Praia do Carro Quebrado – Litoral Norte – ALAGOAS

22 fev

Era uma manhã de dezembro <de 2014> e eu estava em Maceió, querendo que caísse do céu um destino inusitado para mim, ali pela AL-101 Norte. Feriado prolongado, tudo meio que lotado, e eu só queria um lugar meio esquecido.

Vista do Mirante da Praia da Sereia - ALAGOAS

Vista do Mirante da Praia da Sereia – ALAGOAS

Foi assim que, já quase desistindo, resolvi arriscar.  Estávamos sentados no Mirante da Praia da Sereia, perto do hotel, quando uma família de Maceió se aproximou, tirou várias fotos e, antes de saírem, uma das crianças perguntou: “vamos pra onde agora?”. Um dos adultos respondeu: “Barra de Santo Antônio”.  Pronto. Era o sinal que eu queria: um nome e uma direção. 20 km após nosso hotel (em Riacho Doce, a aproximadamente 35 km do centro de Maceió), pela AL-101 Norte, chega-se à entrada da Barra de Santo Antônio:

Entrada para Barra do Santo Antônio - AL-101 NORTE

Logo na entrada, fomos abordados pelo pessoal que fica por ali, oferecendo passeios de buggy. Eles não sabiam, mas ouvi todo o texto publicitário, com fotos e preços, pensando apenas em como enfiar o C3 nos lugares que eles estavam mostrando.  E assim seguimos, com C3 e sem tração, em busca do nosso destino perdido.

Praia do Carro Quebrado - ALAGOAS

Chegando em  Barra do Santo Antônio, uma ponte  te leva ao outro lado do rio, para a Ilha da Crôa, onde você terá acesso às praias da região.

Ponte para a Ilha da Crôa - ALAGOAS

A praia do Carro Quebrado é um dos principais atrativos desse passeio e o pessoal dos buggys, lá da entrada, entre outras coisas,  oferece  uma parada nessa praia, conhecida por suas falésias e areias coloridas.

Carro Quebrado - ALAGOAS

Nós seguimos por conta e risco na nossa teimosia. Chegando à praia da Ilha da Crôa, basta ir seguindo  a rua que, de perto ou de longe, basicamente, vai  acompanhando a linha da praia, sentido norte < fatalmente será preciso recorrer a um e a outro morador pelo caminho, nem que seja para confirmar se está indo na direção certa > Dá pra chegar? Dá. Desde que você não tenha tanto apego ao seu veículo e esteja pronto para a possibilidade de atolar e/ou furar o(s) pneu(s).

Estrada para a Praia do Carro Quebrado - ALAGOAS

São aproximados cinco quilômetros – de estrada arisca –  da Ilha da Crôa até o primeiro ponto da Praia do Carro Quebrado. E assim, chegamos (ilesos):

Chegada a Praia do Carro Quebrado - ALAGOAS

A praia realmente é imponente… E linda. Mesmo sem nenhuma estrutura, atrai um fluxo considerável de banhistas nos feriados e finais de semana.

Primeiro trecho da Praia do Carro Quebrado - ALAGOAS

E esse primeiro trecho é o ponto de encontro de locais, turistas e bugueiros.

???????????????????????????????

Mas a gente ainda tinha a sensação de que havia algo mais. Eu ainda estava em busca do meu destino perdido, quando  um rapaz nos abordou e garantiu que havia um trecho ainda mais bonito e pouco frequentado, mais ao norte,  depois “daquela ponta” das falésias. Certo! Fomos… Mais terra, mais poeira, por dentro de canaviais intermináveis, seguindo sempre ao norte. Por sorte, o mesmo rapaz que deu a dica,estava conduzindo um outro grupo e, quando achamos que estávamos perdidos, eles apareceram e nós os seguimos.

Por dentro dos canaviais, a caminho do Carro Quebrado.

Estacionamos no alto do morro e descemos até a areia da praia  ainda desconfiados.

Carro Quebrado-AL

Uma barraquinha de palha, um paredão de falésias e uma praia inteira só pra nós. Era tudo o que eu queria.

Barraca da Elma - Carro Quebrado - ALAGOAS

Os buggys não chegam nesse ponto  e esse finalzinho da praia, até o Pontal do Gamela ( a extremidade da praia que aparece na foto acima) ficam esquecidos, prontos para saciar com paz e beleza a sede dos espíritos mais desbravadores.

Pontal do Gamela - Carro Quebrado - ALAGOAS

Eu já estava satisfeita com toda aquela atmosfera paradisíaca e excêntrica, sentadinha na minha cadeira de praia com minha coca-cola…

Carro Quebrado - ALAGOAS

Quando a Elma, dona da barraca, chegou com um sorriso tão sincero, oferecendo uma porção de lagostins, que não pude resistir.

Praia do Carro Quebrado - ALAGOAS

Eu nem era fã de lagostim, mas a simpatia e simplicidade da Elma me ganharam de tal forma, que… “desce uma porção de lagostim”.

Lagostim da Elma - Carro Quebrado - ALAGOAS

E então… Aquele gostinho de cebola na manteiga com o lagostim macio, fresquinho,  e aquela vista para me lembrar que na próxima segunda eu não estaria ali. Menos que isso já seria suficiente, mas já que a praia veio com pacote completo… relaxamos e aproveitamos 😉

Carro Quebrado - ALAGOAS

Comemos, batemos papo, curtimos a rede, fizemos amizade com a Charlô e a Charlotte (as duas cadelinhas da Elma)…

Charlô e Charlotte - Praia do Carro Quebrado - ALAGOAS

E fomos conhecendo a família. O filho da Elma, o Claudemir, foi o rapaz que nos abordou lá no primeiro trecho da praia e nos deu a dica de seguir adiante. O esposo dela, conhecido como ‘Nêgo do Buggy branco’, também faz transporte de turistas e,pode, inclusive, pegar você na Ilha da Crôa ou na Barra, caso não queira chegar até lá < a praia da Elma> em carro próprio.

Elma e Nego do buggy branco

Mais que a praia, o jeito sorridente da Elma foi para mim, particularmente, o up do passeio. Ela fala sorrindo que já perdeu sua barraca (sua fonte de renda) e todos seus utensílios algumas vezes, porque a maré levou tudo.

Barraca da Elma - Carro Quebrado - ALAGOAS

Sorrindo também ela conta que qualquer dinheiro que entra no dia já ajuda e sorrindo ela segue, todos os dias, para sua barraquinha de palha em uma praia esquecida.

Barraca da Elma - Carro Quebrado - ALAGOAS - Litoral Norte

Vendo a Elma sorrir, quando eu, no lugar dela, estaria reclamando, fui também repensando o meu caminho e… Acabou que o meu destino perdido também era uma lição de vida, de gente simples que escolheu pintar seus dias com sorrisos. #hashtag FicaDica 😉

Carro Quebrado - Miss Check-in - ALAGOAS

NO MAIS

– A porção com seis lagostins na barraca da Elma, custou, em dezembro de 2014, R$ 50,00 ( tudo no dinheiro);

– Chegar ao trecho da praia onde fica a barraca da Elma é bem complicado e o meu conselho é que você busque seguir com alguém que conheça o local ou siga pela faixa de areia da praia, sentido norte, até bater lá.

– O marido da Elma, o Nego do Buggy branco, além de te levar sem “aperreio” até lá, também faz outros passeios pela região e, caso tenha interesse, pode acertar seu passeio com ele através dos telefones:(82)9399-6862 ou (82)9349-1970(Claudemir).

– Alguns passeios de lancha (não todos), tipo aqueles que visitam as piscinas naturais de Paripueira, também chegam à Praia do Carro Quebrado. Informe-se ao comprar seu pacote.

– Como foi dito, Barra de Santo Antônio fica na AL-101 Norte,  a 20km do Riacho Doce, na saída norte de Maceió.

 

Anúncios

4 Respostas to “Praia do Carro Quebrado – Litoral Norte – ALAGOAS”

  1. Eduardo Santos 23/02/2015 às 10:28 #

    Oi Anna, tudo bem. Já vai fazer 1 ano que estivemos aí em Aracaju, mas, parece que foi ontem. Aproveitei muito suas dicas e, agradeço novamente sua ajuda.
    Estivemos em Alagoas em 2012 e gostamos muito de lá, mas, esse lugar maravilhoso (carro quebrado) não chegamos a conhecer.
    Espero fazer outras viagens, inclusive ao exterior se Deus quiser e, voltarei a pedir sua ajuda se não se importar.
    Deus abençoe sua vida, sua casa, sua família e seus projetos. Até.

    • Anna Guimarães 24/02/2015 às 10:30 #

      Oi, Eduardo!
      Obrigada de coração pelo comentário e pelo carinho.
      Quando voltar a Alagoas, não deixe de ir. É muito bonito.
      E se precisar de qualquer ajuda, já sabe que a casa é sua. Entre sem bater rsrsrs
      Estamos aqui pra isso. É um prazer poder contribuir, de alguma forma, com seus planos de viagem.
      Abraço,
      Anna

  2. Isolda Silva 18/03/2015 às 22:12 #

    OI Anna. Tudo bem? Estou começando a trabalhar com excursões. Tudo muito assim, juntar uma turma boa, que goste de se divertir e descobrir novos trechos… desbravar.. e o seu blog tem sido muito inspirador para mim. A primeira postagem sua que li foi com relação ao Baixios. O lugar, a Pousada Angá, me inspirou a levar meus amigos para lá.
    Obrigada por suas dicas e pela forma tão “você” de descrever os locais e partilhar isso conosco.
    Se for possível, gostaria de mais dicas de locais tranquilos, como essa Praia do Carro Quebrado que vc visitou/ desbravou. Me deixou com água na boca.
    Deus continue abençoando vc, sua família, seus projetos e sonhos.
    Abraço, Isolda

    • Anna Guimarães 19/03/2015 às 08:38 #

      Oi Isolda!
      Que comentário lindo!
      Obrigada de coração pelo carinho.
      Vou conferir aqui alguns lugares que talvez possam te interessar e mando por e-mail pra você.
      Abraço apertado,
      Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: