Não bastasse a vista agradável do centro de Aracaju e sua localização privilegiada, na ‘pontinha’ da Praça da Catedral, o Cacique Chá vai além de uma boa dica de restaurante no Centro da cidade.
“Bar, restaurante e boite, iniciou suas atividades em 1950, pelas mãos do empresário e fotógrafo Artur Costa. O Cacique Chá foi a primeira boite familiar de Aracaju, ponto de encontro da high society nos sábados à noite. Os ingressos para as mesas, com quatro assentos, eram confeccionados em cartões postais, com fotografias em miniatura dos pontos turísticos da cidade. O traje passeio completo era obrigatório para os homens. Já as senhoras e senhoritas esmeravam-se em comparecer com seus melhores e caros vestidos.” (Texto de Murilo Melins em ‘Aracaju Romantica que vi e vivi, anos 40 e 50’, Editora Unit)

Cacique Chá – 1978 – imagem disponível em http://aracajuantigga.blogspot.com.br
O novo bistrô, reaberto em março de 2015, é um reencontro com a ‘Aracaju’ da década de 50 e um convite à apreciação, já que suas paredes preservam os painéis originais de Jenner Augusto, cuidadosamente restaurados na recente reforma do local.
Dito isto – e não bastasse tudo isso – O Cacique Chá reabriu com uma nova proposta e, agora, em suas instalações funciona um restaurante-escola do Senac. A implicação desta informação é que todos os funcionários estão em treinamento, mas o atendimento é atencioso e a comida é ótima. Uma dica tipo ‘eu como cultura‘ para deixar seu passeio pelo centro de Aracaju bem redondinho 😉
Os pratos são individuais e , como cortesia, eles servem uma entrada simples de torradinhas, suave creme de queijo e tomates-cereja (observe, entretanto, que as entradas do cardápio são por sua conta).
Para almoçar, nós gostamos muito da moqueca sergipana de camarão com pirão.
Entre as opções ainda estão os pratos tradicionais do Bistrô, que integram o cardápio do Cacique Chá desde sua primeira inauguração, em 1950: Vaca Atolada de Jenner Augusto (o prato preferido do artista), o Cozido Sergipano e o Cachorro-quente de “ Seu João do Parque” 😉

Vaca Atolada de Jenner Augusto – Cacique Chá
Mas o que me conquistou de verdade foram as sobremesas. Fiquei fã… do sabor e do preço – R$ 6,50 o Brownie de amêndoas com sorvete de tapioca < agora, qualquer voltinha pelo Centro termina com um docinho no Cacique chá 😛 >
E outra tentação, que quebra toda e suja tudo na hora de comer, mas vale cada ‘melada’ de açúcar na calça: mil folhas de laranja e chocolate em nuvem de açúcar ❤
Após a refeição, aproveite para visitar a exposição permanente sobre a vida e obra de Jenner Augusto, no salão central do Bistrô. Pintor e ilustrador sergipano com obra divulgada internacionalmente, tem entre seus feitos as ilustrações do romance ‘Tenda dos Milagres’ de Jorge Amado (a arte que ilustra a capa original do livro é assinada por Carybé).
LOCALIZAÇÃO
O Cacique Chá funciona na Praça Olímpio Campos – Praça da Catedral de Aracaju, atrás das Praças Fausto Cardoso e Almirante Barroso – bem na esquina da Rua Itabaiana com a Rua Propriá. Confira no mapa:
O Bistrô está bem próximo da Rua do Turista – instalada no antigo prédio da Escola Normal – com lojinhas de artesanato, cinema e praça de alimentação. Vale a visita!
Saindo da Rua do Turista, no seu lugar, eu também não perderia a chance de conhecer a bela Catedral Metropolitana de Aracaju, inaugurada em 1875.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CACIQUE CHÁ
Segunda a sexta, das 09h às 19h.
Sábado, das 10h às 14h.
Almoço: segunda a sábado, das 12 às 14h.
Lanche: segunda a sexta, a partir das 14h.
– ACEITAM CARTÕES
– A conta não inclui taxa de serviço < mas, se o serviço agradou, é sempre elegante incluir , não é mesmo? >
– Nos dias de semana há mais movimento na hora do almoço e o atendimento tende a ficar mais lento. Aos sábados, costuma ser mais tranquilo e a comida chega mais rápido 😉
– Mais sobre a História do Cacique Chá e de Aracaju no blog aracajuantigga.blogspot.com.br
– Mais sobre Aracaju, mastigadinho no nosso Aracaju post a post aqui ó!
– Foto (linda) da Catedral de Aracaju foi cortesia do amigo Gustavo Rocha, disponível no seu perfil @gustavogroo no Instagram.
Acompanhe nossas dicas no INSTAGRAM – @misscheck
E encontre fácil nossas dicas de Aracaju através das hashtags:
Excelente matéria, com várias informações textuais e fotográficas, que estimulam o leitor a conhecer o Cacique Chá Bistrô e desfrutar de uma harmoniosa relação entre o passado e o futuro.
O aconchego da história, com as deliciosas boas-vindas, em forma de gentileza e saborosos pratos, dos alunos do restaurante-escola do Senac, envolvem o visitante no primeiro contato, com as belas obras do artista plástico Jenner Augusto.
Parabéns Miss Check-In pelo eloquente registro, esculpido com respeito e amor à história.
Salve o Cacique Chá do passado, do presente e do futuro!
Amigo querido!
Obrigada
Um prazer ter você por aqui.
Forte abraço,
Anna