Aracaju Histórica – VATICANO e BECO DOS COCOS

27 jul

O que hoje é a esquina da Av. Otoniel Dórea (conhecida como Rua da Frente) com a Rua Santa Rosa (lateral do Mercado Antônio Franco) –  uma sequência geminada de imóveis históricos suplicando por restauração –   já foi o maior prédio de Aracaju, conhecido como VATICANO.

Esquina da Santa Rosa com Av. Rio Branco

“Edificação de dois pavimentos, com dezenas de quartos e pequenos apartamentos, que abrigavam comerciantes, feirantes, algumas famílias humildes e prostitutas […] No interior do Vaticano, havia uma pequena praça pela qual entrava luz do sol e ventilação para as acomodações do andar superior. Na parte térrea, existiam armazéns de secos e molhados e casas de ferragens e, na lateral, pequenos negociantes como funileiros que fabricavam bicas de flandres, fifós, canecos e brinquedos de latas, vendedores de cordas, peneiras, bocapios e os populares Bumbas (pequenos depósitos) onde engarrafavam e vendiam bebidas baratas, como aguardentes, vinhos de jenipapo, murici e jurubeba.  Devidos suas dimensões e seu estilo arquitetônico, recebeu o nome de Vaticano” ( MELINS, Murillo, 2007, pag. 363)

Vaticano - ARACAJU - Foto MURILLO MELINS

Vaticano – ARACAJU – Foto do livro do MURILLO MELINS

Hoje a construção  carece de restauração. Ainda assim, guarda nos detalhes da sua fachada a magia nostálgica da Aracaju do início do século XIX.

Grande Oriente de Sergipe

Sindicado dos Arrumadores de Aracaju

E continua desenhando cenas curiosas do cotidiano da cidade, como o Salão Popular, na Rua da Frente, com serviços de barbearia a preços módicos.

Salão Popular

E o Rei da Sobrancelha, na mesma linha, funcionando no antigo imóvel do Mercado Júlio Prado Vasconcelos, esquina da Rua Santa Rosa com o Beco dos Cocos.

O Rei das Sobrancelhas - Rua Santa Rosa - ARACAJU

O Vaticano tomava a lateral do primeiro quarteirão da Rua Santa Rosa,  entre a Av. Otoniel Dórea (Rua da Frente)  e o Beco dos Cocos.

“No Beco dos Cocos, além do Cassino Bela Vista e o Dancing Xangai, estava a Pensão de Marieta, a mais elegante e seleta, freqüentada por banqueiros, comerciantes, industriais e rapazes da elite. Ali encontravam-se as mais caras e bonitas damas da noite.”( MELINS, Murillo, 2007, pag. 364)

Nesse beco, que já foi  cenário badalado da noite aracajuana, ainda resistem algumas construções da época, forradas de grafite, e continua sendo o endereço de algumas casas comerciais antigas, como a Casa do Pescador.

Casa do Pescador

Grafite - Beco dos Cocos - ARACAJU

Obs.: À noite, e em finais de semana de feriados, quando o comércio já está fechado, o local é perigoso, ponto de encontro de usuários de crack.

LOCALIZAÇÃO

Como disse, no início, o ‘Vaticano’ está na esquina da Rua da Frente (aquela… que é a continuação da Av. Beira Mar, que beira o Rio Sergipe, e que, nesse trecho, no centro de Aracaju, é oficialmente Av. Otoniel Dórea), ao lado da Praça dos Mercados, no Centro de Aracaju. Mas, fica a dica: muitos locais não conhecem a avenida pelo nome oficial, então, fique à vontade para chamá-la também de ‘Rua da Frente’ 😉

-Fonte – Texto e Imagem Antiga do Prédio Vaticano:
MELINS, Murillo. Aracaju Romântica que vi e vivi: Anos 40 e 50. Aracaju: Unit, 2007, 4ª Ed.

– Esse post é parte do nosso projeto “POEIRA, PAREDES e HISTÓRIAS“, que tenta resgatar as histórias dos imóveis de Aracaju – Sergipe. Conheça a Fanpage aqui.

________________________________

Confira todas nossas dicas de Aracaju em Aracaju post a post.

NO INSTAGRAM – @misscheck    você vai encontrar fácil nossas dicas de Aracaju  através das hashtags:

#aracajunomiss

#dicadomiss_aracaju

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: