Xingó: o disputado passeio pelos cânions do Rio São Francisco – SERGIPE

8 mar

Xingó, do tupi, rio sobre pedras, sem exagero, é uma das paisagens mais estonteantes do Nordeste. Está no município de Canindé de São Francisco/SE, a 213 km de Aracaju, no extremo norte do Estado, naquela ‘pontinha’ da tríplice divisa BA-SE-AL.

sergipe_mapa_canindé

A paisagem consiste em uma bela e extensa muralha rochosa, estilo cânion, às margens do Rio São Francisco, resultado do represamento das águas do rio para a Usina Hidrelétrica de Xingó.

No Carnaval de 2011, acertei o passeio por telefone mesmo, com a Nozes Tour . Por 170 reais por pessoa,  inclui translado (ida e volta) Aracaju/Canindé e o passeio de catamarã pelo Cânion do São Francisco (valor atualizado em julho de 2016). O pagamento pode ser feito no dia do passeio, com o motorista da van, em dinheiro ou cartão (Visa, Mastercard e AmEx).

Em Julho de 2016 fizemos esse passeio com a Agência o Pioneiro. Confira aqui.

Na van da Nozes Tour, a viagem até Canindé dura aproximadamente três horas. O catamarã sai do famoso restaurante flutuante Karranca’s. O almoço é por sua conta e, a depender do horário do seu barco, você só almoçará após retornar do passeio pelo rio.

#ficaadica1 – para evitar filas ao retornar do passeio de barco, compre seu ticket de almoço logo ao chegar no restaurante.

#ficaadica2 – o passeio de catamarã é vendido no próprio restaurante (primeiro balcão à esquerda, logo na entrada do local).

#ficaadica3 – para o embarque no catamarã, é feita a chamada pelo microfone, por ordem de chegada. Fique atento para não perder sua vez.

A viagem de barco (ida e volta) dura cerca de três horas de paisagens majestosas. Sobretudo para quem vem a Sergipe, não esticar até o cânion é quase um pecado. A força da natureza e todo aquele feitiço do Rio São Francisco são revigorantes.

Toda a navegação, ao som de Luiz Gonzaga,  tem um destino, a Gruta do Talhado, o ápice do passeio. Nesse ponto, paramos para o tão esperado banho, com espaguete flutuante e tudo.

Na parada, ainda é possível pegar um barquinho para penetrar no estreito da gruta. O barquinho custa 5 reais por pessoa e o valor deve ser entregue ao próprio barqueiro. O percurso é curtinho, mas vale cada remada.

Depois da parada, retornamos ao Karrancas para almoçar e, então, ir embora. O catamarã também conta com um bar, servindo bebidas e alguns petiscos durante a viagem, mas nada está incluso no valor do passeio, ok?

ALMOÇO NO KARRANCA’S:

O almoço custa 30 reais por pessoa. É um preço fixo. Você compra o ticket e troca por uma pulseira que permite consumo ilimitado no buffet.

A comida é simples, tipo comida caseira. Há uma certa variedade, entre carnes, saladas e algumas massas, como macarrão e lasanha. Eu amei a isca de peixe (1ª foto), lambuzada em um molhinho de salada (desses de supermercado). Meus “comparsas” de viagem amaram a carne do sol:

DOCES CASEIROS DA DONA NENA:

O retorno para Aracaju ainda reserva uma parada na Casa de Doces Caseiros da Dona Nena, localizada à margem da rodovia, no município de Nossa Senhora da Glória. Sua umbuzada (algo tipo suco de umbu com leite) já foi indicada pela apresentadora Regina Casé no Programa “Um Pé de Quê?” do Canal Futura (durante o passeio o  VT é exibido na van).

  Uma casinha daquelas de beira de estrada, com quintal florido, mas recheado de guloseimas regionais.  É famoso pela variedade de doces caseiros e entre os mais disputados estão o doce de pimenta e as bolinhas de queijo.

Doce Caseiro Glória

NOTA ZEEEERO:

Fizemos o passeio ontem (07/03/2011), segunda-feira de carnaval. Gente… O barco estava simplesmente lotaaaaaaaado. Achei uma falta de senso e respeito lotar uma embarcação cujo trajeto a percorrer é a maior parte do passeio. Os últimos grupos a serem chamados sequer encontraram lugar para sentar e foram obrigados a viajar em pé e no sol. O passeio não é barato e deveria garantir um mínimo de conforto aos turistas. Lotação e muvuca já temos no nosso dia a dia… no banco, no supermercado, no trânsito.

   

#ficaadica4 – Enquanto a MF-TUR não se toca, o melhor a fazer, caso você tenha esta opção, é não marcar este passeio em feriados  muito disputados como carnaval e reveillon. Se estiver de férias, opte até mesmo por dias de semana. Você, certamente, fará uma viagem bem mais agradável.

Conheça outra opção para este passeio, em embarcações menores, partindo da margem alagoana do Velho Chico. Confira aqui.

Nota Deeeez para os turistas que, apesar do aperto e do calor escaldante, dançavam e cantavam o tempo todo, super animados. Bom humor é igual blusa branca… Cai bem com tudo!

Obs.: As informações desse post foram atualizadas em 2014.

INFORMAÇÕES SOBRE O CATAMARÃ:

Empresa: MF-TUR

Horários:  11:00h (horário fixo, de terça a domingo). Todavia, há horários extras que poderão ser conferidos no próprio site da empresa.

Site:  http://www.mturxingo.com.br/

E-mail: reservas@mturxingo.com.br

Horários e reservas – clique aqui 

Telefones: (79)9972-1320/ (79)3346-1184/ (82) 9986-2038.

EMPRESAS DE TURISMO:

Nozes Tour: (79) 3243-7177 (confira roteiros e valores da Nozes em  ROTEIROS NOZES TOUR 2015 )

Impacto Turismo: (79) 8802-0513

Outras agências parceiras no site da MF-TUR .

MUITO ÚTIL – Uma opção muito bacana para chegar ao Cânion, que pesquei no blog algorelevante.com.br, é a lancha do  O Pioneiro, que parte de Delmiro Gouveia, município alagoano próximo a Canindé, partindo para o Cânion  sem o aperto, a muvuca e os horário fixos da MF-TUR. Confira as dicas detalhadas do Algo Relevante sobre este passeio aqui.

– Todas as informações constantes nesse post referem-se a fevereiro de 2011. Atualizadas em 2014 e 2016 😉

– Confira o post sobre nosso passeio com a Agência O Pioneiro, partindo de Olho d’Água do Casada/AL. Mais barato e menos muvuca.

UMA VEZ EM SERGIPE, APROVEITE TAMBÉM PARA CONHECER A FOZ DO VELHO CHICO:

Como chegar a Foz do São Francisco partindo de Aracaju.

Delta do Velho Chico.

Piaçabuçu – Alagoas.

– Confira todas as nossas dicas sobre Aracaju e região em Aracaju – Post a Post.

– Para saber como chegar à rodovia de acesso à Rota do Sertão, leia Fotoguia da BR-235.

Para quem está em Aracaju, uma boa opção para aproveitar o passeio com tranquilidade é pernoitar na região. Uma ótima dica é dormir em Piranhas, vizinha a Canindé, na margem alagoana. Confira nossa dica de hospedagem na cidade aqui.

 

NO INSTAGRAM – @misscheck    você vai encontrar fácil nossas dicas de Sergipe e Aracaju  através das hashtags:

#sergipenomiss

#aracajunomiss

 

Anúncios

17 Respostas to “Xingó: o disputado passeio pelos cânions do Rio São Francisco – SERGIPE”

  1. hickribeiro 12/03/2011 às 14:20 #

    Imensa saudade de minha terra natal. “(…) As aves que aqui gorjeiam não gojeiam como lá (…)”, Gonçalves Dias.
    Sinto falta do belo rio a banhar seu território, das belas praias, de encher os olhos. Do gosto da mangaba, da serra de Itabaiana. Saudade de minha Sergipanidade.

    • misscheck 12/03/2011 às 15:38 #

      Olá Hick!!! Por andas agora???? Sempre que quiser matar a saudade, dá uma passadinha por aqui. Pretendo postar coisas legais sobre Sergipe e sobre a nossa “pequena notável”… Aracaju!!!

      • hickribeiro 13/03/2011 às 10:50 #

        Moro há 11 anos no Ceará, Juazeiro do Norte. Sempre, quando dá, eu dou uma ‘passadinha’ em sergipe. O bom é que sempre volto aos mesmos lugares,sem deixar de conhecer outros, e é sempre diferente.

  2. Osni 05/01/2012 às 15:36 #

    meu Deus, eu tomei banho nessa maravilha de rio, lá pertinho da gruta do talhado… é maravilhoso!

  3. Anita 17/02/2013 às 11:22 #

    Em março viajarei para Aracaju e estou adorando suas dicas!

    • Anna Guimarães 17/02/2013 às 14:10 #

      Oi Anita.
      Obrigada.
      Precisando de qualquer ajuda, é só falar, viu?
      Estamos à disposição.
      Espero que você tenha uma excelente experiência aqui em Sergipe 😉
      Abraço,
      Anna

  4. davidoff classic 02/03/2013 às 18:04 #

    Hello there, You’ve done an incredible job. I’ll certainly digg it and personally recommend to my friends.
    I’m confident they will be benefited from this site.

  5. Viviane 02/01/2015 às 19:05 #

    Quero Parabenizá-los pelo site, está muito rico em informações e fotos belíssimas! Estava procurando informações sobre o passeio em Brejo Grande, e somente aqui achei informações bem detalhadas do passeio. Parabéns!!!

    • Anna Guimarães 05/01/2015 às 16:41 #

      Oi Viviane!
      Obrigada pelo retorno 😉
      Qualquer coisa, se tiver alguma dúvida, ou qualquer outra questão, pode entrar em contato pelo e-mail
      misscheck-in@hotmail.com
      Se puder ajudar, será um prazer.
      Abraço

  6. Andrea Firpo 16/11/2015 às 11:05 #

    Oi, achei vc por indicação e adorei suas dicas.Mas preciso de outras srsrrs . a seguir: Sairei do Rio na terça de Carnaval e ficarei até domingo em Aracaju, Não conheço nada. Meu pai era sergipano e sou louca para conhecer Aracaju e arredores. Não posso deixar de ir ao Xingó e nem em Piranhas. Tenho dúvidas: vou direto na terça de carnaval ou vou no final da viagem? o que estará menos cheio? Não gostamos de muvuca srsrrsrs
    2 diárias são suficientes para conhecer ambos os lugares?
    Irei com meu marido por conta própria e alugaremos um carro. Aceito sugestões, muito obrigada e parabéns !!!

    • Anna Guimarães 16/11/2015 às 11:48 #

      Oi Andrea
      Acho que duas diárias são suficientes sim.
      Para fugir da muvuca, acho que melhor seria fazer o passeio pelo O Pioneiro, como indiquei no post.
      Mas se escolher dias mais tranquilos, como a quinta ou sexta, é bem provável que consiga fazer o passeio com tranquilidade
      pela MF-Tur ( o catamarã que mostro no post)
      A data para ir vai depender muito do seu roteiro de viagem. Mas vale considerar que Piranhas tem festa de Carnaval, então, melhor
      deixar para ir a partir da quarta-feira.
      Será que ajudei?
      Qualquer dúvida, estou por aqui 😉
      Abraço,
      Anna

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cânion do Xingó: como visitar o belíssimo atrativo que projetou o Sergipe no mapa turístico nacional | MATRAQUEANDO - 27/09/2013

    […] list de muitos viajantes e começou a aparecer em blogs bacanas como o Ziga da Zuca, Outros Aires e Miss Check-in. Mas o relato da Pati Papp do Coisas de Mãe (que viajou com os dois filhos pequenos) foi a cartada […]

  2. Pousada em Piranhas? PORTO DE PIRANHAS é a nossa dica. | Miss Check-in - 11/11/2013

    […] – E para saber mais  sobre o passeio ao Xingó, leia nosso post sobre o cânion aqui. […]

  3. Passeio pelo Cânion do Rio São Francisco partindo de Olho D’Água do Casado/ALAGOAS | Miss Check-in - 11/09/2016

    […] Confira nossa experiência com a Nozes Tour aqui. […]

  4. Como chegar à Foz do Rio São Francisco partindo de Aracaju/SE | Miss Check-in - 17/09/2016

    […] – Xingó: passeio partindo de Canindé do São Francisco/SE. […]

  5. RESTAURANTE CASTANHO – verde, rede e boa comida no Cânion do Velho Chico – ALAGOAS | Miss Check-in - 23/01/2017

    […] – Xingó: nosso passeio no catamarã da MF-Tur. […]

  6. MIRANTE DO TALHADO – a terra encantada do Seu José Francisco – CÂNION DO VELHO CHICO.ALAGOAS | Miss Check-in - 29/01/2017

    […] – Xingó: nosso passeio no catamarã da MF-Tur. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: