Nossa saga em busca das placas intrigantes da Linha Verde continua. Dessa vez, tivemos a chance de conhecer a Praia do Baixio, um refúgio de natureza intocada e praias virgens em torno de um singelo povoado de casas simples e vida tranquila. Uma pequena joia de belezas naturais. Passando pela rodovia, nem dá pra imaginar quanto há por trás daquela placa despretensiosa.
O acesso ao Baixio fica no Km 121 da Linha Verde, Litoral Norte da Bahia, e está coladinho na ponte do Rio Inhambupe (antes da ponte para quem vem de Salvador, logo após a ponte para quem vem de Aracaju).
A partir daí, são 7,5 Km de estrada asfaltada até o Povoado.
No caminho, você vai passar por outros dois povoados: Palame e Mata. Na bifurcação de acesso ao Palame, pegue a via da direita:
O caminho já reserva belas paisagens, com casarões do início do século XX à beira da estrada e corredor de coqueiros dando as boas vindas, já na chegada do povoado.
A VILA
A vila em si, como disse, é muito simples. Ainda assim, tem mais estrutura que o Diogo, com uma pequena orla bonitinha e organizada, com barracas de madeira padronizadas e a dádiva de estar à beira mar, a uma curta caminhada da foz do Rio Inhambupe.
No centrinho urbanizado, talvez a maior atração seja o Bar das Folhas, do Seu Incrível. Um bar típico da região nordeste, cuja especialidade são ‘pingas’, digamos, medicinais. Uma centena de garrafas com ervas populares embebidas em cachaça, daí o nome ‘cachaça casca de pau’ .
Não bastasse isso, o Seu Incrível incrementou seu negócio com uma temática particular (pra não dizer erótica). São aproximadamente 180 tipos de cachaça casca de pau, cada uma com sua musa.
No mais, o povoado conta com mercadinho, farmácia e algumas opções para comer. Basicamente, você vai poder recorrer às barracas da Orla. Além destas, o Restaurante Sabor’s Nativo é uma opção razoável.
A maioria das pousadas também têm restaurantes e são outra opção para almoço e jantar. Nós, particularmente, fomos rendidos pelo sabor apurado da moqueca de camarão da Pousada Angá, onde ficamos hospedados. Preparada com leite de coco natural, fresquinho, extraído dos cocos da região. Divine! Raspamos o prato 😉
PASSEIOS
Mas a essência do passeio pelo Baixio, claro, vai muito além do povoado. A região reserva gratas surpresas para quem está disposto a desvendar suas belezas naturais. Duas delas, a Lagoa Azul e Barra do Inhambupe, são possíveis conhecer por conta própria, com um pouco de disposição, protetor solar e bastante água mineral.
A Lagoa Azul tem acesso pelo povoado, mas para chegar é preciso entrar em uma propriedade particular < a boa notícia é que o acesso é permitido. A má é que passaram a cobrar entrada – em dezembro de 2015 estavam cobrando 25,00 por pessoa > Caso esteja de carro, vale saber que o veículo só chega até a porteira da propriedade. O carro fica estacionado aí e você segue a pé, por uma trilha que rendem entre 20 e 30 minutos de caminhada.
A caminhada não é tão severa. É preciso caminhar cerca de 1 km até a lagoa, mas há sombra das árvores em boa parte do trecho, o que ajuda muito. Incômodo mesmo são os mosquitos que insistem em te acompanhar por quase todo trajeto. Uma calça esportiva ou repelente resolvem essa questão.
Mas todo esforço vale a pena. A lagoa cristalina parece um oásis entre as areias alvas das dunas. A paisagem por si só já encanta e o banho é inevitável. A água doce e tranquila te chama como um imã, querendo adoçar o cansaço da caminhada e aliviar o calor de um dia de céu limpo.
O acesso à Barra do Inhambupe, onde o rio deságua no mar, já é mais simples. Saindo da Orla pela praia, basta caminhar à esquerda, beirando o mar. Detalhe para a sinalização, que faz perceber que, de fato, estamos em uma região voltada à preservação ambiental (adoro!).
Em dez minutos chega-se à foz, outra paisagem de encher os olhos, daquelas típicas de novelas.
O banho também é tranquilo, com a visita de peixinhos curiosos e amigáveis, vestindo estampas étnicas da moda… rsrs
A Lagoa Azul e a Barra do Inhampube conseguimos fazer em um dia. A lagoa pela manhã (quanto mais cedo, melhor, para evitar o auge do sol) e a Barra após o descanso do almoço, aproveitando também o horário de sol mais ameno.
Mais off-road e um pouco mais distante da vila, a Lagoa do Mamucabo é um dos passeios obrigatórios para seu roteiro no Baixio. A lagoa, à beira mar, fica em meio a faixas de restinga, coqueirais e dunas, em um trecho selvagem, totalmente isolado. Confira nosso post sobre esse passeio aqui.
A região ainda tem outras duas lagoas – Lagoa Grande e Lagoa Verde – e a Cachoeira do Riacho Grande, uma corredeira de águas represadas. Mas esses não tivemos chance de conhecer 😦 O que prova que o Baixio merece uma visita mais esticada, com pelo menos dois dias inteiros para desbravar as possibilidades que o lugar oferece.
ALTO DE SANTANA – PALAME
Ainda é possível esticar o passeio (de carro) até o Palame, para apreciar o fim de tarde no Alto de Santana, o pequeno largo onde está a Igrejinha de Jesuítas, marco da fundação do Povoado.
Descendo a rua que passa em frente à igreja, você vai se deparar com a melhor vista para o Vale do Inhambupe, bem em frente à casa do Seu Carlos, antigo morador do Palame.
Fora isso, o ideal é andar sem compromisso, curtir o sol, a praia e a serenidade do vento soprando suave no rosto, longe das buzinas, do engarrafamento e da correria de todos os dias. O Baixio é um lugar para quem busca paz de espírito e contato intenso com a natureza. Totalmente fora dos padrões pré-moldados de turismo de outras praias vizinhas, a grande graça da Praia do Baixio é sua simplicidade espontânea, cercada por uma natureza imponente e generosa, com paisagens irretocáveis.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
– LOCALIZAÇÃO: Km 121 da Linha Verde. Acesso ao lado da ponte do Rio Inhambupe.
– DISTÂNCIAS: o povoado está a 155 km de Aracaju e a 128 km de Salvador, entre Barra do Itariri e Subaúma.
– ESTRUTURA: Orla com barracas; povoado com mercearia, farmácia, restaurantes e posto de gasolina. O posto fica a meio quilômetro da Linha Verde e já é mais uma possibilidade de abastecimento na rodovia.
– HOSPEDAGEM: na Praia do Baixio há algumas pousadas. Em razão das possibilidades que o lugar oferece, pernoitar por lá talvez seja a opção mais pertinente para quem está interessado em desbravar a região. Nós ficamos na Pousada Angá. Linda, charmosa, com ótima comida e excelente atendimento. Ficamos clientes. Informações detalhadas sobre a Pousada no nosso post sobre a Pousada Angá. Vaí lá conferir 😉
– TURISMO: a BahiAventura realiza passeios para os locais de interesse na área, inclusive para o Mamucabo e a Lagoa Azul (driblando aquela caminhada). Contato: (75) 3413-3106/ bahiaventura@terra.com.br
Mais sobre o Baixio:
– Pousada Angá, uma ótima opção de hospedagem na Linha Verde.
Mais sobre a Linha Verde:
– Ponte Gilberto Amado, caminho mais curto entre Aracaju e Salvador
Mais sobre Salvador:
Quando o Sr. fala em restaurante(s) e pousada(s) , mas só cita os nomes de dois, a matéria fica muito direcionada, pra não dizer, contratada para isso.Realmente,acho que apenas um dia fica pouco pra conhecer Baixio, temos muito mais do que o que foi falado..
Oi Djanete,
O blog traz apenas a nossa experiência. Até porque não tem como ser de outra forma. Só falo dos hotéis onde me hospedo, dos restaurantes onde como e dos passeios que faço. De outra forma, como emitir opinião sobre coisas que não se conhece, não é mesmo?
Inclusive, fique a vontade para indicar sua pousada aqui nos comentários, viu? Quanto mais opções, melhor.
Abraço,
Anna
Nota 10 pra seu comentário, Anna.
Esse é o comportamento de quem quer tudo pronto. Vai lá. Descobre. Pergunta. O que move o mundo é a pergunta. Não a resposta pronta pra que eu não tenha trabalho. Mas de qualquer modo, se alguém encontra algo mais interessante do que o publicado, põe nas tais redes sociais. Será uma grande contribuição.
Valeu pelas informações. Estava procurando mais sobre a Linha Verde e achei teu site. Muito informativo e interessante. Assim que puder irei ao Baixio.
Muito legal sua página! Estava querendo ir à Baixio e é bom encontrar depoimentos e informações de quem esteve lá, pois pode falar com sinceridade sobre a experiência e dar dicas! Suas informações me serão bastante úteis! Obrigada!
Oi Mirella!
Obrigada pelo contato 😉
Eu gostei muito do Baixio. Um lugar para descansar, para desbravar… Cheio de segredinhos.
Acredito que você também vai gostar.
Abraço,
Anna
Lindo documentário, despertou em minha família um grande interesse em visitar e explorar esse lindo lugar. Desde já agradeço por nós apresentar esse paraíso e em muito breve estaremos aí para viver a natureza.
Oi, Joeldson
Que bom que gostaram.
Não deixem de conhecer.
O Baixio é um cantinho de beleza e tranquilidade escondido na Linha Verde 😉
Abraço,
Anna
Olá! Bom dia! Estava pesquisando lugares para fazer passeio e achei Baxios, me parece ser uma praia bem bonita, queria algumas referências sobre a praia e a orla?
Oi Eusilene!
Tudo bem?
O Baixio é muito bacana, vale a visita.
Basicamente, colocamos aí no post as informações que conseguimos reunir sobre lá.
Que tipo de referências você está buscando?
Abraço,
Anna
Muito bom!!!!
Nossaa encantada por ver esse lugar tão lindo cm esse, nossa Bahia é rica desses lugares… Perfeitoo!
Essa Bahia… Sempre cheia de boas surpresas.
Obrigada por seu comentário, Susi.
Abraço,
Anna
olá Anna!!
vou para Baixio e só conhecia por foto, estava totalmente perdida,mais suas dicas foram maravilhosas,vou seguir todas elas e fiquei com mais vontade de conhecer esse lindo lugar.
Muito obrigada !
Oi Saionara!
Obrigada pelo retorno.
O Baixio é uma delícia. Amamos nossa experiência por lá.
Tenho certeza que você vai gostar muito também.
Qualquer dúvida, estamos por aqui, viu?
Abraço,
Anna
Para entra na lagoa azul tem q pagar alguma coisa?
Oi Thaw
Como acrescentei no post, atualmente estão cobrando.
Segundo um leitor, em dezembro de 2015 estavam cobrando R$25,00 por pessoa 😦
Estou pensando em ir para essa praia…. ela parece realmente encantadora! As águas são cristalinas? Ou mais turvas?
Oi Bibiana
As águas da Lagoa Azul e da Barra do Inhampube são cristalinas.
Dois lugares muito bonitos.
A praia em si é bacana, mas acredito que as atrações em volta, como as lagoas, são ainda mais interessantes.
Abraço,
Anna
Olá,
Fiquei na Pousada Angá (na verdade ainda estou por aqui).
Segui suas dicas e amei o passeio.
Sensacional!
Lugar bom para recarregar as baterias e voltar a rotina com outra energia e vibrando na melhor sintonia!
Obrigada!
Oi Isabela!
Que boa notícia.
Feliz que tenha gostado.
É realmente um lugar especial. Inclusive, estou precisando voltar, viu?
Saudade dessa tranquilidade.
Abraço,
Anna
Anna, muito bom, tem uns 20 anos que não apareço por lá. conheci tudo isso a 53 anos atrás e era muito mais selvagem, agora está moderno, mais continua lindo. Amei rever este baixio, já marquei data de pescar de canoa no rio e na barra. valeu.
Oi José Marcos!
Tão lindo esse lugar, não é mesmo?
Fiquei com uma pontinha de inveja de você, que teve a chance de conhecer em um período ainda mais selvagem.
Também estou precisando voltar.
Abraço,
Anna
Achei seus tons bem irônico,guandu fala a respeito de uma orlasinha,restaurante mais ou menos e sobre o sr Raimundo do bar das folhas,praticamente todo ano saio do rio de janeiro para Baixios pois a beleza esta nas coisas mais simples feitas por DEUS da próxima vez abra a sua mente e ande um pouco mais.
Oi Sousa,
Valeu pela dica 😉
Realmente, abrir a mente é sempre necessário e recíproco.
Abraço,
Anna
concordo tem pessoas que nao fazem ideia da beleza das coisas mais simples dessa vida.
Parabéns pelas experiências maravilhosas e muito obrigado por compartilhar isso. Estou encantado e ansioso pelas férias para conhecer baixio, lagoa azul.. Só fiquei chateado por não ter me programado maior tempo para desfrutar desse lugar; mas quem sabe, terei chance de voltar de novo para aproveitar mais. Obrigado!!!
Oi, Edgard!
Tudo bem?
Fica tranquilo! Mesmo o tempo sendo curto, você vai poder aproveitar bastante o Baixio.
Qualquer coisa, estou por aqui 😉
Abraço,
Anna
Oi!
Estive em Baixios e pretendo volta porque amei o local!
Agora vou com minha filha e amigos, quando me hospedei fiquei na pousada Recanto Lagoa Azul, o almoço muito bom,. Agora o que eu mais gostei foi ir a Lagoa Azul foi muito gratificante!
Oi Cátia!
Que bom que gostou!
A Lagoa Azul é um encanto mesmo.
Espero que você retorne para curtir mais um pouquinho daquele paraíso;)
Abraço,
Anna
Fui levado ao espetáculo da natureza a Lagoa azul e fui deparado com um pedágio de R$ 10,00 para ver o que os comentários me incentivou, e ao deparar com a falta de estrutura, acessibilidade para mães com criança de colo e idosos, fiquei terrivelmente decepcionado, juntamente com uma turma que estava comigo, e ao retorna queriam nos cobrar R$ 20,00 pelo transporte da lagoa ate a portaria, ai que me indignou mais ainda.Não tem movimento na baixa temporada e quando chega o verão quer extorque os turista que foram incentivados por uma matéria em rede nacional.
minhas recomendações, não receberão.
Poxa, Marcio
Que chato.
Ainda assim, obrigada pelo relato.
Certamente ajudará outros visitantes.
Quando fomos, não havia nenhum tipo de cobrança. Até porque, como você mesmo citou, trata-se de uma lagoa (linda) no meio do mato.
Não há nenhuma estrutura
Boa Noite Anna Guimarães, gostaria de saber, eu estando na vila de Baixios, qual o custo que tenho para chegar na lagoa Azul?? sendo que estarei de carro, Obrigado
Boa noite Anna Guimarães estou querendo ir para praia de baixio, eu estando na vila, qual seria meu custo para chegar na lagoa azul sendo que estarei de carro?? e querendo almoçar em Diogo, qual seria mais em conta, Sombra da Mangueira ou Caminho do Rio, queria algo bom e barato, obrigado
Oi Diego
Tudo bem?
Uma vez na Vila do Baixio, é possível chegar de carro até a porteira da propriedade onde fica a lagoa (como mostrei no post), a partir daí, é preciso seguir a pé.
Quando fomos, o acesso era de graça, mas agora parece que estão cobrando uma espécie de pedágio, algo em torno de R$ 10,00.
Sobre o Diogo, na época, o almoço no Caminho do Rio saiu mais barato e comida é muito boa.
Qualquer outra questão, estou por aqui 😉
Adorei encontrar informações sobre Baixios, pretendo explorar as belezas naturais do local e suas dicas me ajudou. Parabéns pelo blog.
Obrigada pelo comentário, Djanir.
O Baixio é um encanto. Vale a pena conhecer.
Qualquer dúvida, estou por aqui 😉
Adorei minha querida beijos mil
Obrigada, amiga!
Sempre um prazer sua visita 😉
Abraço,
Anna
Olá, Boa noite! Gostaria de saber como faço para ir da Praia do Forte para Baixio? Não irei de carro… alguém teria alguma empresa ou pessoa particular na área da Linha verde que possa me buscar no hotel e me levar até lá que cobre um preço justo! se caso eu queira ir de ônibus, Existe alguma linha que passe na Praia do Forte para Baixio??? aceito dicas e sugestões…
Muito Obrigada!
Vanessa L
Oi Vanessa
Tudo bem?
Não tenho nenhum indicação nesse sentido.
Mas, se quiser, entre em contato com a Bahia Aventura que citamos no post. Talvez eles possam te informar.
Certamente há linhas de ônibus entre a Praia do Forte e o Baixio. Uma vez na praia do Forte, informe-se com comerciantes e moradores de lá.
Eles sempre têm as melhores dicas.
Abraço,
Anna
Muito obrigado, suas informações foram super importantes e me ajudaram muito.
Oi Uheider!
Que bacana! Feliz por saber.
Obrigada pelo retorno.
Abraço,
Anna
Desculpa so p atualizar e porque os seus pots me ajudaram muito, me achei na obrigação de informar que estão cobrando R$ 25 reais por pessoa para poder ir ate a lagoa azul, como eu estava em três e meu filho de 7 anos eles queriam cobrar, dai seria R$ 75 reais, não entramos fiquei super decepcionado e acabei vindo para Imbassay.
Que coisa chata, Uheider.
Já acrescentei a informação no post.
Acho péssimo lugares que passam a explorar o turista.
Acabam perdendo a demanda.
De qualquer forma, muito obrigada por avisar.
Abraço,
Anna
A entrada para a Lagoa Azul é 25,00. Exploração aos turistas. Deveria ser um valor menor,já que não utilizamos nada somente fazemos a visita ao local.
Pois é, Wellington!
Inseri essa informação no post para ninguém ser pego de surpresa.
Acho a cobrança desleal e oportunista.
Infelizmente alguns não sabem como explorar o turismo de maneira coerente 😦
somos Frances de Nice adoramos a bahia , mangue seco , Praia do forte , ficamos uma semana in este Hotel fazenda agua da prata no Litoral norte , pardisiaco ,muta cosa pra fazer equitação ,trekking , a comida otima , passeio de charrete ,mutos animais , ma a coisa boa , che vale a pena , o atendimento , cordial gentile atencioso ,PARABEN
Maria Carlo Alen
Obrigada pelo comentário, Mary
A gente se ospedo en este Hotel Fazenda ,lugar maravilhioso ,comida excelente , equitação , animais , ma o atendimento não ten parablas , gentiu , atenciosao ,
de onde
Hotel Fazenda Agua da Prata ,10 minuto de Praia do Forte / Barra do Pojuca
Fui pra Baixio esse fim de semana..Esperei tanto pra ver a lagoa azul so que n vi pq a lagoa n esta mais azul e o nivel de agua diminuiu.paga 25,00 pra entrar na lagoa azul achei um preço muito caro ja que a lagoa n é mais azul n tem uma estrutura legal cobra muito caro pra levar a pessoa de carro ate a lagoa 25,00 por pessoa. E a pessoa tem que ir bem preparada pq la n vende quase nada. Mais o povoado bem legal as pessoas bem educada.mais da proxima vez n faço mas questão de ir a lagoa azul que ñ é mais azul.
Pois é, Marjana
Várias pessoas com essa queixa.
Um pena mesmo. Não estão sabendo conduzir a exploração turística da lagoa.
Lamentável 😦
De qualquer forma, obrigada pelo seu comentário
Abraço,
Anna
Somos uma familie Frances de Nice coté azul ,voltamos do Rio depois de um Summit ,de Poetés et Artiste ( France Culture) paramos em este Hotel Fazenda no litoral Norte de Salvador Bahia , Che maravilhia, lugar encantador , um verdadeiro paraiso , animais , cavalo , rio ,lagoa da Sereia espetaculara da para banho, maravilhioso de verdade , a comida excelente , quarto bem confortável , atendimento ótimo ,carino , atencioso ,super gentil , maravilhia três ,três ,Jolie Parabens Marie ,Francois Le Pen
As suas dicas são muito boas, agradecemos!
Estivemos em Baixio agora em julho, e os nativos disseram que não valia muito a pena ir para a Lagoa Azul. Além da taxa que cobram, tem chovido pouco por lá, e a lagoa está baixa, nem está azul… Atualmente, o melhor passeio é a Lagoa Verde, linda, com águas cristalinas. Porém, o acesso é difícil, só de 4×4.
Vale a pena também fazer um passeio até Sitio do Conde, conhecer as belas praias e a foz do Siribinha.
Em Baixio, a Pousada Angá é mesmo excelente, com preço razoável. Altamente recomendada. A comida é ótima; é melhor comer ali mesmo, porque a infra do povoado é bem precária.
Oi, Karl
Obrigada pelo retorno.
Adoramos seus comentário e suas dicas sobre o Baixio.
Certamente irá ajudar outros leitores 😉
Abraço,
Anna
Boa noite, só queria saber como é a noite se tem algum atrativo barzinho voz e violão alguma coisa desse tipo?
Anderson,
No Baixio batemos perna o dia todo. À noite sempre estávamos cansados. Daí preferimos ficar na pousada, curtindo a piscina, o cardápio do jantar e a rede da varanda do quarto.
Não posso te dizer que há movimento, mas acredito que, pelos menos na alta estação, as barracas da pequena Orla funcionem à noite.
Abraço,
Anna
Só tem vento….
Olá, boa noite.
Curti demais as suas dicas e estou programando a minha ida para Baixio para setembro, pois estarei de férias.
Liguei para a pousada indicada, e de cara gostei do atendimento do Sr. José Maria. Ele indicou que me hospede durante a semana, entrando no domingo e saindo na quarta ou quinta.
Meu receio é: terei acesso aos passeios em dia d semana? Gostaria de visitar a lagoa verde e o mamucabo. Além dos dois outros que você citou, porém não teve tempo de conhecer.
A lagoa azul, pelo visto, não seria mais um destino tão indicado, ne?
Agradeço se puder me ajudar.
Beijo.
Oi Vanessa!
Tudo bem?
Pode confiar com tranquilidade nas dicas do Zé Maria. Certamente, se ele te indicou durante a semana, é porque é um bom período para realizar os passeios.
Ele é das pessoas que mais divulga as belezas do Baixio para os hóspedes.
Mas qualquer dúvida, ou se quiser mais informações, entre em contato com o pessoal da Baixio Turismo. O instagram deles é @baixioturismo e o telefone é 75-3413-3106.
A Lagoa Azul continua sendo um passeio bacana. Mas pelo o que outros leitores disseram por aqui, continua sendo um lugar totalmente natural, sem estrutura como barracas, mas estão cobrando o acesso. Alguns visitantes têm achado caro o valor 😦
O Mamucabo é bom procurar saber com o Zé Maria ou com o pessoal da Baixio Turismo se o passeio ainda sendo realizado.
Torcendo para que sua viagem seja bem proveitosa.
Qualquer coisa, estou por aqui.
Abraço,
Anna
Oi Anna estou fazendo um passeio mais ou menos com 50 pessoas para baixio gostaria de saber se o acesso e normal para esse tipo de eventos.
Oi, Queli
O ideal é você entrar em contato com as agências de turismo que operam por lá.
Uma delas é a Baixio Turismo.
O instagram deles é @baixioturismo e o telefone é 75-3413-3106 😉
Abraço,
Anna
OBRIGADA ANA
Eu costumo acampar em Sítio do Conde, mas sempre tive vontade de dar uma passada na Lagoa Azul. Mas lendo o seu post, acho que vale à pena ficar por Baixio e conhecer melhor o local. Vc sabe dizer se há algum campping lá? Bjs
Oi Mariana
Tudo bem?
Faz tempo, mas também já acampei no Conde. Na época, adorei.
No Baixio, realmente não sei se tem camping. Não vimos nada nesse sentido.
Mas para tirar sua dúvida, talvez o pessoal do Baixio Turismo possa ajudar.
O instagram deles é @baixioturismo e o telefone é 75-3413-3106😉
Abraço,
Anna
Transfer do aeroporto de Salvador para Baixios com a Bahia Top Turismo!
http://www.bahiatopturismo.com.br
071 99160-8658 whatsapp
Beleza Baixio. Estou voltando de lá e vou de novo , varias vezes.
Que bom, Alfredo!
Também estou precisando voltar.