Arraial Velho Pousada Temática – TIRADENTES.MG

21 nov

Tiradentes é uma cidade com boas opções de hospedagem, o que, necessariamente, não implica dizer opções baratas. Ao começar minhas pesquisas, já estava desistindo de Tiradentes, já que, dentre as pousadas que me interessavam, os preços estavam bem desmotivantes.

Como tratamos no primeiro post sobre Tiradentes, conhecemos a Pousada Arraial Velho no Booking. Duas coisas nos chamaram a atenção: o estilo colonial  – exatamente o que estávamos procurando – e o preço, já que, embora entenda que R$ 180,00 de diária não é exatamente o que podemos chamar de barato, a comparação com as demais pousadas no padrão e estilo que procurávamos a tornou a opção mais viável.

E aqui, posso falar com tranquilidade, a Arraial Velho nos surpreendeu. Quando vi as fotos no Booking, achei tudo muito bonitinho, no estilo clássico colonial, mas de imediato pensei: aposto que deve estar tudo velho. Estava, felizmente, enganada.

Enganada mesmo. Primeiro porque, apesar do convincente estilo colonial, o imóvel não data do século XIX. Tem apenas onze anos e o casarão foi construído de forma pensada, seguindo o estilo das construções originais de Tiradentes, com móveis de demolição e peças de antiquário. Tudo novo, limpo e muito bem arrumado.

O quarto, na medida do que precisávamos. Tamanho satisfatório, cama confortável e piso rústico. Decoração simples, em estilo colonial, romântica e aconchegante.

Banheiro limpo e o tamanho, embora tenha lido alguns comentários negativos no Booking, em nada desagradou. Água quente e uma ducha forte, bem relaxante, nos aguardava no fim de noite. Providencial!

Fora essa descrição técnica, preciso dizer que amamos nossa Pousadinha. Pequena, confortável, graciosa, tranqüila… Vou parar por aqui… rs rs… Resumindo: somos só elogios.

E se a nota é dez para as instalações e ambientação, para a hospitalidade da equipe acho que só caberia uma nota 15. Já falamos do concurso de simpatia que parece rolar lá por Minas… rs rs.

Assim que chegamos, fomos recebidos com o sorriso hospitaleiro da Desireé. No dia seguinte, encontramos o Zé Antônio, dono da Pousada, atencioso, comunicativo e super acessível, disposto a atender qualquer solicitação dos hóspedes.

O café da manhã é servido a partir das 08:00h, em um pequeno salão cuidadosamente decorado, localizado no andar do sobrado onde funciona a recepção.

Fogão à lenha e uma cozinha aberta ao salão dão o tom de ambiente familiar.

O buffet é simples e oferece poucos itens,  mas ainda assim não deixa a desejar.

As geleias caseiras  feitas pela Paula e o pão de queijo quentinho, servido ainda fumaçando e derretendo na boca. Ninguém merece. Não dá pra reclamar de um café assim! rs rs.

E às 17:00h, ainda é servido o chá da tarde, no mesmo salão do café. Mas este, sequer tivemos a chance de degustar. Pouco tempo para conhecer a cidade não nos permitia esses pequenos luxos.

A Pousada ainda oferece piscina, estacionamento e internet WiFi.

Neste quesito, internet WiFi, não poderei opinar, pois acabei não usando, tamanho era o cansaço ao chegar no quarto, doidos apenas para tomar um banho e dormir.

 O que pode não te agradar…

– Como falei, a decoração do quarto é bastante rústica. Para pessoas que prezam por conforto acima de tudo, talvez esta não seja a hospedagem ideal. Para tanto, a pousada conta com outros quartos, mais equipados e confortáveis que o nosso, como a suíte Tiradentes:

– O nosso quarto era servido por televisão e frigobar. Não há telefones ou  interfones  nos quartos e o ventilador é daqueles simples, de mesa. Não havia ar-condicionado ou ventilador de teto (pode ser que outros quartos ofereçam estas opções. Informe-se antes de reservar)

– Notei que alguns quartos ficam próximos à escada, que é de madeira e faz aquele toc-toc de sapato, subindo e descendo. Talvez o barulho  possa incomodar. Verifique a localização de sua suíte ao reservar.

– A localização da Pousada, em relação ao Centro Histórico, é mais interessante para quem está de carro. Embora não fique tão longe do Largo das Forras e das principais atrações da cidade, rende uma boa caminhada para quem está a pé.

– O café da manhã às 08:00h pode atrapalhar os mais agoniados que, a esta hora, já pretendem estar batendo perna por Tiradentes (meu caso! ehehe Mas o café era agradável que nem me estressei com esse detalhe).

 O que pode te agradar…

– O custo/benefício, já que a Pousada oferece bons preços se comparada com outras pousadas de mesmo padrão na cidade.

– A hospitalidade da equipe é realmente um ponto altamente positivo.

– As instalações estão muito bem conservadas e a decoração faz com que a pousada seja um cenário romântico e aconchegante, muito agradável para casais e famílias.

– Pegando o gancho no tópico anterior, notamos que a maioria dos hóspedes eram casais  com ou sem filhos, reforçando a impressão de ambiente tranquilo e familiar.

– Você pode voltar para casa com as delícias da Paula na mala. Ela vende tanto as geleias, como porções congeladas de pães de queijo. Huuuummmm! O potinho de 200ml de geleia custa R$12,00 e ela te entrega fresquinho, na manhã do seu check-out. Comprei uma de morango e outra de manga com maracujá. Uma vez em casa, de volta ao lar, as pobrezinhas duraram apenas dois dias… kkkkkkk… Comemos a de morango com doce de leite cremoso… Tuuudo de bom!

– Além da Desireé, da Paula e do Zé Antonio, você ainda pode contar com a simpatia do Edmilson (recepção-noite), da Cleonice (camareira) e da Tânia (esposa do Zé Antonio).

INFORMAÇÕES BÁSICAS:

Endereço: Rua Bárbara Heliodora, nº 10, Parque das Abelhas, Tiradentes/MG.

Telefone: (32) 3355-1362.

Site: www.arraialvelho.com.br

Anúncios

11 Respostas to “Arraial Velho Pousada Temática – TIRADENTES.MG”

  1. J Antunes 22/11/2011 às 14:29 #

    Olá, Anna.
    Boa dica. Quando estive em Tiradentes, fiquei hospedado em São João del Rei. Na próxima pretendo ficar na cidade mesmo. Gostei da Pousada. Me pareceu uma boa opção

    • Anna Guimarães 22/11/2011 às 22:33 #

      Olá Antunes!
      Realmente acho uma boa opção. E, apesar da curta distância, acho que, sendo seu foco, vale mais a pena ficar em Tiradentes mesmo. Você pode ficar lá e fazer o contrário, ir a São João del Rei quando necessário.

  2. Pousada Arraial Velho 22/11/2011 às 16:22 #

    Visualizamos seu blog.Que maravilha!!Fotos deslumbrantes,textos apaixonantes.Pessoas com essa visão,nos fazem acreditar cada vez mais,em tudo!
    Nosso muitíssimo obrigado.

    • Anna Guimarães 23/11/2011 às 00:38 #

      Olá equipe!
      Vocês merecem. Fazem um excelente trabalho!
      Nossa intenção é exatamente compartilhar boas experiências.

      Abraço,
      Ann

  3. Mário Sérgio 23/11/2011 às 03:58 #

    Oi Miss!
    Descobri teu blog através do viaje na viagem.
    Estou pesquisando sobre Aracaju. Pretendo passar férias por lá em Janeiro. Bons posts.
    Estou acompanhado Tiradentes também. Já estive lá, mas acho que não soube aproveitar tanto quanto você.
    Gostei da dica de hospedagem.

  4. Fernando 23/11/2011 às 20:49 #

    Estou vendo este Blog enquanto estou na Pousada e posso atestar a veracidade de tudo o que está descrito aqui. Gostamos muito mesmo. Tragam “din din” para gastar na cidade e nas localidades circunvizinhas (Bichinho, Prados -Vila Carassa-, Rezende Costa, etc..) o artesanato é muuuito melhor do que o que a gente está acostumado a ver (aquela mesmice), aqui tem coisas muito interessantes, belas e úteis; de pequeno, médio e grande portes. Um espetáculo.

    • Anna Guimarães 23/11/2011 às 22:57 #

      Opa! Alguém que não me deixa mentir… rs rs rs
      A Pousada realmente é muito bacana. E quanto ao din… É preciso uma soma considerável para dar conta de tudo. De artesanato a comida, tudo é tentador!

  5. Gina 27/11/2011 às 00:57 #

    Dei uma passadinha por aqui e realmente essa pousada é tudo de bom. Amei a decoração rústica, é do jeitinho que eu gosto! Hospitalidade, mineiro tem de sobra e essa comidinha, hummm deu água na boca. Com certeza vai pra minha listinha, rsrs.

    • Anna Guimarães 27/11/2011 às 12:40 #

      Gina! Já vi que gostamos das mesmas coisas quando o assunto é viagem! 😉
      E esse pão de queijo + essa geleia caseira… Hum… Não gosto nem de lembrar!
      “Tiradentes chama por ti!” kkkkkk

  6. Angelica 16/09/2014 às 22:23 #

    Gostaria de saber o preço para o casal, amei esta pousada minha cara.

    • Anna Guimarães 17/09/2014 às 22:09 #

      Oi Angelica!
      Tudo bem?
      A pousada é linda mesmo e o atendimento é super atencioso.
      Mas nós não temos vínculo com eles. Tente entrar em contato através dos contatos indicados nesse post, ok?
      Vale a pena. Você não vai se arrepender.
      Abraço,
      Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: