por aqui!
Abraço,
Anna
Bom dia gostaria de saber os valores das diárias, para esse final de semana
Oi, José Carlos
Tudo bem?
Nós apenas escrevemos nossa experiência na Pousada.
Mas somos clientes e não temos essas informações.
Entre em contato diretamente com eles nos contatos que indicamos no post 😉
Abraço,
Anna