Há muito tempo, em uma galáxia distante, recebi o panfleto de uma agência de viagem no trânsito. Lancei aquele olhar de cachorro fofo (gato de botas também funciona) sobre a imagem e guardei o panfleto, na gaveta e no coração (oun! rsrs).
Anos depois, chegou o momento de ir em busca do meu destino azulado. Em meio aos planos e pesquisas de viagem (em um tempo em que ainda não havia – para mim – instagram, nem Facebook, tampouco conexão com amigos blogueiros de viagem), as respostas foram surgindo aos poucos. Descobri que minha foto, tipo ‘UP‘, tratava-se da maior piscina do mundo, com cerca de 1 km de extensão, localizada no litoral do Chile, em um complexo imobiliário chamado SAN ALFONSO DEL MAR (hoje todo mundo sabe disso. Na época, nem tanto).
Na sequência, fui até a agência de viagens do panfleto – Flytour – sentei na mesa do Daniel e disse, mostrando a foto: eu quero ir para este lugar.
SAN ALFONSO DEL MAR fica em Algarrobo, uma pequena cidade do litoral chileno, localizada a 90 Km de Santiago e 40 Km de Valparaíso. O complexo foi construído para funcionar como um resort, mas acabou se tornando um grande condomínio de veraneio.
Finalmente, lá fomos nós, em dezembro de 2009, finalzinho da primavera.
Pegamos um voo para Santiago, onde um translado para Algarrobo já nos aguardava. O translado foi caro, quase R$ 200,00 por pessoa, mas, naquela oportunidade, foi a opção que nos pareceu mais coerente, já que era nossa primeira vez no Chile, chegamos de madrugada e seguiríamos do aeroporto direto para San Alfonso. A viagem até Algarrobo durou pouco mais de uma hora e o translado nos deixou na porta do “nosso prédio”.
– O aluguel do apartamento foi providenciado pela agência. Duas diárias saíram por R$ 540,00 (valor de 2009), incluindo uma taxa de limpeza do imóvel após nossa saída, obrigatória.
– Nosso apartamento era um quarto e sala e importante frisar que eles não funcionam como apart hotel. O apartamento é todo mobiliado. Tem fogão, geladeira, televisão, além de pratos, talheres e copos. Mas não tem serviço de quarto. Não havia toalhas e nem lençóis extras, apenas os que estavam na cama, sendo que, caso precise trocá-los, deverá levar os seus. Também não tinha papel higiênico nem itens como água ou refrigerantes. Uma vez em San Alfonso, você vai precisar se preocupar com esses detalhes.
Dito isto, confesso que achei San Alfonso del Mar incrível. Apesar de todas as limitações – impostas pelo frio e somadas às regras do condomínio – guardei no coração o visual azul intenso de sua mega piscina, acompanhando o Pacífico.
O complexo conta com supermercado, restaurantes e até um Sushi Bar. Mas tudo só funcionava aos finais de semana e feriados. Como estávamos no meio da semana e fora da alta temporada, não pegamos nada aberto.
Apesar de toda beleza e simbologia de estar à beira mar, o grande problema de San Alfonso é exatamente o fato de estar à beira do Pacífico. O vento é terrivelmente frio e a água é congelante.
Após atenta observação, notei a presença de outros humanos em apenas um ponto: na pequena PIRÂMIDE DE VIDRO, que fica no centro do condomínio. Dentro da pirâmide há uma playa temperada, com água aquecida e ambiente climatizado. Quentinho e possível, consequentemente, o lugar mais badalado de todo o complexo. < li relatos recentes, em 2015, de que o acesso a pirâmide passou a ser exclusivo a moradores/donos de apartamentos do complexo>
– E a piscina gigante, acredite, é só para ver, ou quase isso. O banho é proibido e naqueles 1000 metros de puro azul é permitida apenas a navegação em embarcações de pequeno porte.
Ainda assim, adorei conhecer San Alfonso Del Mar. Passamos apenas dois dias por lá e, além de poder conhecer e passear pelo condomínio (já que o frio não permitia nada além disso), também tivemos a chance de conhecer Algarrobo, uma cidadezinha muito graciosa e pouco explorada por turistas.
