Um passeio pelo CENTRO – RIO.

12 jul

Como turista meeeeesmo, essa foi minha primeira vez no Rio… Descobrindo por conta, mapa e risco cada cantinho interessante pra ir. Como dia 24 de junho (2011) – São João (feriado no Nordeste)  não é feriado por lá, o centro da cidade estava em um dia normal, cheio de vida e movimento ( e lojas para gastar dinheiro… Muito autocontrole nessa hora!  rs). Assim, após sairmos da Confeitaria Colombo, seguimos pelas ruas do Centro no melhor estilo “cariocas por um dia”.

Para chegar ao Centro da cidade, acho que as melhores estações de metrô  são CARIOCA e CINELÂNDIA.  Tudo vai depender das suas prioridades ou interesses. No nosso caso, como queríamos ir à Colombo, descemos na CARIOCA,  Largo da Carioca:

A Rua Gonçalves Dias, onde está localizada a Confeitaria, já começa a  sinalizar o clima nostálgico na  arquitetura elegante dos prédios antigos:

A Colombo fica a poucos passos da esquina com a célebre Rua do Ouvidor, que já foi uma das ruas mais importantes do Rio… Tudo passava por ali. Hoje, estreitinha e movimentada, ainda revela um pouco do passado carioca:

Rua do Ouvidor (século XIX).

Entrando e saindo em ruas…  Meio que sem destino… Fomos parar no Largo de São Francisco de Paula:

Igreja São Francisco de Paula.

Estátua de José Bonifácio e prédio da antiga Escola Politécnica (1862).

Cortamos a graciosa Rua Sete de Setembro…

e chegamos na Rua da Carioca (continuação da Rua da Assembléia):

Atravessamos o Largo da Carioca de novo para chegar à Praça Floriano Peixoto, a famosa Cinelândia:

Nela você irá encontrar o belíssimo Theatro Municipal:

A Biblioteca Nacional:

A Câmara Municipal:

O tracidional restaurante e choperia Amarelinho da Cinelândia:

E, mais à frente,  na direção oposta ao Teatro Municipal…

 Está o Cine Odeon, “o  último grande cinema construído na Cinelândia, em 1932” (pesquei no site do grupo estação):

Imagem disponível em conversanobanheiro.blogspot.com

De lá seguimos para a Estação dos Bondes, no intuito de ir de bonde à Santa Teresa. No caminho ainda nos deparamos com a arquitetura arrojada da Sede da Petrobrás, o “Edise” (edifício sede):

E a Catedral Metropolitana:

Na Estação dos Bondes, logo atrás da Petrobrás, desagradável supresa… Uma fila de desanimar até a mais otimista das criaturas ( o Hélio! rs rs):

Começava aqui…

… Seguia por ali…

… E terminava lá! 😦

Bondes só de 30 em 30 minutos. Eram 12:30h. Para a nossa posição na fila (no final), a previsão era pegar o bonde das 14:00h. Ninguém merece 😦 Fomos de táxi para Santa Teresa… Uma pena (queria tanto ir de bonde). À noite, outra desagradável supresa: o acidente com o turista francês  que faleceu após cair do bonde nos arcos da Lapa, mais ou menos no horário que pegaríamos o transporte caso tivéssemos continuado na fila… Uma lástima! O Rio, os cariocas e os turistas não merecem figurar em histórias tristes e negativas como esta… Já bastam os bueiros!

DICAS IMPORTANTES:

– O Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional têm visitas guiadas. Para saber os horários das visitas do Theatro, clique aqui. Na Biblioteca, me entregaram este  papelzinho:

Detalhe: neste dia (24/06/11), todos os horários já estavam esgotados. Para não passar por isso, o ideal é reservar por telefone.

– Confira a programação semanal do Cine Odeon no site do Grupo Estação. Caso se interesse, é possível comprar bilhetes on-line no mesmo link.

–  Acho imperdível conhecer também o Real Gabinete Português de Leitura, localizado na Rua Luís de Camões, 30, Centro. Para chegar, a estação de metrô mais próxima é a Uruguaiana (Não tivemos tempo para ir até lá 😦 Vai ficar pra próxima… Junto com o passeio de bonde… rs rs).

Para continuar passeando pelo Centro do Rio, leia também: Antigamente… Na Rua do Ouvidor  e   Confeitaria Colombo – Rio.

5 Respostas to “Um passeio pelo CENTRO – RIO.”

  1. Rodrigo Scher 15/07/2011 às 00:10 #

    Maneiro o post! Já andei muito por essas ruas, tempo bom!

    • misscheck-in 15/07/2011 às 09:01 #

      Viziiiinho!!!
      Me mata de inveja! Desde a adolescência planejo morar no Rio e, por enquanto, nada! Moradia mesmo só esse nosso AP que a Construtura não entrega nunca… rs rs rs. Ansiosa para ir pegar açúcar emprestado no 101 😀

  2. Rodrigo Scher 15/07/2011 às 11:59 #

    Nem recebemos o apê ainda e vc já quer me abandonar!! Sem essa de morar no Rio, bom só pra passear mesmo rsrs.. Ali ao lado da Biblioteca Nacional fica o Museu Nacional de Belas Artes, muito bonito, chegou a visitá-lo?

    • misscheck-in 15/07/2011 às 16:53 #

      Olhei pra ele… rs rs… Na correria de ir aqui e ali para conhecer, acabei deixando de entrar em alguns lugares. Mas… Fica pra próxima também. A lista só faz aumentar! Xeero

  3. Debby 29/01/2012 às 18:03 #

    Good morning!
    Happy New Year!
    Health, luck and love!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: