Continuando nosso passeio pela Praça dos Mercados… Na nossa ida até lá ontem (11/06/2011), o foco mesmo eram as guloseimas regionais… rs rs rs… Aquelas com formatos, às vezes, esquisitos e nomes engraçados.
No Mercado Thales Ferraz há um box onde se concentram as, digamos, “beijuzeiras”… rs rs rs… Mulheres simples e simpáticas que metem, literalmente, a mão na massa para preparar aqueles “qualquer coisa” de puba ou tapioca 🙂 🙂
É o ESPAÇO DO BEIJU!! E lá você pode esquecer sua dieta, por que vai tudo “macaxeira abaixo” kkkkkkkkkkkkkk (Vamos combinar que viagem e dieta não combinam! Não tem jeito!)
E, por falar em macaxeira, mais uma vez vamos esclarecer que a mocinha é conhecida como “macaxeira” por aqui, mas é aipim em alguns cantos (Bahia e Rio, por exemplo) e mandioca em outros. A tapioca e a puba são massas extraídas da macaxeira e servem de base para várias receitinhas tipicamente nordestinas.
Eu, que não sou bem do time “experimenta!!”, nessas ocasiões de muita variedade: beiju, macaxeira, puba, tapioca e tralálá… Pra não errar, sempre peço a mesma coisa: a básica “TAPIOCA”… A famosinha nordestina, que sai quentinha e recheada com manteiga ou, num descuido calórico, com bastaaaaaaaaaaante leite condensado e coco ralado… Ui!! Entre outros tantos e não sei quantos recheios… rs rs:
Voltando ao Espaço do Beiju, por lá se acha de (quase) tudo (macaxeiramente falando) para todos os gostos…
Mas, neste ponto… Alô, atenção!… Mesmo sendo baiana (vizinha!), já paguei muito mico por desconhecer o dicionário gulosemeiro local. Inclusive lá mesmo, no Espaço do Beiju, onde sai beiju, mas não sai tapioca 😦 … E qual a diferença? rs rs rs… Vamos aos fatos:
Uma vez no trabalho perguntaram se eu gostava de pé-de-moleque e eu, super empolgada, respondi: claaaaaaaaaaaro!
Já estava com o gostinho do amendoin caramelado na boca, quando… Minutos depois… Hum… Meu colega chega todo feliz com uma coisa comprida, enrolada numa folha de bananeira…. Qüen qüen qüen qüen… Cara de tacho total a minha diante daquele “lanchinho” desconhecido:
PÉ-DE-MOLEQUE, minha gente!!! Aqui é isso aí… Uma massa meio molhada que leva um pouco de amendoim, PUBA e leite de côco (o outro pé-de-moleque, do meu “fantástico mundo de Bob”… rs rs… Aqui é “cocada de amendoin”!!):
Até a TAPIOCA, que na Bahia é BEIJU, já me garantiu um mico regional… kkkkkk… Beiju aqui é outra coisa, quase a mesma coisa, mas um pouco diferente, entÊnde?? Nem eu, mas é diferente sim. Beiju aqui é BEIJÚ MOLHADO e a massa é mais macia e mais doce que a da TAPIOCA:
E ainda rolam mais umas coisinhas básicas à base de tapioca, como os MAL-CASADOS (“mácasados”) ou SAROLHOS (“sarôios”):
O saquinho é “2 real” !! 😀 😀
E, para completar nosso dicionário “gulosemeiro” nordestino, os BÁSICOS JUNINOS:
A PAMONHA, enroladinha na “casca” (palha) do milho:
E “descascadinha”:
O MUNGUNZÁ, tipo mingau de milho de canjica:
E CANJICA… A nordestina, que já tem cara, gosto e cheiro de São João 🙂 🙂
Mamãe, que é paulista, ao ler o post me ligou para avisar que, em São Paulo, MUNGUNZÁ é CANJICA e CANJICA é CURAU!!! Diz aí? Enquanto não unificam o idioma das comidas típicas… kkkkkk… É bom viajar ligado nas diferenças pra não errar no pedido! 🙂
Saí catando as receitas na net e, clicando nos “rosinhas”, você será direcionado para elas… rs rs… Quem quiser se aventurar na culinária nordestina… #ficaadica!!! 🙂 🙂
Mais receitas juninas nordestinas, aqui.
Eu… Vou passar meu São João na base do licor mesmo… É menos calórico e mais animado… kkkkkkkkkk… Brincadeira ! O post acabou me deixando com água na boca por uma “tapioca” (não erro mais! Claro… rs rs)… Vou lá na Orla buscar a minha!!! rs rs rs.
Quer continuar pelo mercado? Leia também:
Praça dos Mercados e Restaurante Caçarola no Mercado Antonio Franco.
E, para se inteirar do cardápio, dê uma pescada no post: entendendo o cardápio.
Sempre que vou à Aracaju, dou uma chegadinha na feira do bairro Augusto Franco, e sempre pago o maior mico, eu sempre falo aipim, beiju…não tem jeito!!!
kkkkkkkkkkkk… Tá vendo aí? Não tem jeito! Só com o tempo mesmo pra ir pegando as diferenças!
Meu pai também é cliente certo da feira do Augusto Franco. Quando ele está aqui, domingo cedinho vamos nós dois e ele sempre volta pra casa com um copinho de mingau, outro de arroz doce e um saquinho de biscoitos!! Adora as guloseimas de feira!!! 🙂 🙂 (eu prefiro pastel… Pastel de feira parece que é sempre mais gostoso!!!! Pq será? rs rs)
Esse post me deixou com saudade da mesa de São João da minha terrinha! Ah, o Beiju, o mungunzá… deliciosos!!!
Aqui tenho que me contentar com um bolinho de milho, talvez uma canjiquinha de caixa que trouxe do Brasil… As festas juninas, com os comes e bebes, só na Bahia! rsrs. Curtam bastante o São João! bj
eu aqui em plena madrugada todo felizinho com o post novo, eis que derrepente toda essa comida me deu uma fome kkkk Pra que um Googletradutor quanto se tem o maior dicionário regional no misscheck-in num é mesmo? kkkk vc como sempre surpreendendo!
cade a receita de como fazer o beiju?
Oi, Vera! A receita tá lá, viu?
Basta clicar no link (rosinha) BEIJU MOLHADO!
Só ficou faltando mesmo a receita do Sarolho… Não achei de jeito nenhum 😦
Bjos
Sou sergipano, mas moro em outro Estado e ao ver essas delícias que marcaram minha vida fiquei até arrepiado e, claro, com um vontade arretada de devorar um pé-de-moleque. Mas, o sergipano!!!! rsrs
Muito legal…d+
Me deixou com saudades da minha terra…
sim sou pernambucana e ja comi muitas variedades de aracajú mas a que mais me surpriendeu foi o saroio reamente não da para fazer regime em viagems ameiiiiiiiiiiiiiii
será que vcs podem me dar a receita do saroio molhado.? realmente é uma delicia
Oi Jacqueline!
Tudo bem?
Aaaaah! Que bom que gostou das iguarias de Sergipe. O pé-de-moleque realmente foi minha maior surpresa rsrsrs
A receita do saroio vou ficar devendo. Comer eu até como, mas saber fazer… Hum… Aí é mais difícil pra mim rsrs
Mas vou ver se acho pra te passar, viu?
Beijo,
Anna
Não gostei da piadinha sem graça quanto ao pé de moleque do nordeste,pois pra nós,esse é o legítimo!
Só lamento pela sua falta de humor, prezada Ana 😦
Aceita encomenda p outro estado? No caso São Paulo..
Entrega por sedex?
Oi Ariane
Somos um blog de viagens! 😉
Não vendemos nem fornecemos nada, apenas escrevemos sobre nossas experiências e damos dicas para outros viajantes 😉
Abraço,
Anna