Algarrobo – CHILE

2 abr

CHILE – Dezembro de 2009.

ALGARROBO é uma pequena cidade litorânea da Província de San Antonio, localizada a 90 km de Santiago, 40 km de Valparaíso e onde está situado o complexo imobiliário San Alfonso del Mar, com sua “maior piscina do mundo”. Nosso destino era San Alfonso… Algarrobo foi um bônus e uma agradável surpresa!!!

Uma vez instalados em nosso “apartamento” de praia (e piscina… rs) em San Alfonso, saímos para fazer o “reconhecimento da área”. Em uma caminhada de 15 minutos chega-se ao centro de Algarrobo.

De cara já nos impressionamos com o lugar: um litoral muuuuuito diferente daquele a que estamos acostumados. Praia no Chile é algo singular. A brisa é ultrafria e as pessoas passeiam e brincam na areia de calça e moletom, felizes da vida!!!! Nesse contexto, posso revelar que meu biquíni se tornou a peça mais obsoleta da minha bagagem…rs rs… E não era inverno… Estávamos na primeira semana de dezembro, quando todos, no Hemisfério Sul, se preparam para o verão… Lá, pelo visto, não!!!

A arquitetura das casas, a atmosfera do lugar, as tinajas espalhadas por todo canto, como peças decorativas, e o frio dolorido vindo do Pacífico  tornam Algarrobo um destino diferente e cativante.

Tomamos café da manhã na Pequitas, uma pequena padaria/confeitaria na avenida principal (costeira), que, além de pães, também tem vários tipos de doces. Pedimos umas tortas folhadas com creme muito boas!!!  Tudo baratinho, levando em consideração que o câmbio do peso chileno é uma loucura (na época: zero, vírgula, um monte de zeros quatro de real…rs… 0,0..04) e, por mais que você saiba que está barato, de cabeça, nunca dá para ter uma noção exata de quanto “tal valor” equivale em reais.

A cidade é pequena. Pela manhã, demos uma volta no comércio local, visitamos umas feirinhas de souvenires bem legais, comprei um monte de bugigangas e, depois, almoçamos no Restaurant Algarrobo (também na avenida principal), com boa comida, preços acessíveis e uma bela vista para o Pacífico. Pedimos um saboroso filé ao molho de champignons e empanadas, muito boas também (não tirei fotos dos pratos 😦  ).

Como havia dito no post sobre San Alfonso, chegamos lá de translado. Tínhamos a intenção de, já mais ambientados, alugarmos um carro para de lá seguirmos até nosso último destino no Chile, Santiago. Enrolando a língua de cá e de lá e fazendo um esforço enoooorme para tentar entender as solícitas informações que os chilenos locais nos passavam, o que conseguimos entender é que a locadora de veículos mais próxima ficava em  San Antonio.

Pegamos um táxi lotação e fomos até San Antonio. Batendo aqui e ali na cidade, após descobrir a palavra mágica “arriendo” (aluguel), conseguimos que um taxista nos levasse até duas locadoras, mas, às 14:30h do sábado, já estavam fechadas. Ficamos rodando pela cidade e chegamos ao Shopping de uma rede famosa no Chile. Uma de suas entradas principais dava para uma linha de trem e cachorros de rua entravam e saíam do shopping super tranquilos… Muito engraçado!!! (Tirei foto apenas destes dois, mas vi uns outros três fazendo a mesma coisa… rs rs)

Comércio de mariscos e outras esquisitices:

Após nos deliciarmos com as peculiaridades de San Antonio, pegamos um ônibus de volta a Algarrobo que, de quebra, em seu trajeto, nos proporcionou um tour por pequenas cidades da costa chilena. Divertido!!

Nosso transporte… Por fora:

… Por dentro:

De volta a Algarrobo, precisei comprar luvas para enfrentar o frio. Como não tínhamos nada para comer em nosso “ap.”, fizemos uma mini feirinha de sobrevivência em uma mercearia local, onde conhecemos a deliciosa Palmera de Algarrobo, algo tipo um palmier tamanho GG, super crocante:

Final da tarde, quando retornávamos a San Alfonso, encontrei um cachorro de rua e, como sempre, puxei uma conversa rápida: “ tá com frio, mamãe??”. Ocorre que o pobre cachorro era mais carente do que eu podia imaginar e acabou rapidamente se “apaixonando” por mim… kkkkkkkkkkkkkk… Sério!!! De início achei bonitinho, mas depois ele começou a ficar agressivo e quando meu namorado tentava se aproximar, ele rosnava, furioso!!! Resultado: passou a me seguir por todos os lugares e precisamos da ajuda de comerciantes locais para despistá-lo e conseguirmos, assim, chegar ao condomínio sem sua inusitada companhia.

No dia seguinte, pegamos um táxi lotação em frente à guarita de San Alfonso e seguimos até a rodoviária da cidade, onde a Empresa Pullman oferece vários horários para Santiago. Se não me engano, há ônibus de hora em hora para a capital e a viagem dura, em média, duas horas e meia. Já falei sobre a dificuldade do entender o câmbio, mas a passagem ficou  menos de R$ 20,00 por pessoa.

Imã de geladeira... Adooooro!!

Anúncios

22 Respostas to “Algarrobo – CHILE”

  1. DEJANE 05/04/2011 às 16:19 #

    Adorei tudo principalmente as fotos sempre que tenho um tempinho passo por aqui bjkas

    • misscheck 05/04/2011 às 20:50 #

      Oi Dejane!!! Que bom que gostou!!!! Fiquei feliz com o comentário também!!! Um monte de gente aparece por aqui, mas ninguém comenta 😦 Dá a sensação de que estou “viajando” sozinha!!!! rs rs rs. Quando quiser vir a Aracaju, já sabe onde procurar as dicas!!!! Abraço.

  2. Marise 06/04/2011 às 07:16 #

    Adorei Algarrobo. Os cachorros de lá tem muita personalidade (risos). Mas cade Portugal e Alagoas

  3. Sgt Santana 06/04/2011 às 10:02 #

    Alguém me delatou, rs rs rs, e você já sabe que sou visitante assíduo do seu blog. Gosto muito da forma como você descreve e fotografa os lugares visitados. Você consegue enxergar pequenos detalhes , os quais poderiam passar despercebidos por outra pessoa, mas, você com sua sensibilidade apurada, não deixa “escapar” nada. É impossível não sentir vontade de visitar esses lugares, depois do que você escreveu sobre cada um deles.
    Pretendo brevemente visitar alguns lugares indicados por você, em Aracaju.

    Parabéns!

    Abraço,

    Santana.

    Serrinha – BA.

    • misscheck 06/04/2011 às 10:24 #

      Ganhei o dia com esse comentário!!! Já sabia das visitas ilustres do Sgt. Santana, mas ler, ao vivo e a cores, seu relato é muito gratificante!!! Muito obrigada mesmo!!! (até corei! rs) 🙂 🙂

    • Jorge 21/10/2014 às 02:09 #

      Thanks for sharing exellecnt informations. Your web site is very cool. I’m impressed by the details that you have on this blog. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this website page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found simply the info I already searched all over the place and simply couldn’t come across. What a great website.

  4. Blenda 06/04/2011 às 11:33 #

    Oi Aninha!!!
    Muito legal o seu blog! Bom demais!!! Eu amo ler seus artigos!!! Com certeza, seu jeitinho muito especial de escrever nos faz viajar junto, com muita alegria. Adicionei aos links dos amigos no meu site. Saudades de você, menina abençoada. bjos.

    • misscheck 06/04/2011 às 13:24 #

      Amiiiga!!! Que saudade!!! Muito bom saber que você também está por aqui!! Fui lá no seu site e achei liiiindo!!! Abraço forte!!! Bom saber que caminho com apoio de pessoas tão especiais!!! Manda beijo para Gil e Berna também!!! 🙂

  5. DEJANE 08/04/2011 às 16:17 #

    AK NA LOJA ESTAMOS CONTANDO OS DIAS QUE TEU PAI VAI VIAJAR VAI DEIXAR XAUDADES MAS FIKO DESDE JA MUITO FELIZ POR ELE MESMO SABENDO QUE IRA FAZER MUITA FALTA COLOK FOTOS DELE TBM VIU RSRS

    • misscheck 11/04/2011 às 15:02 #

      kkkkkkkkkkkk… Vou procurar uns lances bem interessantes pra pegar ele no flagra… Tirar fotos… E postar tudo aqui!!!! Beijocas!!!

  6. Janaína 02/02/2012 às 18:10 #

    Olá, encontrei seu blog fazendo pesquisas no Google.
    Eu e meu esposo estamos planejando ir até San Afonso Del Mar em março.
    Como não conheço nada do Chile sempre é bom conversar com quem já foi…..
    Vc poderia dar dicas de traslado do aeroporto até San Afonso?
    Eu tenho que reservar aqui no Brasil o translado? Ou consigo na hora no aeroporto?
    Pergunto pois estou fazendo tudo por conta, não contatados agência, comprei as passagens pela Tam, hotel no Chile pesquisei pela internet no site Decolar.com.
    Qto o resort em San Afonso vi os preços direto no site deles…..
    Desde já agradeço pela atenção.
    Abraços, Janaína

    • Anna Guimarães 03/02/2012 às 09:24 #

      Oi Janaína,
      Quando nós fomos, ainda pensamos em resolver tudo lá, em Santiago. Mas iríamos chegar de madrugada, cansados. Preferimos fechar o translado aqui no Brasil mesmo. Na época, o translado do aeroporto de Santiago até a porta do nosso prédio em San Alfonso foi algo em torno de R$350, o casal.
      No aeroporto, não sei te dizer se há algum serviço de transfer. Na volta, como disse no post que fala sobre Algarrobo, pegamos um ônibus para Santiago. Bem mais barato.
      A depender do horário do seu desembarque em Santiago, talvez o mais aconselhável mesmo seja sair do Brasil já com o translado acertado. Sei que o mais gostoso e divertido ( e mais em conta também) é acertarmos tudo por nosso conta, mas em alguns casos, vale a pena colocar segurança e conforto em primeiro lugar para não passar aperto logo na chegada. 😉

  7. lis 25/03/2012 às 16:35 #

    olá, vi que vc foi ate algarrobo, queria muito ir la tbm, vou ao chile em maio e gostaria de dar uma passada ai…vou ficar hospedada em santiago. tem onibus q leva la? e pra poder chegar ate a maior piscina do mundo pra conhecer tem como? vc andou a pé mesmo, ou pegou um táxi…?agradeço sua atenção desde ja…

  8. Tamíres Duarte 26/07/2012 às 14:48 #

    Olá estou tentando me hospedar no resort san alfonso del mar, mas está um tanto complicado, como você fez para reservar? foi com alguma agência? Grata, Tamíres Duarte

    • Anna Guimarães 26/07/2012 às 14:57 #

      Oi Tamires! No caso de San Alfonso, como explico no post, preferi fechar através de Agência de Viagem. Me senti mais segura, já que o complexo não é um hotel e sim um condomínio com apartamentos para alugar.

      Abraço,
      Anna

  9. Elizabeth 06/03/2013 às 14:38 #

    Anna, você sabe se é possível entrar no complexo sem estar em algum apartamento? Gostaríamos apenas de ir até a piscina…
    Obrigada!
    Elizabeth

    • Anna Guimarães 06/03/2013 às 20:24 #

      Oi, Elizabeth!
      Perdão! Vou ficar devendo essa.
      Não sei te dizer.
      Mas acredito que as agências que trabalham com o complexo podem ter esta informação 😉
      Abraço,
      Anna

  10. maria ligia queiroz teixeira 22/11/2013 às 15:59 #

    oi estou meio insegura , vou com meu filho 13 anos chego 19;50 em santiago e quero ir no mesmo dia p algarroba 16/12/2013 no san martin ja reservei, como vou ate a rodoviaria , sera que chego dia 16 mesmo , tem como saber horarios de onibus? tem recepçao no condominio? Grata , Maria

    • Anna Guimarães 22/11/2013 às 22:38 #

      Oi Maria Ligia!
      Tudo bem?
      Olha, quando fomos em 2009, chegamos à noite em Santiago. Por conta disso, preferimos pagar um transfer até San Alfonso, em Algarrobo. Foi bem mais caro, mas nos sentimos mais seguros.
      A viagem de ônibus entre Algarrobo e Santiago dura aproximadamente 3 horas.
      San Alfonso fica mais afastado do centro de Algarrobo e, quando ficamos lá, só tivemos acesso a taxis clandestinos e ônibus caindo aos pedaços. À noite, depois da minha experiência na Venezuela, eu evitaria, viu? Apesar de desconhecer histórico de violência na região, é sempre bom evitar.
      O condomínio, em 2009, tinha recepção 24 horas. Acredito que continua assim. Foi o rapaz do transfer que conversou com os porteiros e resolveu tudo na nossa chegada ao condomínio. Até porque, não conseguia entender uma palavra do que eles falavam.
      Mas adoramos o passeio e, apesar do meu conselho (que é apenas para evitar qualquer tipo de transtorno), Algarrobo é muito bonitinha e bem tranquila. San Alfonso é magnífico 😉
      Ótima viagem pra vocês!
      Abraço,
      Anna

  11. Maria 31/01/2017 às 19:43 #

    Foi muito bom estar lá, meu filho conta com muita emoção dessa aventura . Fico feliz de vê-lo descrever essa viagem

    • Anna Guimarães 01/02/2017 às 16:27 #

      Que bom que ele gostou, Maria!
      Também adoramos esse passeio.
      Abraço,
      Anna

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valle Nevado sem neve: a Cordilheira em dias de Sol – CHILE | Miss Check-in - 21/10/2014

    […] – Algarrobo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: