Morro da Igreja São Francisco de Paula – TIRADENTES.MG

19 nov

Todo lugar tem seus cantos. E dentre os cantos, sempre há um preferido. Então, meu canto preferido em Tiradentes é o morro da Igreja São Francisco de Paula.

Simplesmente um lugar para sentar e apreciar em silêncio o sol se despedindo no horizonte, colorindo com o crepúsculo a bela imagem do centro histórico.

Ao longe,  o assobio da Maria Fumaça.  A tranquilidade paira nos desenhos coloridos das casinhas e na beleza imponente da Matriz.

E o tempo pareceria imóvel e anacrônico, não fosse um carro ou outro que, de quando em quando, sobe a ladeira para alcançar o morro.

Um lugar para se permitir não fazer nada. Apenas olhar ao longe e se sentir próximo de tudo aquilo, descansando o corpo e revigorando a alma.

ÚTIL:

– A Igreja São Francisco de Paula não é aberta à visitação. Sua construção data do século XVIII. O cruzeiro erguido em frente à Igreja data de 1718, ano da elevação do Arraial à Vila de São João del Rei (fonte: www.tiradentesgerais.com.br).

– O melhor acesso ao morro da Igreja é pela ladeira que se inicia bem em frente à Rodoviária, Rua São Francisco:

E agora, aquela musiquinha rimada que cantarolávamos na infância faz todo sentido  “Quem te conhece não esquece jamais. Oh! Minas Gerais” 😉   (A música  “Oh! Minas Gerais” é considerada por muitos o “hino” de Minas. Mais sobre este tema aqui)

Anúncios

6 Respostas to “Morro da Igreja São Francisco de Paula – TIRADENTES.MG”

  1. Juãum Hungria 21/11/2011 às 10:04 #

    Eu tô precisando de um lugar assim ^^

    as fotos como sempre um arraso! *——-*

    • Anna Guimarães 21/11/2011 às 13:18 #

      Ai Jú! Nem me fale!
      Precisava estar lá agora, neste momento. Esquecendo desses pepinos irritantes e insistentes do dia a dia.
      Afff

  2. Silvia Oliveira 24/01/2012 às 17:24 #

    É o meu lugar mais marcante em Tiradentes também! Adoooro! Não sei se existe ainda, mas aos sábados, um senhor toca músicas clássicas para os turistas, às 17h e às 19h – em frente à igreja. É deslumbrante… a paisagem e a música juntas! 🙂

    • Anna Guimarães 25/01/2012 às 10:32 #

      Oi Silvia!
      Como comentei no Matraqueando, seu blog foi meu guia nessa viagem a Tiradentes.
      Vi,inclusive, sua dica sobre esse senhor e, te juro, fui sonhando com esse encontro. Mas, infelizmente, no sábado que estive lá não aconteceu. As coisas mudam bastante em pouco tempo. Mas graças à sua dica da vista, fui de cara no Morro da Igreja e me apaixonei. 😉
      Abraços,
      Anna

  3. Fernanda Scafi 27/09/2013 às 14:17 #

    Olá, estou postando essa semana no meu blog sobre Ouro Preto e Tiradentes e no post de hj coloquei o link para esse seu post aqui. http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/09/cidades-historicas-de-minas-tiradentes.html

Trackbacks/Pingbacks

  1. Revelando a Foto – Matriz de Santo Antônio - 07/03/2013

    […] Para chegar ao local é muito simples. O morro está localizado atrás da rodoviária de Tiradentes. De lá você já verá a Igreja de São Francisco de Paula. É possível subir de carro até a igreja e caminhar pela grama até o ponto que desejar fazer a foto. Se estiver a pé, não desanime, a caminhada é íngreme mas não é muito longa. O blog Miss Check-In explica melhor como chegar ao Morro da Igreja São Francisco. Veja aqui. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: