Ah, sim! Aracaju tem teleférico! E nem é novidade. Mas, mesmo assim, muita gente vem a Aracaju e vai embora sem sequer ouvir falar.
O teleférico fica no Parque da Cidade, que fica no Bairro Industrial, que fica na Zona Norte. E este é o ponto. Por estar do outro lado da cidade, não tão explorado pelo fluxo turístico convencional, o parque acaba ficando fora do roteiro. Não cometa esse erro.
Vale a pena se aventurar nas cadeirinhas que atravessam o pedacinho de mata atlântica preservada do Morro do Urubu e o resumido zoológico que também integra o parque.
Todo o aparato de cabos e roldanas liga a parte baixa a parte mais alta do morro, integrado por duas estações de embarque e desembarque.
Chegando ä parte alta, tão logo saia da estação do teleférico, você irá se deparar com a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Mas nem se anime com o mirante aos pés da imagem. A mata cobre a vista e você não vai conseguir ver muita coisa de lá. O que vale a pena mesmo é seguir pela trilha que leva à rampa de Voo Livre.
Embora nunca na vida tenha visto uma asa-delta sequer pela região, após uma curta caminhada por dentro do mato, você chega à rampa que, por sua vez, com ou sem asa-delta, propicia uma das melhores vistas de Aracaju.
Depois, é só voltar ao teleférico e, com o mesmo bilhete, retornar à estação de embarque. De lá, você ainda pode alongar o passeio e o corpo, caminhando pelo parque, sob a sombra agradável de suas árvores centenárias e aproveitando para prestigiar os bichinhos do zoológico.
O acesso ao parque e ao zoológico é gratuito. O teleférico custa R$ 14,00 por pessoa, com meia entrada para estudantes e policiais (valores praticados em novembro de 2012) e o bilhete garante ida e volta de uma estação a outra.
Confira os horários de funcionamento:
Apesar de ser um passeio bacana, o parque não tem muita estrutura e não é tão bem cuidado como outros parques da cidade, como o da Sementeira e o dos Cajueiros, ambos na Zona Sul. Para petiscar, tem o Canto do Chorinho e rolam umas barraquinhas aos finais de semana, que vendem comida e bebidas ao lado do estacionamento, também gratuito.
COMO CHEGAR
O caminho mais fácil é via Orlinha do Bairro Industrial. Siga pela Av. Beria Mar (que beira o rio), sentido Centro da cidade. Como se diz por aqui, siga direto sempre na mesma avenida e, lá na frente, já na região do centro, irá surgir a Praça dos Mercados, à sua esquerda:
Continue seguindo direto e, após os mercados e o terminal de ônibus, esta avenida faz uma suave curva para a esquerda. Logo após a curva, você irá virar à direita, na Rua General Calazans:
Pronto! Esta já é a Avenida da Orlinha do Bairro Industrial. Continue seguindo direto. Você irá passar por baixo da Ponte Aracaju-Barra e continuar seguindo na sua linha reta:
Poucos metros após a ponte, à esquerda, você encontrará o Seminário Propedêutico. Siga até o final do calçadão e vire à esquerda, na esquina do seminário, no ponto exato onde termina a via asfaltada:
Virando à esquerda, siga direto (esta já é a rua do parque). Você irá passar pelo semáforo da esquina do Moinho de Sergipe (à direita, na foto abaixo) e continuar seguindo direto:
Pronto. Logo após cruzar o sinal, em poucos metros você verá a entrada do Parque da Cidade, à direita:
Confira no Mapa:
A – Ponte Aracaju-Barra
B – Orlinha do Bairro Industrial
C – Moinho de Sergipe
DICA ÚTIL
Aproveitando a ida até o Parque da Cidade, você pode aproveitar para conhecer outros pontos interessantes de Aracaju, que também ficam nesta região da cidade:
– Orlinha do Bairro Industrial – a melhor vista da Ponte Aracaju-Barra e onde você poderá almoçar no Sapatão ou no Gordo Light.
– Colina do Santo Antônio – onde é obrigatório parar e tomar o precioso sorvete da Colina.
– E Praça dos Mercados – onde, após o passeio, você pode fazer uma pausa calórica no Restaurante Caçarola.
– Mais sobre Aracaju em Dicas de Aracaju – post a post.
Muito interessante o seu blog.
Amo minha cidade. Linda, limpa e bem organizada.
Quem vier aqui, vai querer voltar.
ESTOU INDO CONHECER ESSE LINDO LUGAR ESTAREI AI DIA 23 DE JANEIRO
É seguro? Mesmo para crianças?
Sim , o passeio é muito seguro, inclusive para as crianças.Contamos com varios sistemas de segurança, geradores e pessoal treinado.A manutenção mecanica é feita semanalmente.
Venham conhecer mais uma opção de lazer em Aracaju. Diversão garantida para toda familia!
Obrigada, Eliana! 😉
O Teleférico é muito legal mesmo e a rampa tem um visual incrível e imperdível. Adorei o post. ô saudade de Aracajú!
beijos
Chris
http://invetandocomamamae.blogspot.com/
Oi Chris!
Que bacana você por aqui!
Mas não fica com saudade, não! Assim que puder, volta por aqui!
E, quando voltar, conte comigo, viu?
Abraço,
Anna
Quando fomos aí, devia haver umas 30 pessoas esperando e a previsão de espera era de 40 minutos. Já era meio-dia e queríamos almoçar logo, então decidimos cancelar a brincadeira. Voltei à bilheteria e devolveram o dinheiro na hora, sem questionar. Parabéns ao pessoal do parque pela consideração!
Eu adoro o teleférico de Aracajú-SE, eu já fui uma vez que foi assim olhe a sorte:eu tava lá esperando na fila ai eu fui o visitante 400 do dia, eu recebi uma promoção que 4 pessoas só pagava R$:10,00 i olha só tava:eu,mãe,tia,e minha colega a conta certa. eu amei quando eu tava lá no alto peguei meu celular TOUCH SCREEN e tirei fotos minhas, fiz videos, e etc. eu só tenho 10 anos.Otimo também e a praia de atalaia como podem ver na minha foto eu fui a essa praia e e bem legal,no dia que eu fui primeiro choveu mais depois deu um sol de matar,kkkkkkkkk. Isso foi em 04/06/12.E agora em 05/01/2013 vou novamente a Aracajú e passar uma semana, acho que minha programação vai ser:
05/13-MC donalds
06/13- Planetário
07/13-Parque da Cidade e Teleférico
08/13-Ponte do Imperador
09/13-Museu do Homem Sergipano
10/13-Shopping riomar
11/13-Shopping jardins
12/13-Shopping premiun
13/13-Fazenda Boa luz
14/13-Prai Abaís
Oi Clara!
Legal vc por aqui.
Que bom que gostou de Aracaju.
E sua programação tá bem legal, viu?
Se puder, passa no Oceanário e nos pedalinhos da Orla dos Lagos.
Acho que vc mais gostar.
Bjo
Anna
Querida Ana,
virei fã do seu site estou me abrindo das minhas viagens até Aracajú,um.. eu já fui no Oceanário, não tem os tubarões?! eu tirei uma foto que parecia que eu estava la dentro junto com o eles, kkkkkkkkk. legal né? Ah, e também já fui no pedalinho da Orla dos Lagos eu peguei o mais duro que tinha e a noite fiquei com o pé doendo!
Bjos, Clara Vitoria Souza Brito!!!!
Oi Clarinha!
Sua presença está enchendo o site de meiguice. Adoro!
Mas, me diz uma coisa. Vc vai ficar em hotel ou na casa de alguém.
Tenho as canetinhas do site, fofinhas, que tenho certeza que vc vai gostar.
Se vc quiser me passar onde vai ficar, posso deixar lá. Mas tudo por e-mail, tá? É mais seguro (misscheck-in@hotmail.com)
Xero,
Anna
Ah! Não tirei foto com os tubarões. Eles estavam bem desanimados no dia da minha visita.
kkkkkkk E, nos pedalinhos, também sofri como vc… Aff… Não via a hora de terminar o passeio kkkkkk
veja a minha foto do lado do comentário!
mal posso esperar e amanha (05/101/12) minha viajem,uhu!
Anna querida,
já que eu vou agora (05/01/12) para aracajú você quer que eu poste algumas fotos de lá?
Manda sim! E se quiser escrever sobre os lugares também, pode mandar. Faço um post só com suas fotos e seu texto.
Vai ser perfeito ter a opinião como a sua aqui. Eu vou amar.
Xero,
Ann
digo 05/01/13
bjus! :*
Oieeeeeeee 🙂
Obrigada todos dizem que eu sou meiga.Anna querida não vai ser dessa vez me desculpa queria muito suas canetinhas o problema e que quem sabe onde a gente vai ficar e minha mãe, e quando chegar lá não tenho o computador pra dizer onde fiquei né?E vc ir lá. :(.
Que pena que não tirou foto com os tubarões e bem massa,um.. vc viu como sofre o pedalinho duro.Aff!
Ok eu mando e tudo por E-mail né? um e tambem eu vou ficar 10 dias sem comentar no seu blog,:(.
Sabia que seu blog tá em meus favoritos?
Xero clara!! 100000000000000 beju :*
Clarinha!
Ah! Que pena! Mas depois manda seu endereço que envio pelo correio.
E vou ficar aguardando suas fotos e seus comentários. Vou fazer um post só seu. Vai ser muuuuuuuuuito legal!
E fico muito feliz por saber que vc gosta tanto assim do blog. Obrigada, viu?
Beijo apertado e boa viagem. Curta muito esses dias aqui em Aracaju, certo? ( E depois conta tudo pra gente)
Anna
ok, eu conto bjos!
foi muito legaal anna eu ja voltei de viajem!
Êeeeeh, Clarinha!
Que légal. Estou louca para saber suas novidades.
Tá lembrada do post? Só seu? kkkkkk
Vai ficar lindo.
Bjo
Anna
Só vou postar AS novidAdes quando AS fotos chegarem,i sim estou lebrada do post!!!
100000000000,04551265 bejos!
O seu post sobre o teleférico e o parque da cidade ficou muito legal. Mas, permita-me discordar da sua afirmação de que os turistas que nos visitam não são informados ou levados ao parque. São sim. A principal agência de receptivo da cidade inclui o parque no seu city tour regular. Os guias de turismo, com nossos grupos particulares, levamos sempre que a programação nos permite, nossos visitantes até o parque com visita ao teleférico. Algumas poucas agências, ainda não incluiram o parque no seu roteiro. Abçs.
Oi Marcos!
Tudo bem?
Obrigada pelo comentário, mas, sobre sua colocação,posso dizer que este post foi feito em uma época em que o teleférico quase deixou de operar por falta de público.
Hoje vejo que o movimento melhorou muito e isso é ótimo e merecido. O lugar é muito especial.
A dica no site, inclusive, quer falar dele para pessoas que costumam viajar por conta própria, sem guias ou receptivos e que podem acabar perdendo a chance de conhecer, não é mesmo? Se passarem por aqui já não vão perder mais rsrsrsrs
Abraço,
Anna
É verdade Anna. O teleférico passou por momentos complicados mas, de um tempo pra cá, se recuperou. Acompanhei esse período e penso que isso acabou acontecendo pela forma como os gestores da época fizeram, ou deixaram de fazer a divulgação do espaço como deveriam. Em tempos de informações massificadas na rede é mais fácil, ou menos difícil, para os viajantes sem apoio local, chegarem a lugares como o parque da cidade, até porque ele fica do lado oposto dos principais hotéis e pousadas da cidade. Por isso é importante, além de pesquisar bastante a rede, e chegar a blogs como o seu, utilizar-se dos serviços de quem sabe tudo sobre os destinos né ? (agencias de receptivos e guias)….rs rs …tenho que puxar a brasa pra minha sardinha….abçs….sucesso….
p/s. se algum turista se perder no caminho para o parque da cidade, liga pra mim. (79 9974-3118)..terei enorme prazer em levá-los até lá e contar toda a história do parque desde a sua inauguração em 1989.
Oi Marcos!
Que bacana deixar seu contato. Pode ajudar muita gente.
Mas acho mesmo que quem vai acabar ligando serei eu rsrsrsrs
Sempre tive a curiosidade de conhecer a história do parque mais a fundo.
Talvez essa seja a oportunidade rsrsrs
Abraço
TEM ALGUMA FESTA EM JANEIRO DE PREFERENCIA NO FIM DO MÉS?
Oi Claudia
Eu não sou boa de festas.
Mas vou te indicar alguns ‘instagrans’ que podem te ajudar:
@governosergipe
@aracajuprefeitura
@agendaju
Qual é a altura e o quilometragem do teleférico? Porque não vi estas informações tão precisa para os visitante??!!!
Oi, Flávia!
Acho que essas informações você vai encontrar no site da prefeitura, que é responsável pelo parque e pelo teleférico.