Fotoguia – Mona Lisa.Paris

2 mar
Localizando a Mona Lisa…
É fato. O que todo mundo mais quer ver em uma primeira visita ao Louvre é essa moça – La Joconde (em francês) – pintada por Leonardo da Vinci entre 1503 e 1504.

Tentando facilitar a vida de quem busca este encontro, vamos a um  fotoguia, sinalizando os pontos marcantes no caminho para ela:

Ao entrar na Ala Denon (confira no post GuiaRápido.Louvre), onde está a Mona Lisa, você logo notará cartazes indicando a direção para encontrá-la (também tem um quiosque que vende souvenires e uns livros bem bacanas sobre o museu e suas obras). Você vai seguir as indicações (claro). Começando por uma escada que sairá em uma primeiro salão onde há várias esculturas. Fotos abaixo:

À esquerda deste salão (de costas para a escada que você acabou de subir), há uma passagem para um grande e largo corredor (tipo outro salão). Siga por ele e continue  acompanhando os cartazes. Seguir o fluxo também dá certo, pois, quase todo mundo que está por aí está querendo chegar no mesmo lugar que você.

Seguindo por este corredor, em uma linha reta,  você irá se deparar com uma  escadaria que apresenta uma grande e bela escultura em seu topo. Esta escultura trata-se exatamente da Vitória Alada da Samotrácia, datada do século 3 a.C.). Fotos abaixo:

Ao chegar no topo da escada, de frente para a Vitória Alada, à sua direita há um novo corredor, cuja entrada indica peintures italiennes, começando aí a ala dos clássicos artistas italianos:

A partir daí se inicia um novo e longo corredor, com alguns pequenos salões em seu trajeto, repleto de telas de grandes artistas italianos como RAPHAEL, BOTTICELLI, CARAVAGGIO e outros e mais outros nomes desse mesmo naipe:

Os cartazes continuam te direcionando. Ocorre que a Mona Lisa não está exposta entre as pinturas no corredor e sim em uma sala separada (li em algum lugar que seria a sala 13), cuja entrada surgirá à sua direita. Neste ponto não vi indicações (pode ser que você tenha mais sorte do que eu) e, por esta razão, passei despercebida pela entrada da sala e continuei seguindo pelo corredor. Mas você, que já vai sabendo que a sala surgirá à direita, já vai caminhando atento e, certamente, não irá perder a entrada de vista. Em todo caso, na mais crítica das hipóteses, siga os “japas”… rs rs… Eles, com aquelas super e enormes câmeras, certamente, irão de cara à procura desta sala. A Mona Lisa está no centro do salão,  isolada  em uma grande parede. Foto abaixo:

Em frente à ela há uma mega tela de Paolo Veronese, “As bodas de Caná”, belíssima!!! Foto abaixo:

Pronto. Simples assim. E depois disso você poderá dizer pra si mesmo ( e para quem mais entender necessário): “eu tenho uma foto com a Mona Lisa”. Olha aí a minha…kkkkkkk:

… De costas pra evitar uma cara de bolacha básica… rs rs

Neste passo a passo você vai “na mosca” e não perde muito tempo se perdendo e se encontrando, aproveitando melhor a visita!!!

Informações mais detalhadas sobre o Louvre nos Posts GuiaRápido.Louvre e Louvre.Paris.

Observações:

– As informações deste post referem-se a setembro de 2010.

– Em maio de 2012, retornei ao Louvre. A Mona Lisa permanece no mesmo local indicado. Apenas algumas alterações no primeiro salão, de esculturas, que estava reforma, isolado por tapumes. No mais, tudo igual.

– Desde 2011, o Louvre passou a disponibilizar  mapas em português.

Anúncios

4 Respostas to “Fotoguia – Mona Lisa.Paris”

  1. Henrique Santos 17/07/2011 às 04:55 #

    Muito bom.. parabéns pela postagem e belas imagens..

    • carolsofia 26/02/2013 às 13:20 #

      como que não estava cheio de gente ao redor da monalisa???

      • Anna Guimarães 27/02/2013 às 08:25 #

        Oi Carol!
        Veja, nesta viagem, fui ao Louvre duas vezes para conseguir pegar este momento.
        Minha dica é ir nos dias que o museu funciona até mais tarde. É sempre mais vazio.
        Abraço,
        Anna

Trackbacks/Pingbacks

  1. GuiaRápido – LOUVRE.Paris | Miss Check-in - 05/05/2013

    […] – Saiba como chegar à Mona Lisa aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: