Eu acredito que todos que chegam a Cachoeira buscam, basicamente, o mesmo kit: Cultura, História e Arte. Assim, para os mais afoitos com a possibilidade de vivenciar uma experiência historicamente intensa, o Casarão Amarelo é o lugar ideal para se hospedar.
O Casarão, hoje aos cuidados da Rosangela Cordaro, data do século XVII e, não bastasse o acúmulo de centenários que guarda em suas paredes, ainda está localizado no coração de Cachoeira, de cara para o prédio da antiga Cadeia, outro prédio com mais alguns séculos de vida.
O elegante sobrado abriga o Identidade Brasil, um projeto de valorização da cultura local – do artesanato à culinária.
Para tanto, no térreo, funciona um agradável e colorido Bistrô que serve pratos da culinária local – sempre com um toque gourmet – em meio a uma boutique de artesanato, com peças produzidas na região do Recôncavo Baiano.
A parte destinada à hospedagem está instalada no pavimento superior. Como prédio tombado, o estabelecimento oferece poucos quartos. Apenas dois são suítes – suíte vermelha e suíte azul. Os demais, muito confortáveis e bem decorados, contam com banheiros privativos, mas fora dos quartos:
Por R$195,00 (valor em julho de 2013 para uma diária em quarto duplo), ficamos instalados na suíte vermelha, a melhor da casa. O quarto conta com uma minicozinha e alguns utensílios para uma refeição de improviso, conjugado com uma charmosa antessala que fazem a prévia para o “dormitório”.
Já neste cômodo, devidamente acomodados, fomos recebidos por uma cama romântica e um banheiro rústico, que arrematam o cenário de obra literária do século XIX (quebrado apenas pela presença da TV LCD com PAY TV… inconveniências da modernidade ihihihih).
A vista das janelas do quarto retoma a viagem no tempo, no desenho dos prédios seculares de Cachoeira:
Pra finalizar, basta dizer que todo o casarão fica a nosso dispor. Sua sala ampla de janelas generosas:
E sala de jantar e cozinha com vista para as torres da Igreja Matriz, cujo tilintar dos sinos ressoa há pouco mais de 300 anos:
Na mesma sala de jantar é servido o café da manhã. Informamos o horário que pretendíamos tomar o café e, no horário combinado, uma mesa farta nos aguardava, com frutas, queijos, pasta de atum e queijo branco (divina), abóbora caramelizada, iogurte, granola e por aí vai. Bonita e gostosa, como a vida deve ser 😉
BOM SABER QUE…
– O casarão tem internet wi-fi, apesar do sinal pegar melhor na sala que no quarto. Mas está valendo. Acessei meu e-mail e redes sociais sem problema.
– As tomadas no novo padrão (três pinos redondos), 110v.
– A recepção não funciona 24h. Além da chave do quarto, eles também entregam a chave do portão, para que você entre e saia quando quiser, totalmente independente, como se morador fosse. Pode não agradar a todos. Nós gostamos dessa independência
INFORMAÇÕES BÁSICAS
Endereço – Identidade Brasil – Rua 25 de Junho, nº 04, Cachoeira/BA. Resumindo: praticamente no Largo da Aclamação, na Rua que liga esse largo, onde está a Antiga Cadeia, à Praça da Independência, já às margens do Rio Paraguaçu.
Contatos – telefone – (75) 9140-0946. Fan page do Identidade Brasil aqui.
Site e E-mail – http://www.identidadebrasil.com.br / identidadebrasil@uol.com.br
Loja e Bistrô – para quem não vai se hospedar, imperdível conhecer a loja e o bistrô. Confira os horários de funcionamento:
– Todas as informações deste post, inclusive valores e horários, referem-se a julho de 2013.
– Para conhecer outra opção de hospedagem em Cachoeira, leia nosso post sobre a Pousada Mirante do Rio;
– Para conhecer nossas dicas de restaurantes por lá, leia também Na ponta do garfo – Cachoeira.BA .
Mais fotos do Identidade Brasil e de Cachoeira no nosso instagram:
😉
Eu leio esse post com brilho nos olhos e sorriso no rosto. Que bom que você esteve em cada cantinho desse e eu tive a oportunidade de ler vc contando. Post lindo *-*
saudade imensaaaa de ti.
Tive a oportunidade de me hospedar no quarto amarelo, tão belo quanto o vermelho. A hospitalidade é marca registrada do espaço Identidade Brasil, além da beleza, cores e sabores que encantam.
Uma delícia, né, Fátima?
Conheci o quarto amarelo. Um charme.
Ficamos fãs do Identidade Brasil.
Abraço,
Anna
Amo a Bahia . pela minha origem Filho de Bahiano sim ( Ipira onde ainda mora minha avo Milu, ) E sempre que vejo a BH com essas lindas possibilidades pro mundo conhecer…eu me emociono….
Parabens
… Então vem, Luciano! rsrsrs
A Bahia, realmente, reserva muitos tesouros.
O caso é que a maioria fica presa ao litoral.
Tem muita coisa boa terra a dentro. É o caso de Cachoeira.
Gostei muito das suas dicas. Adoro viajar, embora não tenho todo esse tempo do mundo
Pois é, Neire!
O jeito é fugir… kkkkk
Entre um final de semana e outro, um feriado mais esticado.
Qualquer lugar já é diferente! 😉
Abraço,
Anna
fim de semana em cachoeira hospedado na casa dos orixás e da cultura do reconcavo: pousada identidade brasil! parabens rosangela pala hospitalidade amorosa. decio vianna –
salvador
Uma delícia, não é, Décio?
Já deu saudade de Cachoeira e do Casarão.
A Rosângela tem realizado um trabalho primoroso ali.
Abraço,
Anna