ZAGREB – CROÁCIA por Marilda Uchoa

11 maio

Não esperava que assim, de repente, iria acabar abrindo a categoria ‘Croácia’ aqui no Miss. O presente veio da amiga Marilda Uchoa, que me trouxe essa delícia de lugar através do seu relato, com texto e fotos. Preciso dizer que adoooooro? Ela me prometeu uma série de textos, contando cidade a cidade sua recente passagem pela Croácia e Bósnia em abril de 2014. Aguardo ansiosa. Hoje começamos por Zagreb. Vou parando de tagarelar por aqui e agora sigam com o texto que a Marilda fez pra nós 😉

Mapa Croácia

Mapa disponível em http://pessoas.hsw.uol.com.br

Após 25 horas de viagem e uma mala desaparecida, chegamos a Zagreb, capital da Croácia. Apesar da primavera ter chegado há 3 semanas, o frio de 9°C e os ventos cortantes faziam qualquer brasileiro jurar que estávamos no inverno. Por esse motivo, é recomendável checar as condições do clima da época em que se deseja viajar. Soubemos com os locais que nos últimos dois anos nevou no mês de maio! E apesar de não termos tido o prazer de presenciar neve, a indesejada chuva se fez bastante presente.

Igreja de São Marcos - Zagreb - Croácia

Zagreb – ao fundo, Igreja de São Marcos com seu telhado particular.

                Alugamos um carro ainda no Brasil e já saímos do aeroporto com o mesmo. GPS a postos, tranquilamente chegamos ao hotel bem centralizado. As vias são novas, bem sinalizadas e o tráfego tranquilo. DICA 01: É necessário apresentar uma carteira internacional de habilitação para se locar um carro na Croácia. Além disso, o cartão de crédito a ser apresentado na locadora para caução, deve ser da própria titularidade do motorista. Há cobrança de pedágios nas estradas, mas estes não são caros.

                Apesar de já fazer parte da União Europeia, a Croácia ainda não adotou o Euro como sua moeda. Esta se chama Kuna e vale aproximadamente R$ 0,50. Com US$1,00 dólar compra-se 5,00 Kunas, o que faz com que os preços praticados com o turismo no país não sejam nada exorbitantes.

Zagreb - Croácia

                Confirmamos in loco a impressão que tivemos ao pesquisar Zagreb ainda no Brasil. Pouco a ver e fazer. Chegamos à noite e ao sair para jantar – do hotel fizemos todo o centro e pontos turísticos a pé – percebemos que o vento congelante mantinha os moradores dentro de suas casas e tornava a cidade meio fantasma.

Jardins de Zagreb - Croácia

                A Catedral, o Mercado Central e a Igreja de São Marcos – com seu telhado pitoresco nas cores da bandeira croata – são as principais atrações.

Mercado Central - Zagreb - Croácia

Mercado Central – Zagreb – Croácia

Além disso, vale caminhar por entre as ruelas próximas ao mercado com várias opções de bares e restaurantes. O que deve ser bastante agradável com sol e clima mais ameno.

ZAGREB - Post Croácia

Rua Tkalciceva, cheia de bares e restaurantes – Zagreb.Croácia

Zagreb é uma cidade muito ampla e arborizada e o que lhe falta em pontos turísticos sobra em lindos e amplos jardins que nos convidam para passeios a pé, leituras em seus bancos ou pic-nics. Todavia, ficamos apenas um dia inteiro e acreditamos ter sido o suficiente.

Igreja de São Marcos

Lindo 😉

Para continuar passeando pela Croácia, leia também o relato da Marilda sobre DUBROVNIK.

 

 

Anúncios

Uma resposta to “ZAGREB – CROÁCIA por Marilda Uchoa”

  1. Camila 13/05/2014 às 04:41 #

    Ai que cada vez que venho aqui tenho vontade de pegar o próximo voo! Por hora meu foco é Buenos Aires, destino pro dia dos namorados que aconteceu por acaso. Tô relendo todas as dicas ‘hermanas’. Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: