No caminho de terra que leva ao Restaurante Castanho, em Delmiro Gouveia (confira como chegar aqui), uma plaquinha sutil com a indicação “Mirante do Talhado” chamou nossa atenção.
Como tropeçar numa placa e não correr atrás não é de nós, seguimos a seta! E, entre uma placa e outra do Castanho, uma outra plaquinha do Mirante do Talhado surge pelo caminho. Seguindo a direção indicada, no meio da caatinga, chegamos a… nada. Foi a nossa sensação quando a estrada terminou em duas porteiras, uma ao lado da outra 😦 😦
Por sorte, uma delas (a da direita) estava sendo aberta e um senhor muito simpático se aproximou do carro. Era Seu José Francisco, o dono da propriedade “Mirante do Talhado”. Um homem que tem o nome do Rio e vive como o Santo, cercado de animais adoráveis. Destaque para o Foguinho, o pinscher hiperativo, assessor direto do Seu Francisco ❤
Foto do Instagram @mirantedotalhado
Logo na entrada, estacionada embaixo de uma palhoça, está a carroça desgovernada da novela Cordel Encantado.
Para gravar a morte de mentira da Rainha Cristina (Alinne Moraes), a carroça caiu de verdade no Velho Chico. Foi o Seu José Francisco que a resgatou das águas do rio e pediu autorização a Rede Globo para ficar com ela. Confira a cena aqui.
Imagens de Cordel Encantado na GloboPlay
Além da carroça global, a vista é a outra grande atração do “Mirante do Talhado”, cujo nome faz referência à vista do trecho mais famoso do cânion de Xingó.
E é com essa vista que os hóspedes do Seu José Francisco acordam todos os dias, rodeados apenas de mato e das notas afinadas da natureza.
Por acreditar que o ecoturismo poderia transformar a realidade de sua localidade, Seu Francisco investiu na sua intuição empreendedora. Hoje seu sítio conta com chalés rústicos e charmosos, equipados com rede, TV, frigobar e ar-condicionado, prontos para receber até dois casais, cada um.
Você pode fazer a reserva e ter mais informações no site da pousada www.mirantedotalhado.com.br . O valor que aparece no site é individual e inclui as três refeições.
Foto do Instagram @mirantedotalhado
A hospedagem é ideal para quem busca se aventurar de verdade pela região do Cânion, fazendo trilhas pela caatinga e praticando esportes radicais nos paredões do rio. Quem tiver interesse nessa pegada, pode conferir a experiência do pessoal do Blog Mochilinhos aqui.
Imagem do Programa ‘Como Será’ na GloboPlay
Apesar de tanta coisa bacana que encontramos, para nós a grande atração foi mesmo Seu Francisco, de sorriso sincero e acolhedor, caminhando com o Foguinho agarrado pelos dentes à barra da sua calça.
Uma energia boa paira no ar, misturada ao cheiro do sertão que vem no vento quente que corta a caatinga. Saímos de lá certos de que iremos voltar para uma visita mais comprida.
CONTATOS PARA INFORMAÇÕES E RESERVAS
WhatsApp – (82)98805-7026
Site – www.mirantedotalhado.com.br
Email – mirantedotalhado@hotmail.com
Instagram – @mirantedotalhado
Confirmando nossas impressões, descobri que o Seu Francisco foi um dos personagens da série ‘Heróis possíveis para Causas Impossíveis’, exibida no Programa Como Será, da Rede Globo. Uma história linda de perseverança e respeito a natureza. Vale a pena assistir ao episódio da série aqui.
Imagens do Programa ‘Como Será’ na GloboPlay
O Mirante do Talhado fica no caminho para Castanho. Confira nosso post sobre esse Restaurante Ecológico aqui.
Para continuar passeando pelo Cânion do Rio São Francisco, leia também:
– Xingó: nosso passeio no catamarã da MF-Tur.
– Nosso passeio com a Agência O Pioneiro, partindo do Rest. Show da Natureza.
– Opção de hospedagem em Piranhas/ALAGOAS.
– Para saber como chegar à Rota do Sertão, partindo de Aracaju, leia também Fotoguia da BR-235.
UMA VEZ EM SERGIPE, APROVEITE TAMBÉM PARA CONHECER A FOZ DO VELHO CHICO:
– Como chegar a Foz do São Francisco partindo de Aracaju.
– Todas nossas dicas de Aracaju e Sergipe em Aracaju post a post.
– CONHEÇA NOSSO INSTAGRAM – @misscheck – Lá você vai encontrar fácil nossas dicas do Velho Chico, Sergipe e Alagoas nas hashtags:
Uma resposta para “MIRANTE DO TALHADO – a terra encantada do Seu José Francisco – CÂNION DO VELHO CHICO.ALAGOAS”