FEIRA da GLÓRIA. RIO

9 out

26/06/2011 (domingo) – Chegamos ao nosso último dia de viagem no “Ríoww”. Como o voo sairia por volta das 12h, fiquei igual criança, enchendo o saco do Hélio: “vamos passear mais um pouquinho… Por favor, por favor!” Certo! Guia na mão, de acordo com minhas pesquisas, só uma coisa era viável no curto tempo que tínhamos entre o café da manhã e a saída para o aeroporto: a FEIRA DA GLÓRIA.

Adoro feira. Quando criança, em São Paulo, acordava cedo para ir com minha avó à feira de São Miguel Paulista. Sempre era recompensada pelo famoso kit básico: pastel e caldo de cana. A feira da Glória me fez retomar essas lembranças: o cheiro, as cores e, sobretudo, a limpeza e organização.

A organização, de fato, sempre me intrigou. Diferente das feiras que frequento por aqui (Bahia e Sergipe), a preocupação com que arrumam a mercadoria na banca impressiona. Alhos, pimentas, laranjas, tudo é cuidadosamente disposto, desenhando formas nos tabuleiros:

E até as barracas de peixes, conhecidas pelo desmantelo, são arrumadinhas e convidativas:

O clima agradável, os feirantes sorridentes, o cheirinho de frutas e ervas frescas, com certeza foi  a melhor lembrança para levar na mala como a última imagem desta viagem ao Rio.

Útil:

– A Feira da Glória acontece aos domingos pela manhã, na Av. Ausguto Severo.

– De quinze em quinze dias, em meio à feira, a partir das 11h, acontece uma roda de samba, próximo ao relógio histórico do bairro.

– Nosso hotel ficava pertinho da feira, para saber mais sobre ele, clique aqui.

– Após a feira, seguimos de mala e cuia para o Galeão. A recepção do hotel chamou um táxi e, assim, conhecemos o Tobias, um taxista super bacana, comunicativo  e prestativo. Sem cartão, improvisou seu contato numa folha de caderno. #ficaadica: se quiser um taxista honesto e atencioso, liga para o TOBIAS. A corrida Glória-Galeão custou R$ 56,00.

Saudade da cidade, indiscutivelmente, maravilhosa! 😉

Anúncios

7 Respostas to “FEIRA da GLÓRIA. RIO”

  1. Santana 09/10/2011 às 21:23 #

    Seria ótimo se toda feira fosse organizada como essa, uma beleza, dá gosto circular e comprar em uma feira assim.

    Eu não resisto a uma feira. Frequento as feiras-livres desde criança, pois, como eu sou o filho mais velho, minha mãe me levava com ela para ajudá-la a carregar as sacolas. Em cidade pequena do interior o dia de maior movimento é o dia da feira, muita gente, muita bagunça, mas também muito divertido.
    Nas feiras do interior encontramos de tudo. Eu vou à feira até mesmo quando não estou a fim de comprar nada, vou apenas para passear, mas, acabo sempre comprando alguma coisa.

    Parabéns ao taxista Tobias, pelo exemplo de honestidade. São profissionais como ele que fazem o Rio continuar sendo uma cidade maravilhosa!

    • Anna Guimarães 09/10/2011 às 22:15 #

      Nesse post seu comentários não podia faltar, Santana! rs rs… Sério. Isso porque, através de um “informante”, soube que sua pessoa, sempre que está em Aracaju, vai à feira do Augusto Franco kkkkkk
      Adoro feiras também. E gosto muito dessa aqui do Bairro. Sempre que meu pai está aqui, vamos juntos comprar frutas, pasteis e mingau.
      Mas, não há como negar, a organização e limpeza das feiras do sul realmente causam estranhamento a nós, nordestinos, acostumados com boas feiras, mas não tão organizadas.

  2. Dedé 22/10/2011 às 15:04 #

    Adorei suas histórias Anna Rosa. Pude me teletransportar até ao seu encontro, para vianjar ao seu lado.
    André (Dedé/pogopogo)

    • Anna Guimarães 22/10/2011 às 19:52 #

      Amiiiiigo!
      Vc por aqui? Também me teletransportei para aquele banquinho do seu condomínio, quando vc me ensinava a apreciar Ramones.
      Muita saudade!

  3. Dedé 22/10/2011 às 15:05 #

    “Viajar” …

  4. thamyres 28/07/2012 às 20:53 #

    faltou mostrar o point das tapiocas e o maximo vcs vao adorar…

    • Anna Guimarães 01/08/2012 às 09:00 #

      Ah! Poxa!Não conhecemos 😦
      Mas não será nenhum sacrifício voltar… rs rs
      Valeu pela dica, Tahmyres!

      Abraço,
      Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: