A Fundação Pedro Paes Mendonça, vamos combinar, transformou a Serra do Machado em uma ilha de desenvolvimento. Levando educação, saúde, habitação e iniciativas comerciais e turísticas para o Povoado, a Fundação tem feito um trabalho valoroso e merece realmente ser reconhecida por isso.
No meio do sertão sergipano, nasceu Pedro Paes Mendonça, “Seu Pedro da Mercearia”, como era conhecido em sua terra natal.
Natural do Povoado Serra do Machado, Seu Pedro, filho de uma família humilde de agricultores, a princípio trabalhou na roça, mas, após alguns anos, em 1935, montou uma pequena mercearia no Povoado. A partir daí, com seu tino empreendedor, foi criando novas possibilidades para seu comércio e, já na década de 60, abre seu primeiro supermercado em Recife.
Anos mais tarde, a rede de supermercados PAES MENDONÇA tornou-se uma gigante no Nordeste e o grupo foi ampliando seus negócios, sendo fundadores da Rede de Supermercados BOMPREÇO. Hoje, o Grupo JCPM é controlado por João Carlos Paes Mendonça e tem investimentos em diferentes ramos comerciais.
A Fundação Pedro Paes Mendonça foi uma iniciativa do João Carlos, filho do Seu Pedro, também natural do Povoado.
A casa onde funcionava a mercearia de Pedro Paes Mendonça, seu primeiro negócio, hoje é uma biblioteca e centro cultural que atende a todos os moradores da Serra do Machado:
Jaqueira no fundo da casa:
O lugar ainda mantém, logo na entrada, seu antigo “purrão”, um grande pote de barro que reservava água fresca para os clientes e viajantes que freqüentavam a mercearia:
A Fundação também mantém um estruturado Centro Educacional, onde as crianças estudam em tempo integral, envolvidas em várias atividades escolares e culturais:
Mas, nossa visita mais demorada foi ao Lar Dona Conceição, cujo nome é uma homenagem à mãe do Seu Pedro:
A Luzia, uma mineira muito educada e receptiva, nos recebeu e foi quem nos acompanhou e nos apresentou tanto o trabalho como as instalações do asilo.
O Lar Dona Conceição é um asilo que atende idosos da Serra do Machado e lhes dá condições dignas de vida, em instalações limpas, bem arrumadas, agregadas à assistência médica nas áreas de geriatria e fisioterapia:
A atmosfera é muito agradável!! E, além da preocupação com a higiene do ambiente e a saúde de seus idosos, a instituição também lhes oferece terapia ocupacional, mantendo uma pequena oficina onde eles são estimulados a realizar tarefas artesanais:
No Lar, conheci Dona Anália!!! Uma graça de pessoa!!! Quando perguntei seu nome, ela de pronto respondeu: “sou Anália, de 16 de julho de 1906”:
Saí de lá muito feliz por saber que iniciativas assim existem!!!! A Luzia, muito legal e super voltada ao trabalho com os idosos, não gosta de fotos e, só porque prometi, não vou colocar uma foto dela aqui!!! rs rs.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Fundação, basta acessar seu site . Eu, particularmente, adorei a animação de abertura, simples, mas muito gostosinha de ver e ouvir.
COMO CHEGAR:
O Povoado Serra do Machado fica entre os municípios de Ribeirópolis e Moita Bonita.
Já fiz um fotoguia da BR-235 , que leva até o local, passando pelo município de Ribeirópolis. Este não é o caminho mais próximo, mas é o mais fácil para quem não conhece a região e as estradas do Estado.
Outra possibilidade de acesso é pela BR-101 Norte, entrando à esquerda em Pedra Branca, sentido Riachuelo. Também é possível seguir pela BR-235 até Itabaiana e, neste município, pegar uma SE (que eu não sei o número) que sai em Moita Bonita.
Fantástico, estava procurando um lugar bonito, mas não tinha foto nenhuma da serra do machado, pois conheci esta loja no shopping de aracaju e me apaixonei, amo tudo que se chama ARTESANATO e encontrei muitas peças cheinhas de história por mãos abençoadas, estou grata por postar essas fotos que para mim tem um significado enorme. Com certeza vou visitar. bjs no coraçao , Tina de Paula
Oi Tina! Espero que realmente tenha a chance de ir até lá. É um passeio bem interessante. Gostei muito.
O artesanato é realmente lindo e as pessoas são muito receptivas.
Quanto à lojinha do shopping, preciso até postar essa novidadee: ela deixou de existir. Agora eles estão com um quiosque bem no início da praça de alimentação do mesmo shopping, quase em frente ao “Kings Kilo” (um self service de bolos e tortas). Achei até mais interessante, já que no quiosque as peças ficam mais expostas e chamam mais a atenção. Espero que dê certo.
Abraço,
Anna
Gostaria de mantem contato com a direção desta fundação.
gostaria se possível esta fundação enviar com breve o telefone para que eu possa entrar em contato com esta fundação para o interesse desta fundação o meu nome é Elenilde SANTOS o telefone é 9995-4386. obrigado
Gostei muito em conhecer este trabalho, ele é rico em conhecimento e cultura, pretendo conhece-lo pessoalmente, sou pedagoga e psicopedagoga, esta historia muito me interessa, parabéns a todos que fazem parte desta equipe. Chrisoleide
Gostaria d fone desta instituição pois quero conhecer de perto o trabalho desenvolvido c idosos pois sou fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Aguardo e agradecida.
Oi Dora
Tudo bem?
Não temos nenhum vínculo com a instituição.
Mas acredito que no site deles você consiga algum contato.
Deixamos o link para o site aí no post.
Abraço,
Anna