Arredores de Córdoba – o que ver em Jesús María – ARGENTINA

10 jul

A tranquila Jesús María, a  50Km  de Córdoba, não era nosso destino.

Ruas de Outono - Jesús María - Argentina

Objetivamente, nosso alvo era a Estância Santa Catalina, a 20Km de Jesús María.  Para isso, deveríamos seguir de ônibus de Córdoba a Jesús María  e, de lá, arrumar um transporte – provavelmente um táxi –  para a estância. Nossos planos mudaram quando, ainda em Córdoba, fomos informados que o táxi de Jesús María a Santa Catalina sairia, ida e volta, nada menos que 500 pesos (valor em abril de 2015).

Santa Catalina

Foram as atendentes da Deán Funes, empresa de micro-ônibus que faz a linha Córdoba-Jesús María, que tiveram o cuidado de nos alertar sobre o preço do táxi e também empenho em nos falar sobre  as  belezas de Jesús María e da estância jesuíta da cidade, nos incentivando a não desistir de Jesús María e consolando nossos olhinhos tristes de quem não iria a Santa Catalina 😦

Deán Funes

A viagem de ônibus  de Córdoba a Jesús María dura aproximadamente 1h e 15 min. Sem nenhuma noção ou mapa da cidade, a primeira coisa que fizemos foi atravessar a rua e procurar um lugar quentinho para matar o frio e a fome. Bem em frente a rodoviária, fomos de cara no Café da esquina, Isidro.

Isidro Cafeteria - Jesús María

Primeira boa surpresa. Um cantinho simples, mas agradável. Atendentes sorridentes e facturas com doce de leite olhando pra mim. Café cremoso. Para nós o passeio já poderia acabar aqui rsrs

Facturas de Jesús María- ARGENTINA

Após o café, recuperamos as forças e voltamos para  Rodoviária, como cachorrinhos  de rua, sem lugar pra ir. Mas lá mesmo  nos deparamos com um  mapa da cidade, responsável pela imediata definição do nosso roteiro < Confira no final do post a dica do aplicativo de informações turísticas de Jesús María >

Mapa Jesús María - Córdoba - ARGENTINA

Nosso novo alvo era a Estância Jesuíta (lá em cima no mapa, do outro lado do Rio Guanusacate). Pelo mapa, escolhemos seguir até a estância passando pela Torre Céspedes (que, até então, não tínhamos a menor noção do que seria). Pelo caminho, logo nos apaixonamos pela cidade, toda graciosa com casinhas lindas e ruas tranquilas.

Estação de Trem - Jesús María - Córdoba - ARGENTINA

Residências de Jesús María - Córdoba - ARGENTINA

TORRE CÉSPEDES

A Torre fica no Clube Social da cidade. Fomos entrando por um portão aberto na lateral do clube e ao chegar na Torre fomos recebidos pela simpatia  da  dedicada Daniela.

Ela nos apresentou as instalações, explicando que ali era um espaço de entretenimento para a  família do espanhol Gabriel Céspedes, prefeito da cidade no início do século XX.

Salão de entrada- Torre Céspedes - Jesús María - ARGENTINA

Os Céspedes residiam na casa onde hoje funciona o clube social  e a Torre, cuja construção data do final do século XIX,  era um local reservado para o descanso, leitura, sala de jogos e até mesmo uma sala para revelação de fotografias. Detalhe para as referências espanholas e mouriscas na arquitetura e mobília.

Portas e Janelas - Torre Céspedes - Jesús María

Biblioteca de Cedro - Torre Céspedes - Jesús María

Biblioteca de cedro, pinturas decorando as paredes e uma escadaria um tanto quanto sinistra, que leva ao topo da Torre, de onde, em dias de céu limpo, é possível ter uma bela vista de Jesús María e das Serras Chicas.

Apesar da falta de recursos para recuperação e manutenção do local, vale a visita, não só pela oportunidade inusitada de conhecer mais um pouco da história da cidade, mas também pela chance de conhecer a Daniela, que além da simpatia e atenção, nos forneceu um monte de material turístico da região <eu nem queria rsrs>. Daquelas pessoas que fazem a diferença 🙂

A visita é gratuita e você pode conhecer um pouco mais sobre a história da Torre e da família Céspedes neste documentário aqui e também na fanpage Amigos de La Torre Céspedes.

Torre Céspedes, Jesús María, Argentina – imagem da fanpage Amigos de La Torre Céspedes

MUSEU JESUÍTICO NACIONAL DE JESÚS MARÍA

A história de Jesús María começa com a chegada dos Jesuítas, no século XVII. Ali os religiosos se instalaram e em 1618 ergueram a Igreja e Convento, em meio a estância agrícola onde plantavam, criavam animais e produziam vinhos artesanalmente para levantar renda destinada à manutenção da Universidade de Córdoba.

Estância Jesuíta de Jesús María

Uma imponente construção colonial em uma paisagem bucólica. Aos meus olhos, fascinante!

Hoje, as instalações de quase 400 anos abrigam o Museu Jesuítico Nacional de Jesús María, com exposição de objetos pessoais, mobília, louças, arte sacra, achados arqueológicos e outros itens que contam um pouco da história da região e da permanência da Companhia de Jesus no país.

A bodega da estância ostenta o mérito de ter produzido o Lagrimilla de Oro, o primeiro vinho colonial servido aos monarcas espanhóis.

A entrada é paga (20 pesos em abril de 2015) e não é possível tirar fotos no interior do museu.

Entrada - Estancia Jesús María - ARGENTINA

É preciso guardar todos os pertences – bolsas, câmeras, celulares –  em um guarda-volumes na recepção. Após a visita, você pode tirar fotos no pátio do convento e em toda sua área externa.

Estância Jesuítade Jesús María - Córdoba - ARGENTINA

Conseguimos chegar a pé. É um pouco mais afastada do centro da cidade, mas atravessando o rio, onde uma cruz sinaliza a direção da estância, em uma caminhada de 10 minutos chega-se ao antigo convento.

Ponte para a Estância Jesuíta - Jesús María

E a estrada já vai garantindo paisagens lindas da área rural de Jesús María 😉

Estrada para Estância de Jesús María - ARGENTINA

ANFITEATRO DE JESÚS MARÍA

Voltando da estância, seguimos em uma linha reta após a ponte para conhecermos o  Anfiteatro da cidade.

Anualmente, o Anfiteatro José Hernandez recebe a famoso Festival Nacional de Doma y Folklore  de Jesús María. A festa, que é considerada a maior celebração de costumes gaúchos da Argentina, acontece há mais de 50 anos, sempre no mês de Janeiro.

Durante o festival, a pequena e pacata Jesús María fica lotada e, para você que pretende apenas caminhar tranquilamente pela cidade em uma busca serena por suas atrações históricas, talvez esse não seja um bom período para visitá-la.

RINCÓN NUESTRO – UM BOM LUGAR PARA COMER

Jesús María é um daqueles interiorzinhos  de portinhas charmosas e atraentes.

Cafeteria Santa Ana - Jesús María

Ocorre que, após todas as visitas e andanças pela cidade, já por volta das 14h, quase tudo estava fechado (aquele lance de siesta) e o Rincón Nuestro foi o único lugar aberto.

E confesso que seria bem ele minha escolha, mesmo com tudo aberto.

Além do ambiente estiloso, a comida é uma delícia (desde que superadas as pegadinhas do cardápio em espanhol). Miramos em uma ‘tarta’ de frango e cebola que chegou cheirosa e divina.

Gaseosas sempre caras, como de costume na Argentina, mas a conta ficou na média do que pagamos em Córdoba, com a vantagem do atendimento, bem mais simpático que na capital da província (foi nossa opinião).

Ainda que você não vá a Jesús María, poderá conhecer o Rincón Nuestro em Córdoba. Confira a fanpage de uma das unidades da capital aqui.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

– Partindo de Córdoba, a melhor forma para chegar a Jesús María é pegando os micro-ônibus que saem em vários horários do Terminal do Mercado Sud, na Boulevard Arturo Illía.

Mercado Sud - Córdoba - Argentina

Mapa Mercado Sud

– O terminal de micro-ônibus fica no fundo do mercado, onde também, no subsolo, ficam os guichês das diversas empresas que operam as linhas para as cidades do interior da província.

Terminal de Micro-ônibus - Córdoba

– Jesús María, além de muito bonitinha, também tem seus mimos para o turista. Nos principais pontos da cidade há mapas turísticos, indicando, inclusive, os horários de funcionamento das principais atrações.

– O mapa é resumido, mas resolve fácil as dúvidas de marinheiro de primeira viagem em Jesús María (clica na imagem para ampliar).

 

– Para os mais conectados, também tem aplicativo de celular com informações turísticas da cidade. Nós não testamos, mas vale deixar a dica 😉

App - Turismo Jesus Maria - CORDOBA - ARGENTINA

– Um dia é suficiente para conhecer o básico da cidade. Nós saímos de Córdoba às 08:30 e retornamos no ônibus das 16:oo. Só deixamos de visitar o Museu da Cidade, por cansaço mesmo 😉

– Acho que repeti a palavra sorridente algumas vezes.  Mas o povo de Jesús María é sorridente mesmo, quando não, são cordiais e solícitos.

OUTRAS DICAS PARA SUA VIAGEM

– Para deixar sua viagem redondinha, confira:

Links úteis

Dicas para arrumar a mala

– Mais sobre Argentina? Leia também

O Básico de Mendoza – Dicas úteis.

Viajar de ônibus pela Argentina.

– Confira nossas dicas curtinhas e rapidinhas no  Instagram @misscheck

Todas as dicas dessa viagem estão na hashtag #argentinanomiss

As dicas de Córdoba você encontra na hashtag #cordobanomiss

E as dicas de Mendoza na hashtag #mendozanomiss

Anúncios

9 Respostas to “Arredores de Córdoba – o que ver em Jesús María – ARGENTINA”

  1. ana cecilia 11/07/2015 às 19:14 #

    Muito obrigada pelas imágenes, adoro minha cidade. Parabens Jesús María.

    • Anna Guimarães 12/07/2015 às 16:26 #

      Oi, Ana Cecilia!
      É um prazer falar de Jesús María.
      Adoramos a cidade.
      Agora matamos a saudade revendo as fotos.
      Abraço,
      Anna

  2. Silvia 16/12/2015 às 16:01 #

    Linda a cidade! Qual foi o custo da passagem Córdoba – Jesus Maria?

    • Anna Guimarães 20/12/2015 às 16:32 #

      Oi Silvia
      Em abril de 2015, a passagem estava custando 35 pesos.
      Mas com a inflação acelerada da Argentina, provavelmente o valor já foi corrigido.
      No instagram do blog tem várias dicas curtinhas sobre Córdoba, inclusive com valores.
      O insta é @misscheck e você encontra as dicas de Córdoba na tag #cordobanomiss
      Qualquer outra dúvida, estou por aqui.
      Abraço,
      Anna

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hospedagem em Córdoba: nossa experiência no Santiago Building – ARGENTINA | Miss Check-in - 25/10/2015

    […] – Jesus Maria: conhecendo os arredores de Córdoba. […]

  2. Museu da Memória (Museo de La Memoria) – CÓRDOBA.ARGENTINA | Miss Check-in - 29/11/2015

    […] – Jesus Maria: conhecendo os arredores de Córdoba. […]

  3. Museu Casa de Che Guevara – Alta Gracia: arredores de Córdoba – ARGENTINA | Miss Check-in - 15/05/2016

    […] – Nessa viagem também visitamos outra Estância Jesuítica, no interior da Província de Córdoba. Saiba mais no post sobre Jesus Maria. […]

  4. Museu Casa de Che Guevara – um passeio pelo interior da Argentina – Expressão Sergipana - 17/05/2016

    […] – Nessa viagem também visitamos outra Estância Jesuíta, no interior da Província de Córdoba. Saiba mais no post sobre Jesus Maria. […]

  5. Museu Casa de Che Guevara - um passeio pelo interior da Argentina - 28/07/2016

    […] – Nessa viagem também visitamos outra Estância Jesuíta, no interior da Província de Córdoba. Saiba mais no post sobre Jesus Maria. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: