O Cais da Ribeira é onde tudo acontece em Porto. Bares, restaurantes, artesanato, tudo pode ser encontrado ali, às margens do Rio Douro.
A atmosfera do lugar é uma delícia e, com certeza, em sua primeira vez em Porto todos os caminhos te levarão à Ribeira. É o destino natural da “turistada”.
E em Porto, não há como escapar, todos os caminhos também te levarão ao famoso e delicioso Vinho do Porto. Há vinho por todos os lados e preços que fazem qualquer um, mesmo aqueles que não estão nem aí pra vinho, querer aproveitar a “liquidação”: vinho do Porto por qualquer 5 Euros não é todo dia que se encontra. Foi assim que, caminhando pela Ribeira, me deparei com a Mercearia Garrafeira Ribeira do Porto.
A vitrine abarrotada de vinhos lindos, envelhecidos e baratos, de cara, me chamou a atenção.
Não bastasse isso, o estilo “bodega do Seu Manoel”, simples e simpático, me conquistou.
E, fato, a variedade e os preços dos vinhos são realmente um convite e uma tentação.
Em 2009, saí de lá com uns seis litros 10 anos, 20 anos, miniaturas e lá vai. Agora em abril (2011), claro que levei a família para conhecer e, só pra variar, eles surtaram.
Novamente fizemos umas comprinhas, imperdíveis e inevitáveis (não dá pra perder essa oportunidade):
(Sei que é deselegante falar preço de presente, mas é por uma causa nobre! rs rs)
Fora isso, o atendimento é muito familiar. Bem de acordo com o estilo do lugar, trata-se de um comércio de família, onde trabalham marido, esposa e filhos (ou filho, não sei, só vi um), todos muito educados e atenciosos.
Essa é a minha dica, mas por lá você vai encontrar muitas opções como esta. Assim, em se tratando de vinhos do Porto em Portugal, cada um constrói a sua história. A minha indicação é: em Porto, adote uma mercearia. Eu adotei a minha:
Para encontrá-la, basta caminhar no trecho de restaurantes e lojas localizados entre a Praça da Ribeira e a Ponte D. Luis, à margem do Rio Douro (ela está aí, nesse “miolo” que aparece na foto):
– Todas as informações se referem a abril de 2011.
– Mais sobre compras em Portugal em Portugal.Compras.
– Todos os posts de Porto eu dedico à web-amiga Lais Nascimento, que uma hora dessas está por lá, curtindo essa cidade linda, e mesmo assim sempre arruma um tempinho para mandar notícias.
O meu Porto Cruz, 10 anos, em embalagem de madeira, continua intacto, inviolável, rs rs.
A parentada e os amigos vivem “doidos”, para dar uma bicada no meu vinho. Mas, eles vão continuar só na vontade, porque não tenho planos para me desfazer da minha joia!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk Sei bem como é.
Tenho um aqui (não tão elegante quanto o seu rs) que também não tenho coragem de abrir.
Trouxe um para meu avô em 2009. Ele foi menos apegado que nós. Bebeu todinho na primeira semana, depois encheu de vinho Canção e colocou na estante! Garoto esperto!
Adoro seus post. O único probleminha é que dá vontade de conferir na hora. kkkkkkkk…
Portugal deve ser uma delícia, tá na minha listinha…
Sempre ligadinha aqui.
Bjux!
Cintia! Portugal chama por ti! kkkkkk
Sério! Tenho certeza que vc vai gostar muito… Dos lugares, das pessoas e da comida! E os quilinhos a mais dá pra perder no retorno, sofrendo de saudade…kkkkkkkk
Bjo
Pode ter certeza que vou adotar uma, quando retornar a Portugal, rsrs. Amei rever Porto. Deu uma saudade!!! O passaporte ficou todo nervosinho… kkkkkk
Bjs
Nem me fale Gina!
Portugal terá sempre aquele gostinho especial de sentir meio que em casa.
Bom demais!
Valeu a dedicatória! Minha perna doeu só de olhar as fotos, Subo e desço essas ruas e ladeiras querendo olhar tudo!rss Mas por enquanto to na cerveja. Você provou as cervejas???? #dicadepost#
Hum! Cerveja não!
Esse post vai ficar por sua conta, nossa correspondente internacional em Portugal (melhor que o Pedro Bassan kkkk)!
Vai tirando foto kkkkkkkkkkkkk
E Paris? Amou?
Beijo