Artesanato Serra do Machado – SERGIPE

20 mar

A Cooperativa de Artesanato da Serra do Machado também é uma iniciativa da Fundação Pedro Paes Mendonça.  O projeto reúne costureiras e bordadeiras do Povoado que têm a chance de expor seu trabalho tanto na Galeria da Serra, como no Shopping Jardins, em Aracaju, onde contam com um stande, bem no início da Praça de Alimentação, quase em frente ao King’s Kilo. Neste stand, adquiri, por exemplo, esse jogo fofo de  toalhas de corujinhas:

Na Galeria da Serra, um grande salão funciona como loja, na parte da frente, e como ateliê, na parte de trás. Todos os produtos vêm etiquetados e, cada etiqueta, traz o nome da artesã que produziu a peça, garantindo que ela receba o valor referente à sua mão de obra em cima de cada produto seu que é vendido.

Os itens são, em sua maioria, trabalhos em patchwork e crochê: colchas, almofadas, caminhos de mesa, panos de prato, bichinhos  e outros miminhos que dão uma ótima lembrança pra mãe, pra vó, pra tia, pra uma vizinha e… pra você, claro!!! Eu, como sempre, contribuí com minha parte… rs rs!!! (comprar é comigo mesmo kkkkk)

Patchwork – Almofada: R$ 28,00.

Crochê – Caminhos de mesa: entre R$ 60 e R$ 80.

Minhas compras!!! rs rs

Bolsa em patchwork… Fofa, mas estava sem preço.

Linha Kids!!!!

- A loja de artesanato da Cooperativa funciona de domingo a domingo, em horário comercial durante a semana e das 13h às 16h nos finais de semana.

Mas eu ainda estava à procura de um outro tipo de trabalho, estilo enxoval de noiva, que minha mãe conheceu aqui em Aracaju e eu tinha a missão de encontrar lá na Serra do Machado.

A Magda, que me atendeu na loja da Cooperativa, me deu a dica: a costureira que faz esse tipo de trabalho é a Lêda e ela mantém um ateliê em sua própria casa, segundo a Magda, na curva da estrada para Moita (Moita Bonita). Lá fui eu… E depois de bater em três casas diferentes e ser atendida por pessoas super simpáticas, uma mais solícita que a outra, encontrei a casa-ateliê da Lêda:

A Elisângela, que me recebeu, me levou até a lojinha do ateliê, a MARA ENXOVAIS, que estava fechada, mas ela abriu só pra me atender:

Na loja, ela me mostrou um monte de coisas bacanas, boa parte já vendidas, não só para a Capital, mas também para outros Estados, como Bahia e São Paulo. As noivas surtam com a “fineza” das colchas e toalhas:

Conjunto colcha e 4 porta-travesseiros: R$ 330,00.

Conjunto colcha e 4 porta-travesseiros: R$ 380,00.

Jogo de toalhas (02 peças) – R$ 60,00.

O produto não é barato, mas  quem entende do assunto sabe que o trabalho, além de muito valoroso, está com um preço bem mais em conta do que aqui em Aracaju ou em outras capitais. Tipo: essa  colcha que a Lêda está vendendo por R$ 330, em Aracaju não sairia por menos de R$ 500… Então… Compreende-se… As  noivas têm que surtar mesmo… rs rs.

- MARA ENXOVAIS fica na rua lateral da praça da Igreja.

- Telefones: (79) 3449-5053/ (79) 9940-6929.

- Trabalha com ENCOMENDAS. NÃO aceita cartões.

About these ads

11 Respostas para “Artesanato Serra do Machado – SERGIPE”

  1. Lilian 03/05/2011 às 17:32 #

    Isso é Sergipe?? Caramba!!! Estou vendo que não conheço direito o meu Estado. Aqui tem muitos lugares lindos!!!

  2. jaira 10/07/2011 às 17:37 #

    Que legallll!!! Anna, Esse atelier ai de D.Lêda, mãe da Mara que é minha melhor amiga, sempre vou lá com ela e D.Lêda é uma graça de pessoa, faz coisas maravilhosas mesmo, tudo de primeira qualidade……Nosssa, fiquei muito feliz em ver essa postagem. Inclusive elas estão abrindo uma lojinha aqui em Aracaju logo em breve, com tudo isso ai vc vc viu, talvés em Agosto já enaugura. Elfaz umas camisolas MARAVILHOSAS, como tudo que ela faz… Adorei!!!!

    • misscheck-in 10/07/2011 às 18:22 #

      Aaaaaaaaaaaaaaah! Que coincidência!!! Fui lá em março desse ano (2011), logo que comecei com o blogl! Adorei. Minha mãe é fã das colchas da Lêda. Já comprou uma aqui em Aracaju. E outra coincidência: semana passada fui com minha mãe na loja da Serra do Machado no Shopping Jardins. Lá nos falaram sobre a loja que a Lêda está abrindo no centro de Aracaju, na avenida do Hiper Bompreço, não é isso??? Já estou de olho!!! Assim que abrir quero ir lá conhecer!
      Beijão pra ti, Jaira (já estava com saudade de você!)

      • jaira 15/07/2011 às 16:54 #

        Ah sim, a Mara tá abrindo a lojinho provavélmente em Agosto, então a loja do shopping já não vende mais os produtos feito por D. Lêda….Assim que tiver certo a data da inauguração te aviso aqui ok? beijokinhas

  3. Jaíra 31/08/2011 às 20:17 #

    Anna, como eu havia prometido que avisaria quando D.Lêda, juntamente com sua filha Mara abrissem a lojinha aqui em Aracaju. Pois bem, a lojinha já foi inaugurada essa semana. Enxovais Mara, fica na Rua Itaporanga, 265 – galeria Maison Junior – sala 02 – esquina com Av.Gonçalo P. Rollemberg
    (Av.do Hiper bompreço)-Centro. Tem as mesmas coisas que vc viu lá no atelier dela na serra do machado….Muita coisa linda, tudo muito caprichoso, Camisolas e enxovais…Dê uma passsadinha lá com sua mãe p conferir. agora quem quiser os produtos de D.Lêda,não precisa mais ir na serra, rsrsrs.beijokinhas

    • misscheck-in 01/09/2011 às 20:59 #

      Oi Jaira!
      Obrigada por avisar!
      Vou lá conhecer assim que puder. Minha mãe já estava me cobrando notícias… rs rs!
      Abraço,
      Anna

  4. atelie dona netinha 02/01/2012 às 09:42 #

    que lindo! voces estão de parabens…

    • Anna Guimarães 02/01/2012 às 14:24 #

      Obrigada! ;)
      Bacana poder divulgar o que Sergipe tem de melhor.
      Se tiver dicas, pode mandar também. Esse é um espaço aberto para novos lugares e novas amizades!
      Abraço,
      Anna

  5. Cristina 27/08/2012 às 20:12 #

    Oi
    Gostaria de saber mais sobre a cooperativa, como faço pra participar? Tem possibilidade?
    Aguardo resposta.
    Trabalho com barbantes em crochê.
    Obrigada

    • Anna Guimarães 28/08/2012 às 19:50 #

      Oi Cristina!
      Não tenho esses detalhes. Conheci a cooperativa apenas como visitante. Sei apenas que é uma iniciativa para artesãs do Povoado Serra do Machado e adorei conhecer o trabalho deles. Mas, caso more em Aracaju, pode conseguir esta informação no quiosque deles no Shopping Jardins. ;)

      • Cristina 17/09/2012 às 09:43 #

        Obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.115 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: