GALERÍAS PACÍFICO – Buenos Aires

4 mar

Blogueiro viajante vive catando uma experiência diferente e inusitada para contar. Mas, no quesito roteiros, muitas vezes o óbvio é tão fascinante que, vai lá, merece um post sim! Por isso hoje, permitam-me abrir um espaço para falar da Galerías Pacífico, o clichê mais inevitável e necessário de Buenos Aires.

Mais do que um centro de compras, Galerías Pacífico é um lugar para entrar e apreciar, com a cara pra cima mesmo e a boca aberta, achando tudo lindo… Porque… Vamos combinar, é linda demais!

A primeira vez que estive em Buenos Aires, em dezembro de 2008, fiquei fascinada com essa construção e mais ainda com a ideia de se construir um moderno complexo comercial preservando toda a estrutura de um prédio do século XIX, projetado – como boa parte do que se vê pelas ruas portenhas –  nos moldes da arquitetura francesa.

No final do século XIX, esse imponente conjunto arquitetônico, erguido na esquina da Calle Florida com Córdoba, surge com o papel de reproduzir em terras portenhas algo próximo ao parisiense endereço de compras, Le Bon Marché.

Le Bon Marché – final do século XIX – Paris (imagem disponível em onlinetravelfrance.blogspost.com)

Nas idas e vindas da História, passando pelo sobe e desce de ápices e crises econômicas, eis que apenas em 1992 foi inaugurado, nos moldes do que hoje se apresenta, esse deslumbre de shopping, com abóbadas de vidro e corredores elegantes cintilados pelos letreiros de grifes internacionais e locais, um lugar obrigatório em qualquer passadinha por Buenos Aires. (Mais sobre a história do edifício aqui).

A cúpula central, forrada por murais de cores suaves e imagens envolventes, sem dúvida  é o ápice do “Óóóóh!”. Não há como escapar desse encantamento, sobretudo para aqueles que, como eu, depositaram na Argentina o crédito de primeira viagem internacional (mais sobre os murais aqui).

Mas, a depender das prioridades e do orçamento da sua viagem, pode acontecer de você entrar e sair, entrar e sair de novo sem uma sacolinha sequer. Não se deprima. Apesar de ser o centro comercial mais famoso e badalado de Buenos Aires, certamente não é o melhor lugar para compras. Casacos de couro de alto padrão, por exemplo, podem ser encontrados com melhores preços em Palermo (aconteceu comigo) e os de corte, digamos, mais rústico, choverão na sua frente através de cartõezinhos e abordagens de vendedores pelo calçadão da Florida, sempre com preços convidativos.

Casaco de couro de ovelha – 800 pesos mais barato em Palermo.

Ainda assim, tomarei a liberdade de indicar  três cantinhos bacanas para conhecer e, se for o caso, até soltar alguns pesos dentro da “galeria”:

O primeiro, tão óbvio quanto obrigatório, é o FREDDO, o sorvete mais famoso da Argentina e, claro, se você ainda não teve a chance de se deparar com ele nas suas andanças pela cidade, vá até a loja FREDDO  que fica na praça de alimentação, no subsolo, e peça uma bola do sabor mais disputado: doce de leite.

O segundo, também na praça de alimentação, ao lado do FREDDO é  a lojinha charmosa, de decoração rústica de muito bom gosto, Abuela Goye Patagônia.

Lá você vai encontrar uma infinidade de chocolates e chocolatinhos, alfajores e outras delícias em embalagens fofíssimas para dar de presente.

E, se preferir uma pausa para um café, eles oferecem um menu com boas opções, servidas em uma ambiente apertadinho, mas ainda assim agradável:

Café expresso com alfajor – 20 pesos.

Brownie de amêndoas – 16 pesos

Vale salientar, que a Abuela Goye é uma sólida rede de franquias, contando até com uma loja em Salvador/BA. Além disso, oferece um site de apresentação com versão em português e um de compras pela internet com entrega para todo Brasil. Adoro essas facilidades virtuais! Conheça os dois sites clicando aqui e aqui.

Por fim, saindo dos pecados da gula, gostei muito da MORPH, uma loja cheia de novidades e curiosidades para quem gosta de compras interessantes:  artigos para presente, utensílios domésticos e outras coisitas.

Conheci esta loja em um dos posts sobre Buenos Aires da Silvia, do Matraqueando. No post, ela apresenta a maior das lojas Morph, localizada no Buenos Aires Design. Estava louca para conhecê-la, quando então sou surpreendida por uma filial bem na Galerías Pacífico, também no subsolo, ao lado da escada e praça de alimentação. (Confira o post da Silvia aqui)

Entre a infinidade de itens inteligentes, criativos e úteis que a loja oferece, comprei umas meiguices, tipo porta-treco de bolsa em forma de donut:

Porta-treco de bolsa – 27 pesos(unidade).

E um porta-óculos de vaquinha muito bacana… O que não implica dizer barato:

Porta-óculos – 90 pesos. Eu escolhi a vaquinha (imagem disponível em morph.com.ar).

Estas são as minhas dicas, simplórias e pessoais, mas, claro, uma vez diante dessa glamorosa experiência arquitetônica, você irá se deparar com inúmeras opções empolgantes de compras. As vitrines são belíssimas e aí a principal dica: em nenhuma hipótese seja impulsivo. Namore as vitrines, envolva-se com a atmosfera europeia que a “galeria” emana, deslize por seus elegantes corredores, mas não deixe de comparar os preços, para não acabar no prejuízo. Lembre-se das Outlets! 😉

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

– Horário de Funcionamento: – Segunda a sábado – 10h às 21h;

– Domingo – 12h às 21h.

– Visitas Guiadas: – Segunda a sexta – 11:30 e 16:30h. Ponto de encontro na  cúpula  central, no subsolo.

Site: http://www.galeriaspacifico.com.ar

Não deixe de pegar o mapa de Buenos Aires que a Galeria oferece  no seu balcão de informações (primeiro piso, ao lado da escada). Além do mapa turístico, também tem o mapa das linhas de metrô da cidade. Muito útil:

Localização: O Shopping ocupa o quarteirão circundado pelas  Ruas Florida, Viamonte, San Martin e Avenida Córdoba. Confira no mapa:

– Todas as informações são relativas ao período de dezembro de 2011.

– Este post é dedicado às amigas de longa data e sempre especiais Eliene “Bina”, Daniely “Fó” e Camila “Kamys”, que já estão de malas prontas e  desembarcam pela primeira vez em terras portenhas nos próximos dias. Desejo sempre tudo de melhor para elas. 😉

8 Respostas to “GALERÍAS PACÍFICO – Buenos Aires”

  1. LN Amine Serpleloni 04/03/2012 às 21:47 #

    Binaaaaaaaaaaaaaaa adorei tudo!!!!!
    Irei seguir suas dicas…
    Obrigada por tudo!!!!
    Te amo forever!
    bjocas

  2. Camila Rios Moraes 05/03/2012 às 00:06 #

    Bina,
    Também achei o máximo!!!
    Iremos seguir a risca as dicas…

    Muito bom!!!

    Beijão e Jesus te abençoe!!!

    • Anna Guimarães 05/03/2012 às 01:03 #

      Owwn, Preciosas!
      Estou torcendo tanto por essa viagem de vocês.
      Espero que curtam muito e aproveitem ao máximo!
      Viajar é sempre uma delícia e eu desejo que essa seja a primeira de muitas.
      Também comecei por Buenos Aires… ehehe!

      Beijo no coração 😉

  3. LN Amine Serpleloni 07/03/2012 às 08:54 #

    Ah esqueci de comentar…o casaco é tudo de MELHOR!!!!Bjooo

  4. ginapsiGina 11/03/2012 às 12:27 #

    Saudade, saudade, saudade! Quando fui a Buenos Aires ainda não era bloqueira e preciso voltar lá com outros “olhos”, rsrs! Assim vc me mata: alfajor!!!!
    Essa é a “Galeeriaaa”! Quem não foi lá aproveite as dicas da Ana. Vcs vão se apaixonar pela cidade. Compras? Leve tutu para se acabar nas lojas! O nosso dindim é mais valorizado lá. Vá na feira da Recoleta, no bairro boêmio de San Telmo… Vá em tudo. Aliás é preciso voltar lá mais vezes, porque numa viagem rápida não dá pra ver tudo.
    Ana amei as belíssimas fotos. Bjs

    • Anna Guimarães 12/03/2012 às 18:07 #

      Obrigada, Gina!
      E… Aaaaaahhh… Amo San Telmo. Meu plano ainda é ir a Buenos Aires e ficar hospedada lá!
      Bjos

  5. Iva 22/03/2012 às 01:13 #

    Me apaixonei pela Pacífico. Linda, charmosa, adoro esse sorvete tb e sempre compro uma casquinha para matar a vontade.

  6. Free Cars 08/10/2013 às 08:26 #

    […]GALERÍAS PACÍFICO – Buenos Aires | Miss Check-in[…]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: