Sistema de transporte – LISBOA

5 maio

O sistema de transporte de Lisboa é muito bacana: simples, eficiente e barato. Então, para que você se sinta um lisboeta, tirando de letra o transporte coletivo local, aí vão as dicas!! 🙂  🙂

Na sua primeira saída pela cidade, entre na estação de metrô mais próxima e adquira, de cara, seu CARTÃO VIVA VIAGEM:

frente

 

verso

Esse cartão vai ser seu companheiro de aventuras lisboetas do início ao fim… Além do metro (metrô), ele também garante acesso aos eléctricos (bondes) e autocarros (ônibus).

O VIVA VIAGEM é adquirido em qualquer das máquinas de bilhetes espalhadas pelas estações de metrô da cidade:

 O sistema da máquina é super fácil , não tem errada, até porque, o melhor de Portugal… É que está tudo em Português… kkkkkkkkkkkkk… Vamos combinar, faz toda a diferença!!!!

Na tela inicial, para adquirir o CARTÃO, basta clicar na opção indicada:

 O cartão custa 0,50 centavos de Euro e, na tela seguinte, você seleciona quantos cartões quer adquirir:

Na terceira tela, você seleciona os valores a serem carregados no seu cartão:

Na minha opinião, para quem vai bater Lisboa de canto a canto, indo e voltando de tudo quanto é jeito (autocarro, metro e eléctrico), a melhor opção, sem dúvida, é o bilhete 24h, que custa 3,95 Euros. O melhor é que ele dura por 24 horas mesmo e não por dia, como acontece em Paris. Se você compra-lo, por exemplo, às 13h de hoje, ele vale até as 13h de amanhã e, nesse período, você anda nos transportes já citados de forma ilimitada. BOM “DÊMAIS”!! Nesta opção, Carris/Metro 24h, ao carregar, você ainda pode optar pelo número de viagens, ou seja, de títulos 24 horas a serem creditados no cartão. Assim 1 viagem = 24; 2 viagens = 48 horas e por aí vai:

Para pagamento, a máquina aceita tanto moedas quanto cédulas de até 20 Euros:

 O troco e o recibo saem por uma abertura logo abaixo do monitor (confira na primeira foto).

Para recarregar seu CARTÃO VIVA, basta inseri-lo na opção do centro, em verde, onde está indicado “CARTÕES” (foto acima), e seguir as instruções da máquina (já mostradas nas fotos anteriores).

Para entrar e sair do metrô, não precisa enfiar o cartão em nada… rs rs… Basta passar no sensor:

E nos autocarros e eléctricos basta passar seu cartão no pequeno sensor que fica logo na entrada do veículo. O da foto abaixo é o de Porto, mas  tá valendo… rs rs, pois é bem parecido com o de Lisboa… Esqueci de tirar foto 😦  

O cartão VIVA também vale no Elevador da Glória. No Elevador de Santa Justa, você passa o cartão e paga apenas a metade do bilhete, ou seja, 1,50 Euro (inteira = 3 Euros).

Observação importante: Sem o cartão, ou com o cartão descarregado, você pode comprar o bilhete, avulso, no próprio transporte (ônibus ou bonde) e, só para comparar, uma viagem de autocarro (ônibus) custa 1,50 Euro e os eléctricos (bondes) retrô  (os antiguinhos bonitinhos… linhas 12 e 28) custam 2,50 Euros. Note como o passe VIVA 24h sai bem mais em conta: por 3,95 Euros você anda em tudo, sobe e desce, desce e sobe, quantas vezes quiser, durante as 24 horas… #ficaadica total…  rs rs.

Bilhete avulso para uma única viagem, para quem não possui o CARTÃO VIVA VIAGEM.

 
Mais informações, nos sites Carris.PT  e Metro de Lisboa .
 
 
Publicidade

10 Respostas para “Sistema de transporte – LISBOA”

  1. Santana 06/05/2011 às 10:24 #

    Você fotografou tudo, heim?, gostei.
    Com tudo “mastigadinho” assim, não tem como ficar perdido em Portugal.Rs rs rs. Depois dessas informações sobre o transporte público de Portugal, fiquei com uma inveja danada.
    E pensar que nós baianos, há mais de dez anos que estamos esperando a conclusão da obra do metrô de Salvador, que são apenas poucos KM e mesmo assim não dão certeza de quando vamos ter o prazer de viajarmos de metrô na Bahia.

    • misscheck 06/05/2011 às 10:32 #

      Pois é!!!! Mas enquanto o “nosso” não vem… Portugal chama por ti!!!! rs rs.

  2. Gina 07/05/2011 às 23:22 #

    Ai que saudade de Lisboa!
    Lá não peguei engarrafamento, andei “de um tudo”: metro, eléctrico, autocarros (da Carris) e tudo com um cartãozinho parecido com esse aí, que recarregava e usava outra vez. Fiquei viciada!! Pior foi acostumar com o “buzu” cheio qdo cheguei e o empurra-empurra.
    Quem disse que teremos metrô? Aquilo é, no máximo, um ferrorama que liga nada a lugar nenhum!!! Quero voltar a Portugal!!!Paris!!! Viena!!!Buaaaá…

  3. Luiz 06/01/2014 às 02:31 #

    Oi!!!
    Seu blog é simplesmente maravilhoso. Todas as dicas são hiper pertinentes e muito bem explicadas. Você está de parabéns!!! Junto com a narrativa de suas aventuras – bem engraçadas algumas (rs) – em suas viagens você faz um grande serviço de utilidade pública.
    Irei em breve a Portugal e a Paris e seus conselho estão me ajudando muito. 😉
    Muio obrigado!!!

    • Anna Guimarães 06/01/2014 às 11:15 #

      Oi Luiz!
      Obrigada 😉
      Qualquer coisa, estamos sempre por aqui… Disposto a ajudar no que for possível.
      Abraço,
      Anna

  4. Anna Patricia 27/05/2014 às 04:18 #

    Oii! Eu gostaria de saber, se o cartão ele é válido para usar em todos os locais de Lisboa. Me deram uma informação que o cartão ao passar na maquina, ele diz até onde a pessoa esta autorizada a ir, como se fosse o limite do cartão. E que se a pessoa tentar ultrapassar o limite, paga uma multa de 200 a 300 euros, gostaria de saber, se é verdade.

    • Anna Guimarães 27/05/2014 às 22:00 #

      Oi Anna!
      Tudo bem?
      Essa informação eu desconheço.
      O que aparece (ou aparecia) na máquina são esses passos que aparecem no post.
      Quando estive em Lisboa, como disse, era possível rodar 24h, no metrô, nos ônibus, nos bondes sem problema, por todos os lados da cidade. Diferente de Paris, não havia uma limitação de bilhetes por zonas, por isso, inclusive, acho o transporte de lá mais rentável que o de Paris 😉
      Abraço,
      Anna

  5. Felicíssimo Borges 13/02/2016 às 15:36 #

    Em Paris tem o Veja Paris por uma Semana. Com tal cartão se pode andar por toda a Grande Paris. Em Lisboa existe algo semelhante? Estamos indo em agosto para lá.

    • Anna Guimarães 15/02/2016 às 09:14 #

      Olá Felicíssimo
      Tudo bem?
      Quando fui, usamos apenas o cartão Viva mesmo.
      Mas havia a opção de carregar o cartão com vários dias.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Arrumando as malas – PORTUGAL | Miss Check-in - 05/06/2016

    […] – Como usar o transporte público de Lisboa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: