Já tratamos do DIOGO, a intrigante placa do Km 68 na Linha Verde, Litoral Norte da Bahia. Confira o post completo aqui. O lugarejo reserva boas surpresas, desde que você saiba aproveitar o melhor dele.
Também já falamos que apenas um dia é pouco para entender a magia do Diogo. Por outro lado, se for pernoitar por lá, a escolha da Pousada é decisiva para garantir o sucesso do seu passeio. Isto porque, como o povoado tem pouca estrutura, sua opção de hospedagem pode compensar essa deficiência e tornar sua estada incrível.
Nós queríamos isso mesmo. Um lugar afastado, meio esquecido e que nos colocasse no meio do mato. A escolha da Pousada Too Cool, onde nos hospedamos, também se deu em razão disso, já que a pousada é um canto tranquilo, com alguns chalés espalhados entre as árvores.
Duas redes na varanda e um cochilo no final da tarde ao som dos passarinhos. Atingimos nosso objetivo.
As instalações são objetivas. O quarto conta apenas com frigobar e ventilador de teto. Nada de televisão (em lugar nenhum da pousada) e, como o nosso era um dos mais simples, também não tinha ar-condicionado.
O que me ganhou de verdade foi o caminho vietnamita sobre o pântano que se estende entre a pousada e o Rio Imbassaí.
De primeira, você olha para o rio desconfiado. Com aquela água escura, enferrujada, não transmite muita confiança. Mas, encare o desafio, pois o banho é revigorante. Tornou-se nosso lugar preferido, sobretudo, em razão do calor escaldante, próprio do nosso verão.
Resumindo, gostamos da Pousada. O contato com a natureza é perfeito, o café da manhã é satisfatório e o valor da diária – R$ 145 em dezembro de 2013 – garante um bom custo/benefício (valores de dezembro de 2013).
O que não indicamos, de forma alguma, é ir sem repelente. Na verdade, diante do calor e dos mosquitos, que incomodam de verdade, o melhor mesmo é gastar um pouco mais e pegar um chalé com ar-condicionado, imprescindível para garantir a qualidade da sua estada.
IMPORTANTE
– A pousada tem wifi disponível nos quartos.
– Tomadas 110v e todas no modelo antigo, ou seja, apenas dois pinos redondos. Se seus aparatos eletrônicos têm plugs no novo modelo, vai precisar de um adaptador, viu?
– É possível pagar com cartão de crédito. No nosso caso, como fizemos a reserva pelo Booking, metade da diária foi cobrada no ato da reserva.
– Outro ponto a favor da Too Cool é que, através dela, o caminho para a praia é um pouco mais curto. Ainda assim é puxado pra caramba, pois o problema não é a caminhada nem a distância. O problema é a caminhada e a distância somadas a um sol escaldante e sobre a areia quente que torra seu pé como um grill. Pelo caminho do povoado, some a tudo isso o fato de precisar subir e descer as dunas. Pela Too Cool, você, pelo menos, dribla essa subida.
– Mais sobre o Diogo aqui
– Mais sobre a Linha Verde e como esticar até Aracaju aqui também.
– Site Oficial da Pousada http://www.toocoolnabahia.com.br/
Tenho amigos que ja foram a esta praia, mas passaram o dia. Queria ir, mas só tinha vaga nesta pousada, apesar dos relatos na net serem positivos, fiquem pensando nos mosquitos e seu post acabou tirando algumas duvidas. Agora vou arrumar as malas e com certeza antes este ano ainda conheço este paraiso.
Oi, Katiane!
Menina! Os mosquitos realmente incomodaram… Muuuuuuito.
Por isso reforço que o ideal é pegar um quarto com ar condicionado ou levar repelente (ainda assim, acho que o ar condicionado é a melhor saída).
A pousada é muito legal e o banho de rio, como disse, apesar da aparência estranha, é revigorante.
Abraço,
Anna