LAGOA DO MAMUCABO – Praia do Baixio – Bahia

20 jul

 Uma lagoa serena entre o azul do mar e o verde da vegetação nativa de uma área de restinga e coqueirais. Falando parece pouco, mas vendo… É uma paisagem daquelas que nos pegam de surpresa pelo somatório simples e impecável das cores da natureza.

Assim, para ir direto ao ponto, vamos repetir que a Lagoa do Mamucabo é algo que não pode faltar na sua passagem pela Praia do Baixio.

Dito isto, agora confie na opinião de quem é tirado a fazer tudo no modo “by myself”. Até planejamos ir ao Mamucabo por nossa conta, mas fomos orientados que seria uma árdua tarefa. É longe para ir a pé e carros sem tração não dão conta do desafio de atravessar o areal e alagados do caminho.

Para não perder a chance de conhecer, fechamos o passeio com o pessoal da BahiAventura e, no horário marcado, eles chegaram poderosos em um Defender que, de cara, já amoleceu meu coração (o veículo da minha vida ♥).

O passeio começa na frente da Pousada Angá, onde estávamos hospedados [ o acesso à propriedade onde fica na lagoa fica no que seria a continuação da rua da pousada]. Seguimos atentos ouvindo as informações sobre o lugar e sobre a política de ecoturismo sustentável passadas pelo Humberto, nosso piloto até o paraíso.

Passando a cancela da propriedade, que pertence à Prima Empreendimentos,  são aproximados vinte minutos até o Mamucabo. Mas entenda, isso em um carro que corta a areia fofa como se fosse asfalto e enfrenta os terrenos alagados com a força implacável de sua tração off-road (Sei! Vocês estão achando que eu puxo o saco do Defender. Sim, eu puxo. Ponto)

A primeira vista da Lagoa já enche os olhos e a câmera de satisfação.

???????????????????????????????

Mas esse ainda não é o ângulo do destino final. Para ter acesso à lagoa é preciso dar a volta e chegar até a areia, entre a lagoa e o mar. E aí sim, vimos dificuldade para chegar até para o Defender. O período chuvoso alagou parte das passagens de acesso e o Hélio se ofereceu para descer do carro e ir apontando os locais com nível de água mais baixo para nosso transporte passar. Enfim, uma dureza deliciosa para aqueles tipos que curtem mesmo uma aventura (nosso caso)

Chegando na margem da Lagoa, o Humberto e seu assistente, o Bonfim, preparam toda estrutura para dar mais conforto ao passeio, tipo sombreiros e cadeiras (lembre que o lugar é ermo, totalmente isolado. Essa estrutura acaba fazendo bastante diferença).

Nós fomos agraciados por uma mini tempestade bem na hora do desembarque.

Nada que atrapalhasse.  Curtimos demais a água quente e a chuva no rosto. De quebra, em meio à ventania e à correnteza que se formou na lagoa, eu ainda me aventurei nos primeiros passos de Stand Up Paddle.  Uma barbeiragem atrás da outra, mas tive a sorte de ter a orientação paciente e amiga do Bonfim, que me deu força pra continuar sempre que eu queria desistir rsrsrs. Durante a “auto escola” o Humberto ainda fez uma das fotos mais perfeitas que já tive 😉

SUP - Mamucabo - Baixio - Bahia

No caminho, o Bonfim nos apresentou à uma curiosa configuração da natureza: um coqueiro de duas copas. Até uma raridade botânica encontramos no Baixio… rsrs 😉

 O bacana do passeio com a BahiAventura é que você fica à vontade para definir quanto tempo ficar ou se prefere ficar acompanhado por eles ou ser deixado lá e depois eles irem te buscar. Eles também oferecem estrutura com alimentação e bebidas, mas isso deve ser acertado, inclusive valores, na hora que fechar o passeio. Importante mesmo é lembrar de recolher todo lixo na hora de ir embora.

Humberto, Hélio e Bonfim no retorno do passeio – Baixio – Bahia

O passeio custa R$ 50,00 por pessoa (verifique a alteração de valores de acordo com estrutura que solicitar – valor praticado em julho de 2014) e você pode agendar através do telefone (75) 3413-3106 ou através do e-mail bahiaventura@terra.com.br. O Humberto é a pessoa responsável 😉

OBS.: Além do passeio à Lagoa do Mamucabo, eles também fazem outros passeios pela região.

– Mais sobre o Baixio, leia também Praia do Baixio e Pousada Angá.

– Mais sobre a Linha Verde em Diogo – Km 68 e Ponte Gilberto Amado.

A Lagoa do Mamucabo e toda preocupação em promover um turismo responsável e sustentável na região, garantindo sua preservação, me fez retomar uma frase que adoro:

“O turismo não tem plano B. Ou ele é sustentável ou está fadado a autodestruição”

Anúncios

11 Respostas to “LAGOA DO MAMUCABO – Praia do Baixio – Bahia”

  1. Bóia Paulista 21/08/2014 às 12:40 #

    Oi, Anna. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Boia – Natalie

    • Anna Guimarães 04/09/2014 às 09:35 #

      Oi Natalie!
      Obrigada pela indicação!
      Fui lá conferir 😉
      Abraço,
      Anna

  2. Marco Xavier 04/11/2014 às 15:06 #

    Oi Ana, estou indo com minha esposa para a pousada Angá nos dias 13, 14 e 15 de novembro, ficamos felizes de encontrar informações e fotos sobre o lugar depois de fechar o pacote. Estamos ansiosos. Abraço.

    • Anna Guimarães 06/11/2014 às 11:37 #

      Oi Marco!
      Tudo bem?
      Olha! A Pousada Angá indico sem medo.
      O Zé Maria, dono da pousada, é muito atencioso e preocupado em oferecer o melhor para seus hóspedes.
      E a equipe também é muito simpática. Estou certa que você vai gostar 😉

  3. Patricia Parente 18/12/2014 às 22:24 #

    Adorei seu blog!!! Parabéns!!!

  4. Fernanda 26/12/2014 às 00:24 #

    Olá Anna, adorei as dicas de viagem..estou indo para la no sabado!!

    • Anna Guimarães 26/12/2014 às 08:08 #

      Oi Fernanda!
      Que bacana.
      Espero que curta muito seu passeio.
      Nós gostamos bastante.
      Abraço,
      Anna

  5. Tarcila 21/11/2015 às 20:07 #

    Quero tanto achar um pacote de viagem até Baixio. Mas tá difícil.

    • Anna Guimarães 22/11/2015 às 12:11 #

      Oi Tarcila
      Tudo bem?
      Caso esteja em Salvador, tente entrar em contato com a Bahia Aventura, que citamos no post.
      Talvez eles possam te ajudar. Outra opção também é ligar para a Pousada Angá (também temos post sobre ela). Eles também podem ter alguma informação nesse sentido.
      Abraço,
      Anna

Trackbacks/Pingbacks

  1. PRAIA DO BAIXIO, BAHIA – Km 121 da LINHA VERDE | Miss Check-in - 20/07/2014

    […] off-road e um pouco mais distante da vila, a Lagoa do Mamucabo é um dos passeios obrigatórios para seu roteiro no Baixio. A lagoa, à beira mar, fica em meio […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: