Serra do Machado – SERGIPE

21 mar

Um amigo jornalista, certa feita, chegou me contando maravilhas sobre um pequeno povoado chamado SERRA DO MACHADO, município de Ribeirópolis , a 75 Km de Aracaju (ver  fotoguia). Já havia ouvido falar, pois o lugar é muito conhecido aqui em Sergipe por ser a terra natal da família de empreendedores do ramo de supermercados, PAES MENDONÇA.

Ao ouvir os relatos do meu amigo, literalmente, encantadores, juro… Nos meus devaneios de “caçadora de destinos”, bem tipo “o fantástico mundo de BOB”, desenhei quase uma pequena Paraty do Agreste na minha mente e, dessa forma, cheguei no Povoado com altíssimas expectativas.

… Qüen qüen qüen qüeeeen… Assim que cheguei, já fui logo entortando a boca… Me deparei com um povoado igual à maioria dos povoados do sertão, seja de Sergipe, seja da Bahia, seja de Alagoas, seja de onde tiver sertão… As mesmas casinhas reformadas, sem nenhuma referência histórica.

Já estava “voltando pra casa abatida, desencantada da vida”… rs rs… Quando, aos poucos, caminhando e conversando com um e com outro, comecei a ir me encaixando na essência do lugar e, assim, fui começando a enxergar sua história e sua beleza. Ao final do dia, já estava achando tudo lindo!!!!! rs rs rs… E, para relatar melhor essa pequena, mas rica viagem, separei o mini tour sertanejo em 4 POSTS: Bairro do Futuro ; ArtesanatoFundação Pedro Paes Mendonça e São Miguel do Aleixo .

E, antes de encerrar esse post inicial sobre a Serra do Machado, tenho que fazer uma referência ao povo do lugar… Nunca vi tanta gente solícita e sorridente. O Povoado é um reduto de simpatia. Saí batendo nas portas das casas em pleno meio dia para pedir informação e era recebida com sorrisos e com uma educação tão simples e natural, que, de cara, faziam eu me sentir em casa. Gente da melhor da qualidade!!!

Anúncios

5 Respostas to “Serra do Machado – SERGIPE”

  1. Alípio 02/05/2011 às 14:30 #

    Obrigado por falar do nosso povoado.
    O trabalho da Fundação é realmente um divisor de águas para aquela população.
    Saí de lá há dez anos, mas sempre que posso tento matar saudade com fotos ou relatos. Assim cheguei no seu site. Parabéns pelo trababalho. Bons textos.

    • misscheck-in 04/05/2011 às 15:35 #

      Obrigada Alipio! Gostei muito da sua terra. Quero voltar e me hospedar na Pousada da Serra 🙂

  2. Adriana 20/08/2011 às 20:22 #

    Vi a indicação do post na Viajosfera do Viagem na Viagem. Vim conhecer e gostei muito.
    Seu blog é muito interessante. Estou pensando em fazer uma viagem pelo Nordeste. Suas dicas sobre Aracaju estão sendo muito uteis.

    • misscheck-in 22/08/2011 às 23:42 #

      Oi Adriana!
      Qualquer coisa, também podemos conversar por e-mail: misscheck-in@hotmail.com.
      Ah! É mesmo! Fomos indicados na Viajosfera do Ricadro Freire… Que honra! Me pegou de surpresa! Fiquei muito feliz!
      Abraço

  3. jaíra 03/06/2012 às 11:44 #

    Impressionante como tem coisas maravilhosas em Sergipe que eu ainda não conheço…..não acredito que vai ser preciso vir um espanhol para que me leve a conhecer esses lindos lugares que ele já está conhecendo pela net……….. kkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: