São João chegando… Aracaju toda “se pintando” pra festa… Momento de falar um pouquinho de cultura nordestina… Das coisinhas regionais que dão o tom e o sabor do Nordeste.
Assim, por acreditar que os “mercados municipais” são sempre grandes centros de regionalismo, fui até lá hoje de manhã bem cedo… 06:00h… Ver um pouco da cultura de Sergipe acordar no sol macio das primeiras horas do dia, passeando nos carrinhos dos feirantes que ainda chegavam, cheios das coisas todas que dão as cores das “bancas”.
COMO CHEGAR
A Praça dos Mercados fica no centro de Aracaju, já próximo ao Bairro Industrial e à ponte Aracaju-Barra. Nela estão concentrados os três grandes mercados da capital, na foto abaixo (disponível em skyscrapercity.com), de cima para baixo: Albano Franco, Thales Ferraz e Antonio Franco:
Para chegar, tomando a Av. Beira Mar como referência, basta seguir direeeeeeto nesta avenida, sentido centro da cidade. Sem sair desta avenida, lá adiante, depois da Ponte do Imperador (que não é ponte… rs rs) e da Praça Fausto Cardoso, os mercados surgirão à esquerda.Vale ressaltar que, nesta altura da cidade, a Av. Beira Mar passa a ser chamada de Rua da Frente.
FORRÓ CAJU
É nesta praça que, todo ano, acontece o maior evento junino da capital, o FORRÓ CAJU, reunindo grandes nomes da música nordestina (foto disponível em skyscrapercity.com):
Os preparativos já estão a todo vapor, cobrindo a praça com o famoso “véu” de bandeirolas coloridas, já característico da festa:
NO MAIS…
Vale a pena passear pelos mercados e ter a chance de vivenciar um pouco do artesanato, da culinária e dos costumes sergipanos.
As casas de laticínios, as ervas e souvenires irreverentes do Mercado Thales Ferraz:
O corredor das flores entre os Mercados Thales Ferraz e Antonio Franco:
A mistura das cores do artesanato no Mercado Antonio Franco:
O Terraço do Mercado Antonio Franco:
E o Mercado Albano Franco, enorme e barulhento, onde se acha de tudo, de frutas frescas a celulares piratas:
Horário de funcionamento: Os mercados funcionam de segunda a sábado das 06:00h às 18:00h. Nos domingos, das 06:00h às 12:00h.
#ficaadica: se quiser pegar tudo aberto, chegue a partir das 08h. Boa parte das bancas e lojas do Antonio Franco e do Thales Ferraz vão abrindo gradativamente e, às 07:30h, horário que saímos de lá, muitas ainda estavam fechadas.
Para mais informações sobre mercados e feiras livres de Aracaju, clique aqui.
Quer continuar o passeio pelos Mercados? Leia também:
Guloseimas do Mercado e Restaurante Caçarola no Mercado Antonio Franco.
Bacana o post. Gosto muito de conhecer as feiras e mercados populares das cidades que visito. Quando for a Aracaju não deixarei de ir à Praça dos Mercados.
Gostei kkkkkkkkkkkkk
Excelente amostra de um dos pontos pitoresco “mais visitado” de nossa capital dificilmente de serem vistos pelos ângulos que foram apresentados. Parabéns!
Obrigada, Fernando 😉