De Algarrobo fomos para Santiago. Na porta do condomínio pegamos um táxi lotação para a rodoviária local, onde então pegamos um ônibus para Santiago. Mais uma vez não anotei o valor, mas foi barato (bem mais barato que o translado).
Obs. Importante: San Alfonso Del Mar fica um pouco afastado do centro de Algarrobo e ao seu redor não há estabelecimentos comerciais. Dá para ir a pé ao centro, em uns quinze minutos de caminhada. A outra opção é pegar um ônibus (caquético) ou os táxis lotação (caquéticos também) que passam na porta das entradas principais do condomínio.
Você pode fazer sua reserva direto com alguma agência de viagem (nós fechamos a Flytour) ou pela internet mesmo:
– Via Booking
– Via Decolar
– Via Airbnb
– Ou no site oficial do complexo.
Você nunca havia comentado comigo sobre essa sua viagem para o Chile… O lugar é maravilhoso!!
Seu site (ou blog de viagens) está muito bom!! Que talento!!! Parabéns! Vou começar a divulgá-lo entre os meus amigos e, claro, estarei por aqui sempre espiando e tomando dicas sobre viagens internacionais (acabo de me inserir neste mundo maravilhoso kkkkkkkkkkkkk). BJOSSSS
Amiga Linda!!! Obrigada pela visita!!!! A casa é sua e, como diz Ivete Sangalo (aproveitando o clima de carnaval): “Pode entrar!!!” kkkkkk
Na verdade, pra você nem tenho interesse em dar dicas… Preferiria realmente que nossa viagem juntas saísse de uma vez por todas… rs rs… Pode ser Paris!!! Eu não me incomodaria e vc??? rs rs
Amiiga,
Com muiiiitoooo atraso agradeço o carinho com a Flytour! Muito obrigada pelo elogio e pela confiança que você deposita em nós! Clientes como vocês nos fazem crescer como profissionais! Grande beijo e PARABÉNS pelo seu blog! Muito lindo! Agora serei eu sua “cliente” com tanta dicas maravilhosas sempre darei uma passadinha por aqui pra passar as dicas adiante, se você permitir, lógico!
Corina Figueiredo
Flytour Aracaju
Olá Miss.
Adorei seus comentários a respeito de Algarrobo. Irei em outubro para o Chile e quero conhecer lá, justamente por causa de piscina. É permitido entrar no Condomínio e conhecer a piscina, tem algum custo? Se puder responder em meu email, eu agradeço.
Um beijo.
Vou lá no e-mail reponder, ok?
Abraço
a respeito de Algarrobo. Irei em 6 agosto para o Chile e quero conhecer lá, justamente por causa de piscina. É permitido entrar no Condomínio e conhecer a piscina, tem algum custo? Se puder responder em meu email, eu agradeço.
obrigado gerson
Ok, Gerson!
Resposta por e-mail 😉
Bom dia! Muito legal o site! É permitido entrar no Condomínio e conhecer a piscina, tem algum custo?
Oi Aline!
Tudo bem?
Essa vou ficar te devendo.
Não se eles trabalham com day use.
Mas tente buscar essa informação direto no site do Condomínio (com link aí em cima) 😉
Olá. Adorei seu site. Tenho uma dúvido sobre San Alfonso del Mar. A pessoa pode entrar e só conhecer o Condominio? por que no site do complexo turistico eles só deixam se hospedar lá se for por 3 diarias. A proposito estive em Aracaju ano passado e AMEI!!! Obrigado
Oi Elisabeth! Obrigada! Mas, poxa, realmente vou ficar te devendo essa informação. Quando fomos a San Alfonso nem pensava em fazer um blog, daí porque acabei não atentando para esses detalhes. Pena!
Mas que tal você tentar fechar a diária através de agência? Nós fechamos assim e conseguimos ficar apenas duas diárias em uma apartamento quarto e sala, para casal. Na época também tentei fechar direto com eles pela internet, mas acabei achando tudo mais complicado… Corri pra agência… rs rs.
E que bom que gostou de Aracaju. Gostamos muito de morar aqui. Tomara que você volte! Agora em Janeiro, vamos fazer o possível para encher o blog com dicas sobre a cidade! 😉
Abraço e feliz 2012,
Anna
Acabo de voltar do Chile, depois de 1 ano morando lá e nunca tive curiosidade de ir a esse lugar… Lindo!
Mas realmente encarar praia por lá não dá, não! Só piscina e abrigada do vento! Mehor nossas águas quentinhas do Nordeste!
Adorei conhecer.
Cinthia
@chilecriancas
Oi Cinthia,
Menina! Que lugar frio! rs rs
Todas minhas fotos, à beira da piscina, quem se destaca é meu casaco vermelho, ideal para viagens de inverno. Meus biquinis não conseguiram sair da mala. kkkkk
Mas, mesmo assim, vale a pena conhecer. 😉
Ei, tudo bem? Gostaria de saber como fazer para chegar em San Afonso Del Mar a partir de Santiago? Existe ônibus ou algo do tipo? E dá pra ficar lá dois dias na boa, não cai no tédio? Não é a piscina e só né? Tem algo pra fazer a noite? Obrigado.
Oi Pedro!
Olha só! Na ida (Santiago-Algarrobo), preferimos ir de translado. Mas caso queira ir por sua conta, há ônibus sim, da Pullman. Pegamos ele de Algarrobo para Santiago. Falo dele no post sobre Algarrobo (https://misscheck-in.com/2011/04/02/algarrobo-chile/). Neste post também falo do que há pelas redondezas.
Acho que aos finais de semana o condomínio é movimentado, já durante a semana é “paradão”. Nós não aproveitamos muito por conta do frio. Era dezembro e, por conta disso, não estávamos preparados para as baixas temperaturas que pegamos, então, à noite, ficávamos encolhidos na cama, sem coragem de colocar o nariz na janela. Ainda assim, gostamos.
Abraço,
Anna
Ana, tudo bem?
Fiz uma reserva através do site do Decolar para San Alfonso…porém encontrei poucas informações à respeito deste local…fiquei sabendo que é necessário efetuar um pagamento caução no momento do check-in. Minhas diárias já foram pagas. Você tem conhecimento sobre este pagamento?.
Olá, Mariana!
Tudo bem?
Olha! Lembro que fomos pegos de surpresa por uma taxa de limpeza, cobrada no check-out.
Sobre essa caução, não sei te dizer, mas é possível que seja cobrada sim, fora da diária.
Passei por uma situação dessas em Aruba. Fiz a reserva pelo Decolar, pagamos tudo antes da viagem e na hora do check-in fizeram um bloqueio de 100 dólares no nosso cartão de crédito, totalmente fora da nossa programação. Quase caí de costas. E no Decolar não havia nenhum informação sobre essa caução.
Por isso, meu conselho, é que vá preparada sempre para o pior rsrsrs. Quem está preparado para o pior, está preparado para tudo 😉
Mas, seria interessante, buscar informação direto com eles, no site oficial de San Alfonso.
Abraço,
Anna
Olá…amei as informações!!! comecei a paquerar esse destino dia desses, estou pensando em ir a Santiago e acho que devo aproveitar e ir conhecer esse lugar lindo!!! mas vi em algum lugar que você pode estar hospedado, mas mesmo assim, para entrar na área da piscina e tal, precisa pagar um valor, e se você sair, sei lá, pra comprar algo em um mercado ou conhecer o centro da cidade, quando voltar, paga de novo….é verdade? Beijos!!!
Oi, Vívian!
Tudo bem?
Então… Alguém me perguntou se poderia fazer isso, tipo day use, mas eu não sei dizer se eles trabalham com essa possibilidade.
De qualquer forma, tenta entrar em contato com eles através deste número: Clientes Extranjeros Teléfono (56-35) 481 636.
Espero que ajude
Abraço,
Anna
Obrigadinha…é melhor ligar e ter certeza pra não perder a viagem, né??? beijos!!!
Sim sim, Vívian! 😉
Algarrobo é uma gracinha, mas o maior atrativo de lá, realmente, é San Alfonso.
Espero que sua visita dê certo.
Abraço,
Anna
Gostei muito das suas dicas…..completas e minuciosas….obrigada.
Oi Celia!
Obrigada 😉
Qualquer coisa, estou por aqui.
Abraço,
Anna
Olá, tudo bem? Vou para esse hotel no feriado de novembro, muito próximo do que você fez, dois dias. Li sobre ter que fazer as mini compras. Na prática você foi até o centro da cidade, 15 minutos andando, e comprou tudo lá? Preço razoável? Obrigado
Oi Vitor!
Tudo bem?
Isso mesmo, fomos a pé até o centrinho de Algorrobo e fizemos nossas comprinhas.
Na época, os preços eram bem razoáveis. Não tenho acompanhado o câmbio atual, mas ainda assim acho que sai em conta.
Algarrobo é gracinha. Temos um post sobre o lugar. Depois dá uma olhada 😉 Pode ser útil pra você.
Abraço,
Anna
Oi, tudo bem? Adorei seu post. Estou indo para lá agora no final do mês e preciso de algumas informações (se for possível vc me dar). Bem, como vc conseguiu ficar hospedada dentro do complexo? Estou tentando entrar em contato e não estou conseguindo. Vc teria algum contato de lá para me fornecer? De antemão, agradeço imensamente. Att., Carine Soares
Oi Carine
Tudo bem?
Então! Como eu disse no post, na época, fechei a hospedagem por agência de viagem.
Atualizei o post recentemente, indicando os links do Decolar e do Booking onde também seria possível fazer a reserva. Mas conferi agora nos dois sites e San Alfonso já não está disponível nenhum deles.
O meu conselho, já que você não está conseguindo fechar direto com eles, é que você procure uma agência confiável na sua cidade e verifique se eles conseguem reservar. Você pode também tentar pelo site Airbnb, pois como são apartamentos que os proprietários alugam para temporada, é possível que tenha alguma unidade de San Alfonso por lá.
Achei esse link no Airbnb de um apartamento em San Alfonso:
https://www.airbnb.com.br/rooms/2303856?s=NuJI
Além desse, tem outros também em San Alfonso, viu? Dá uma olhada nas outras opções
Abraço,
Anna
Oi, Anna, muito obrigada pela resposta, viu! Mas, ó, li uma reportagem que só se pode entrar no complexo (onde fica a maior piscina) quem se hospeda lá dentro. Pois os portões ficam trancados e não tem essa de comprar bilhete para passar o dia. Então, meu medo é de alugar um apto ou até mesmo ficar num hotel em San Afonso e quando formos querer entrar no complexo eles não deixarem. Por isso meu interesse de ficar lá dentro. De preferência nesse mesmo quarto que vc ficou que fica perto do “triângulo”. kkkkk Mesmo assim, muito obrigada e tentarei com as dicas que vc me deu. Abraço. Carine
Oi Carine!
Então!
Acho que tem um ruído na nossa conversa.
Veja, San Alfonso é o nome do complexo em si, que é um enorme condomínio com uma piscina gigante. A cidade é Algarrobo, entendeu? San Alfonso é o nome do condomínio.
Pelo o que li nos seus comentários, acho que você entendeu que a localidade é San Alfonso, talvez por isso você não entendeu bem o que falei.
O Complexo San Alfonso é como um condomínio residencial, entendeu? Por isso é fechado. A cidade onde ele fica é Algarrobo e, realmente, se hospedar em Algarrobo, não vai te garantir entrar em Sal Alfonso, pois não sei te dizer se eles trabalham com day use. E lembre, ele não é um hotel, é um condomínio.
Estou certa que, se seu objetivo é conhecer e curtir o Complexo, o ideal é alugar um de seus inúmeros apartamentos. E, como disse no comentário anterior, há opções no site Airbnb. Provavelmente nesse site você consegue fechar sua reserva.
Qualquer coisa, estou por aqui.